Roatán – Conhecendo as praias de West Bay e West End

Como nosso primeiro post sobre a bela ilha hondurenha de Roatán, damos aqui todas as dicas para curtir as praias de West Bay e West End sem gastar muito!

Câmbio oficial (maio/2017)
1 lempira = 0,139 reais
1 dólar = 23,50 lempiras

West End e West Bay são as duas praias mais turísticas de Roatán, e o local onde a maioria dos turistas se hospeda. Estão localizadas na ponta esquerda da ilha:

Mapa Weste Bay e West End, em Roatán, Honduras
Praias de West End (em cima) e West Bay (embaixo)

Suas características são:

West Bay: É onde estão provavelmente as praias mais bonitas de Roatán, e também um bom lugar para fazer snorkel. Os turistas que chegam em cruzeiros geralmente descem aqui – nestes dias, espere uma praia bem lotada.

Por conta disso, os preços em Este Bay são muito mais elevados que em qualquer outro lugar, chegando a custar até o triplo do que os praticados em West End. Os hotéis são caríssimos, assim como os bares, restaurantes, passeios e mercados.

West End: Está a cerca de 1 hora de caminhada de West Bay, ou a uns 10 minutos em táxi. Possui restaurantes, bares, mercados, hotéis e tours bem mais em conta, além de algumas praias mais tranquilas e um bom lugar para fazer snorkel. Todo o bairro se estende ao longo da avenida beira-mar, o que o torna bem fácil de conhecer e se localizar.

West End, Roatán
Avenida principal de West End

Onde se hospedar?

A menos que esteja viajando com muito dinheiro, é melhor se hospedar em West End que em West Bay. Mesmo que fique pegando táxis para fazer bate-volta, ainda sai muito mais barato.

Nós ficamos no La Quinta de Roatán (http://www.hotellaquintaroatan.com), o hotel que tem provavelmente o melhor custo-benefício do local. Aqui, um quarto de casal com banheiro privado (ducha de água quente), ar condicionado, TV e geladeira sai por 60 dólares. O hotel tem piscina também.

Se viaja no estilo mochileiro, há dois hostels em West End, onde se pode conseguir uma cama em quarto compartilhado na faixa de 12 dólares por pessoa.

Como chegar?

Um táxi compartilhado desde Coxen Hole (onde está o aeroporto e o local onde param as lanchas de La Ceiba) até West End custa 50 lempiras por pessoa. A dica é ignorar os taxistas que vem oferecer transporte e pegar algum na rua – saem mais baratos.

Se quiser economizar mais, há ônibus que fazem este trajeto por 25 lempiras.

De West End a West Bay, o táxi compartilhado deve custar 50 lempiras. Se quiser ir caminhando, é possível seguir pela praia. É uma bonita caminhada, de uns 50 minutos, caminhando por areia e por algumas pedras (fácil, dá para ir de chinelos tranquilamente).

Outra opção para ir de uma praia a outra é em barco: cobram 3 dólares por pessoa para fazer o trajeto.

Caminho entre West End e West Bay, Roatán
Caminho entre West End e West Bay

Comer e Beber

Ao longo da avenida de West End e da praia de West Bay há vários bares e restaurantes. Em West End, os menus saem a partir de 5 dólares. Nos bares, é possível conseguir cervejas e shots de tequila a partir de 1 dólar.

Se quiser economizar mais, a opção é comer baleadas – um prato típico da região, composto por uma tortilla, feijão, carne e mantequilla ou queijo. Saem na faixa de 25 a 30 lempiras. Duas devem ser suficientes para encher a barriga.

Em West Bay os preços já são mais salgados: dificilmente você encontrará um almoço por menos de 10 dólares, e as cervejas em geral são vendidas no esquema 2 por 5 dólares.

Preços em West Bay (em dólares)
Preços em West Bay (em dólares)
Baleada
Baleada – comida típica de Honduras. 30 lempiras cada uma.

Praias

Tanto West Bay quanto West End possuem praias muito bonitas. As de West Bay levam três vantagens: a área reservada para banhistas é bem maior, sua cor azul-turquesa se estende por mais metros dentro do mar, e os bares, restaurantes e hotéis começam na areia mesmo, sem que uma avenida os separe.

As praias de West End possuem mais movimento de barcos e lanchas. A área reservada para banhistas é pequena, mas em compensação é bem menos disputada que as praias de West Bay. Outra vantagem desta é o fato de ser bem mais econômica: se quiser alugar cadeiras, caiaques, pranchas ou o que for, provavelmente vai gastar menos da metade do que gastaria em West Bay.

Praia de West End, Roatán
Praia de West End
Praia de West Bay
Praia de West Bay

Snorkeling

Tanto West Bay quanto West End possuem corais para fazer mergulho com snorkel. Em termos de beleza ou grau de dificuldade, estão empatadas. A de West Bay leva a vantagem de possuir uma área muito maior para nadar.

O lugar para mergulhar nestas praias é:

Em ambas, há uma grande barreira de corais, a cerca de 40 metros da areia. É fácil reconhecê-la – basta observar no fundo onde o mar fica mais claro. Muitos dos cursos de mergulho levam os alunos aí para treinar.

Em teoria, é possível nadar até lá. O problema é o grande movimento de barcos e lanchas: você pode ser atropelado no caminho.

Uma alternativa econômica seria alugar um caiaque. No coral há boias onde você pode amarrá-lo. Em West End, o aluguel de um caiaque custa 10 dólares para um dia inteiro. Também te dá direito a usar as cadeiras da praia.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Tours

Aqui listamos alguns tours populares em West End. Não recomendamos contratar nenhum em West Bay, pois são basicamente a mesma coisa, mas mais caros.

  • Snorkeling

Caso você não tenha equipamento de snorkel, ou queira fazer um passeio para mergulhar em locais mais distantes, é possível contratar um tour. O mais comum custa em torno de 35 dólares por pessoa e leva para mergulhar em 3 locais diferentes (dizem que em um deles é possível nadar com golfinhos). O tour leva em torno de 1h30min.

Se você negociar diretamente com os barqueiros, é possível conseguir este tour por 25 dólares por pessoa.

  • Barco com fundo de vidro

Passeio bacana para quem está com crianças ou para quem quer ver corais mas não sabe nadar. Os barcos com fundo de vidro fazem um recorrido de uns 30 minutos pela barreira de corais que cerca a praia. O preço fica na faixa de 35 dólares por pessoa. É possível baixar este valor se tiver em um grupo grande.

Restaurante típico de West End
Restaurante típico de West End
  • Curso de mergulho

Este é um dos motivos que atrai muitas pessoas a Roatán: a possibilidade de tirar uma certificação internacional de mergulho sem gastar tanto.

O curso completo, incluindo a certificação para mergulhar até 60 pés (18 metros), dura 4 dias e custa na faixa de 320 dólares.

Se quiser fazer só o batismo (mergulho com equipamento, mas sem certificação), espere pagar algo na faixa de 100 dólares. É feito um pequeno curso de 4h antes de mergulhar.

Iguanas em Roatán
Se prestar atenção, também vai ver iguanas nas praias. Estas estão no paredão próximo ao ponto de mergulho de West Bay.

É isso pessoal! Esperamos que tenham curtido nossas dicas sobre esta ilha espetacular. Logo mais postaremos mais dicas de Roatán!

Para acompanhar nossa viagem pelo mundo, curta nossa página no face:
www.facebook.com/mundosemfimoficial

Salvar

2 comentários sobre “Roatán – Conhecendo as praias de West Bay e West End

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *