Prambanan – como visitar o belo templo hindu da Indonésia

Visita obrigatória no país, o templo de Prambanan é um Patrimônio da UNESCO e um dos mais belos templos do sudeste asiático. Aqui mostramos como ele é e como chegar lá!

Câmbio oficial (maio/2018)
1 real = 3930 rúpias
1 dólar = 13.900 rúpias
1 euro = 16.600 rúpias

Prambanan
Prambanan

Construído no século IX e abandonado no século X, o Prambanan é um conjunto de templos dedicados a Trimúrti, que representa a tríplice divindade do hinduísmo: o deus Brahma (criação), o deus Shiva (destruição) e o deus Vishnu (conservação).

O complexo conta com um templo dedicado a cada um destes deuses (sendo o maior, com 47 metros, dedicado a Shiva). Na frente de cada um destes templos há um outro menor, dedicado ao animal de cada deus.

E as paredes de cada templo possuem imagens em relevo em perfeito estado, com desenhos de divindades e alguns contando histórias da religião. Para ver estas histórias em sequência, o correto é circular cada templo começando pela direita.

Além da beleza arquitetônica incomparável, o lugar ainda tem uma importância histórica muito grande. Há vários indícios que mostram que parte de sua construção foi financiada por dinastias budistas, o que demonstra como estas duas religiões conviviam pacificamente no passado.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Quanto custa?

A entrada para o Prambanan custa 25 dólares para estrangeiros. É possível comprar a entrada combinada com o Borobudur por 40 dólares, economizando assim 10 dólares. Para maiores informações, consulte o site oficial aqui.

Como chegar

Praticamente todas as agências de turismo de Yogiakarta vendem tours para Prambanan por valores ao redor de 100 mil rúpias (25 reais), embora seja muito fácil ir até lá em transporte público, pagando apenas 3500 rúpias (menos de 1 real). O ônibus que vai é o 1A, e te deixa a cerca de 600 metros da entrada.

Melhor horário

Lemos no Lonely Planet e em alguns blogs que o melhor horário para se visitar é no fim da tarde, pois é quando tem menos gente e dá para esperar o pôr do sol. Bom, o pôr do sol é bonito, mas neste horário fica bem ruim para tirar fotos das ruínas, já que pela tarde o sol está para trás dos templos, projetando suas sombras para a frente. Se você curte tirar boas fotos, melhor ir pela manhã, quando o sol bate de frente com a fachada dos templos.

Prambanan
Dentro de um templo

Visitando o Prambanan

A visita ao Prambanan é bem tranquila. Não é preciso usar nenhuma roupa específica ou calçados especiais: pode ir de shorts, camiseta e chinelos mesmo. É opcional contratar um guia na entrada.

O complexo todo é imponente, mas relativamente pequeno, e você consegue ver tudo em pouco tempo. Em umas 2 ou 3 horas você consegue percorrer todos os cantos, parando para tirar fotos e observar cada detalhe. Se você não é tão detalhista, 1h deve ser suficiente.

Dentro do templo de cada deus há uma estátua sua. No templo de Shiva, além de sua estátua, há outras câmaras com estátuas de outros deuses. Nos templos dos animais, somente a estátua do animal de Shiva foi preservada.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Aqui está nosso vídeo mostrando mais detalhes de como foi nosso passeio por lá:

É isso, pessoal! Espero que tenham curtido este lugar.

Não deixem de nos seguir no Facebook e no YouTube para ficar por dentro de todas as novidades:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *