Praia de Akumal – nadando de graça com tartarugas no caribe mexicano

Um dos passeios mais populares de quem está em Playa del Carmen ou Cancun, o nado com tartarugas em Akumal pode sair um pouco caro. Mas aqui ensinamos como fazê-lo sem gastar nada!

Câmbio oficial (ago/2017)
1 real = 5,73 pesos mexicanos
1 dólar = 17,85 pesos mexicanos

Tartaruga em Akumal
Tartaruga em Akumal

Nadar com tartarugas é uma das experiências mais legais para quem curte snorkel.

Durante a temporada, a praia de Akumal (que significa, em maia, “lugar de tartarugas”) recebe várias dessas enormes criaturas, que vêm se alimentar das algas e depositar seus ovos na areia. Com isso, é possível nadar com elas pertinho da areia da praia, sem fazer muito esforço.

Em Cancun, Playa del Carmen ou Tulum os operadores vendem tours para lá por valores que oscilam entre 18 e 25 dólares, mas aqui damos todas as dicas para fazer gastando quase nada.

Trouxe sua máscara e snorkel? Então aproveite!

Como chegar

Se você estiver em veículo particular, basta seguir pela estrada que está entre Playa del Carmen e Tulum. Akumal está bem no meio destas duas cidades, a pouco mais de 40km de cada uma.

Se quiser ir de transporte público, a passagem Playa del Carmen/Akumal custa 40 pesos, e as vans saem da calle 2, entre as avenidas 15 e 20. De Tulum a Akumal o preço é o mesmo. Neste caso, basta acenar para qualquer van na avenida principal que vá sentido Playa del Carmen. O tempo do deslocamento é de pouco mais de 30 minutos.

A van te deixará na estrada (peça para o motorista avisar). A partir da estrada, basta caminhar uns 10 minutos até a praia.

Nós não conseguimos carona para sair de Playa del Carmen, mas para voltar de Akumal desta forma foi fácil.

Praia de Akumal, México
A praia de Akumal

As regras e o passeio

Ao chegar a Akumal, já vai aparecer um pessoal querendo vender o tour das tartarugas, e tentarão te passar a informação incorreta de que só é possível ingressar na praia com guia. Mentira. Há uma placa deixando bem claro que a praia é pública e gratuita.

Ao chegar à praia, há uma espécie de circuito entre boias no mar. Este é o recorrido que os tours fazem. Custam 250 pesos (é possível negociar por menos), e incluem guia, snorkel, colete salva-vidas e pés de pato.

Não havia muita informação a respeito, portanto entrei aí com meu snorkel e uma boia estilo macarrão mesmo. O circuito leva uns 15 minutos.

Quando já estava perto do fim (e já havia visto 3 tartarugas e uma arraia), um senhor com caiaque e devidamente identificado se aproximou de mim e disse que ali era uma zona protegida, e que só era permitido o ingresso com guia e com colete salva-vidas (o que me pareceu uma grande bobagem, já que vimos uma menina de um tour guiado chutar a cabeça de uma tartaruga duas vezes, por descuido). Assim, ele me indicou que saísse da zona limitada pelas boias. Ali fora eu poderia ficar tranquilamente da forma que eu quisesse.

E, nessa parte de fora, vi mais tartarugas do que na suposta zona protegida. Logo voltei para a praia e entreguei os equipamentos para a Michele (que tinha ficado cuidando da nossa mochila). Ela entrou e, mesmo sem saber nadar, conseguiu ver mais duas tartarugas tranquilamente.

Como encontrar as tartarugas

As tartarugas estão nadando livremente por todos os lados. Para encontrá-las com facilidade, basta ver onde há uma aglomeração de pessoas. Provavelmente estão ali porque encontraram alguma coisa interessante (tartaruga ou arraia).

Se estiver na temporada de tartarugas, é quase garantido que vai vê-las!

Temporada de tartarugas

A temporada de tartarugas começa em maio e vai até fim de outubro. Esta temporada coincide com a dos sargazos (algas), já que este é o alimento destes animais.

Cenote Yal-ku

Se for até Akumal, não deixe de visitar o Cenote Yal-ku. Este cenote forma um rio de águas cristalinas que vai desembocar no oceano, e é um verdadeiro aquário natural. Se der sorte, poderá ver tartarugas por lá também.

O cenote está a cerca de 3km ao norte do centro de Akumal. É possível ir caminhando ou pegar um táxi até lá.

Nadando no cenote de Yal Ku
Nadando no cenote de Yal Ku

Leia nosso post completo sobre este cenote aqui.

Não deixem de ler também nosso post completo sobre Playa del Carmen:

É isso pessoal? Curtiram a dica?

Não deixe de visitar Akumal enquanto estiver visitando o México!

Para mais dicas bacanas de nossa viagem de volta ao mundo, curta nossa página no face:
www.facebook.com/mundosemfimoficial

Salvar

2 comentários sobre “Praia de Akumal – nadando de graça com tartarugas no caribe mexicano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *