Roatán – vendo os golfinhos do Anthony’s Key sem pagar

Um dos tours mais procurados de Roatán é o show de golfinhos do resort Anthony’s Key. Não é o tipo de passeio que nos agrada, mas como descobrimos que havia uma forma de vê-los de graça, resolvemos tentar. Aqui compartilhamos como foi!

Golfinho do resort Anthony's Key
Golfinho do resort Anthony’s Key

O Anthony’s Key é um grande resort em Roatán, dono de duas ilhas. Em uma delas há um criadeiro de golfinhos, onde eles são mantidos em cativeiro e treinados para fazer shows aos inúmeros turistas que frequentam o lugar.

Este tipo de interação entre turistas e animais não nos chama a atenção: preferimos observá-los na natureza mesmo. Por isso, nem cogitamos ir lá. Sem querer entrar nas discussões de caráter ambiental (o resort se defende dizendo que os animais são muito bem tratados e podem sair a hora que quiserem), apenas preferimos evitar mesmo. Além do mais, o preço da brincadeira supera os 100 dólares.

Porém, observando o mapa, percebemos que a área cercada onde ficam os golfinhos está pertinho da praia de Sandy Bay, onde estávamos hospedados. Assim, nem pensamos duas vezes: resolvemos tentar ir nadando até lá!

Como chegar

O local onde os golfinhos ficam é facilmente identificável pelo Google Maps. A ilha se chama Bailey’s Key, e a rede que os cerca pode ser vista das imagens do satélite:

A ilha de Anthony's Key e o local onde os golfinhos são mantidos
A ilha de Anthony’s Key e o local onde os golfinhos são mantidos

Para conseguir nadar até lá, o caminho a ser feito é este:

Mapa dos golfinhos de Anthony's Key
Mapa para ir nadando até onde estão os golfinhos

Se você estiver hospedado em Sandy Bay, é possível ir caminhando. Nós estávamos no Roatán Backpackers’ Hostel, e chegamos lá em menos de 20 minutos.

Se estiver hospedado em outro lugar, basta pegar qualquer ônibus ou táxi que passe por Sandy Bay e pedir para descer na entrada para o Anthony’s Key. A entrada tem este letreiro:

Letreiro indicando o caminho que leva até o Anthony’s Key

Daqui, basta seguir caminhando, conforme o caminho vermelho indicado no mapa. No fim da rua, vire à esquerda e caminhe até chegar à praia. Da praia você já conseguirá ver os golfinhos. Aqui, basta caminhar para a direita por trás das casas até chegar o mais próximo possível de onde eles estão.

Nadando até lá

Se você não souber nadar, da praia mesmo terá uma visão boa, e poderá vê-los saltando, dançando e realizando outros truques clássicos.

Se quiser chegar mais perto, basta nadar uns 20 metros até a rede, ou alugar um caiaque em algum lugar. Eu fui até lá, mas a Michele preferiu me esperar na praia mesmo.

Praia de Sandy Bay e o Anthony's Key
Distância da praia até o local onde ficam os golfinhos.

Assim que cheguei perto da rede, eles já vieram curiosos me dar as boas-vindas. Infelizmente a água neste ponto é muito turva, mas ainda assim é possível vê-los bem quando se aproximam.

Logo vieram uns seguranças encher o saco, mandando eu me afastar alguns metros.

Não demorou e começaram a treiná-los: aí vimos eles saltando, dançando, levantando as pessoas pelos pés…

Dava dó vê-los presos, mas o fato de ver que eram bem cuidados (pelo menos por esses treinadores) nos confortou um pouco.

Este foi o mais perto que chegamos de golfinhos até hoje. Ainda temos esperança de conseguir vê-los de pertinho em mar aberto mesmo, onde eles deveriam estar!

Golfinho no Anthony's Key
Golfinho sendo alimentado pelos treinadores

 

É isso pessoal! Espero que tenham curtido essa dica!

Para conhecer mais lugares bacanas e acompanhar nossa viagem pelo mundo, curtam nossa página no face:
www.facebook.com/mundosemfimoficial

Um comentário sobre “Roatán – vendo os golfinhos do Anthony’s Key sem pagar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *