Playa del Carmen – todas as dicas para curtir e economizar ao máximo!

Favorita entre muitos viajantes, Playa del Carmen é realmente encantadora. Além de ter belas praias, muitas baladas e um belo ambiente turístico, ainda está em um ponto estratégico para visitar todas as belezas da Riviera Maia.

Viajando pelo México? Não deixe de passar uns dias por aqui!

Câmbio oficial (agosto/2017)
1 real = 5,60 pesos mexicanos
1 dólar = 17,80 pesos mexicanos

Praia de Playa del Carmen
Praia de Playa del Carmen

Playa del Carmen foi, aos poucos, ganhando o coração dos viajantes que querem belas praias e festas agitadas, mas não querem pagar os preços exorbitantes de Cancún.

Hoje, Playa (é assim que o pessoal daqui a chama) já é um dos principais destinos turísticos do caribe mexicano, e não será surpresa se, dentro de poucos anos, alcance o primeiro lugar.

Não quer festas? Não importa: consiga um hotel em uma região tranquila e aproveite esta cidade como base para conhecer o melhor que a Riviera Maia tem a oferecer!

Chegando e saindo

Playa del Carmen está em uma posição estratégica, em um ponto entre Tulum e Cancún. As vans para qualquer um destes destinos saem da Calle 2 Norte, entre as avenidas 15 e 25.

Na esquina da 5ª avenida com a Benito Juárez está a estação de ônibus da ADO. É deste terminal que saem também os ônibus da Mayab, opção mais econômica em muitos casos. O terminal do ADO oferece wi-fi gratuito – e rápido!

  • Playa – Cancún: a viagem dura cerca de 1 hora. As vans cobram 40 pesos e saem com bastante frequência (a cada 15 minutos aproximadamente). Os da Mayab custam 35 pesos e saem de hora em hora.

  • Playa – Tulum: a opção mais econômica é ir em van. Custam 45 pesos e o trajeto dura pouco mais de 1 hora. Estas vans também levam aos principais atrativos da região, como o Rio Secreto, Akumal, Cenote 2 Ojos, xCaret, etc.

Para viagens mais longas, a opção é a ADO. Consulte o preço e os horários pelo site deles aqui. Note que é possível conseguir um bom desconto comprando com antecedência!

De Playa del Carmen também partem os ferrys mais econômicos para Cozumel. Colocamos as informações de transporte para a ilha aqui.

Rua de Playa del Carmen
Rua de Playa del Carmen

Deslocamento

O ideal é se hospedar em alguma região próxima às praias e à 5ª avenida para poder fazer tudo a pé.

De qualquer forma, há uma boa oferta de vans e ônibus dentro de Playa. O preço das passagens gira em torno de 6 pesos, dependendo do veículo e da distância percorrida.

Os táxis são mais caros, mas são uma opção mais cômoda. Pergunte o preço antes de subir (não adianta negociar muito).

Uma corrida dentro da cidade deve ficar entre 40 e 100 pesos, dependendo da distância.

Dinheiro

Em Playa del Carmen há vários caixas eletrônicos, alguns inclusive que permitem saques em dólares. Também não faltam casas de câmbio (quando estivemos, estavam comprando dólares por 16,70 pesos).

Note que a grande maioria dos comércios aceitam pagamento em dólares, incluindo os supermercados. Na maioria das vezes acaba sendo mais vantajoso pagar em dólar do que trocar os dólares por pesos e pagar em pesos. Ande sempre com as duas moedas e veja em cada lugar qual está mais vantajoso.

Playa del Carmen
Playa del Carmen

Hospedagem

Playa del Carmen tem boas opções de hospedagem, que vão desde hostels para mochileiros até hotéis de luxo extremo. Se busca algo econômico, pode procurar pelos arredores do terminal das vans – os preços dos hostels ficam na faixa de uns 10 dólares por pessoa. Na baixa temporada deve conseguir por bem menos.

Se quer luxo, procure os hotéis de frente para o mar, principalmente na região de Playacar.

Se quiser economizar, a melhor opção é o Airbnb – ficamos em um quarto de casal (por alguns dias tivemos a casa inteira só para nós) pelo equivalente a 40 reais, e deixavam usar cozinha, bicicletas e levar guarda-sóis e cadeiras para a praia. O ruim é que o quarto não tinha janelas, e os dois ventiladores não davam conta do calor. Se tiver condições, procure algo com ar condicionado.

O quarto que ficamos por Airbnb foi este:

https://www.airbnb.com.br/rooms/11988007

  • Nunca usou o Airbnb? Então pegue este bônus de 100 reais aqui.

Comer e beber

Pela 5ª Avenida há uma infinidade de restaurantes para todos os gostos. Por ser uma zona turística, é de se esperar que os preços por aqui sejam mais altos – mas ainda assim é possível encontrar pratos pelo equivalente a uns 25 reais.

Se procurar pelas outras ruas encontrará opções turísticas com custo/benefício melhor.

Se estiver em modo econômico, a melhor opção é buscar as comidas de rua: em frente aos supermercados e em algumas praças é possível encontrar Tamales por 17 pesos (algo como 3 reais). Se você não come muito, um destes é suficiente. Senão, coma dois e saia feliz.

Tamales
Tamales

Se estiver em um lugar com geladeira, a dica é comprar cerveja de garrada. Duas garrafas de 1,2 litros saem por 50 pesos.

Segurança

O aumento do turismo festeiro levou ao aumento do consumo de drogas, e isso trouxe alguns traficantes para a região, o que tornou Playa um lugar mais inseguro comparado ao que era antes.

Mesmo assim, consideramos Playa del Carmen bastante segura se comparada a qualquer cidade brasileira do mesmo porte que conhecemos. Mesmo pela noite não há grandes problemas (só evite as regiões mal iluminadas).

Roubos de bicicleta são comuns – use sempre corrente e cadeado, e procure deixar a bicicleta na frente de algum bar ou restaurante.

O que fazer em Playa?

Em Playa em si não há muito o que fazer, além de curtir suas praias e suas inúmeras baladas. Aqui listamos alguns dos lugares mais interessantes a se conhecer:

  • 5ª Avenida

Caminhar pela quinta avenida é algo imperdível, principalmente pela noite. Esta rua, fechada para carros, é a mais turística e animada da cidade: cheia de lojas de lembrancinhas, restaurantes, shoppings, bares, etc deixa qualquer um fascinado.

Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Punta Esmeralda

Localizada no extremo norte de Playa, esta praia é bastante visitada pela população local. Apesar de a praia em si não ser tão impressionante (tem várias pedras, o que dificulta a entrada), ela possui um pequeno cenote, com água rasa e bem fresca. Ideal para quem viaja com crianças.

Punta Esmeralda
Punta Esmeralda
  • Playacar

Esta é a zona hoteleira da cidade, mas você pode visitá-la gratuitamente mesmo sem estar hospedado em nenhum de seus hotéis.

As praias são mais vazias e possuem o mar mais bonito, além de ter opções de beachclubs mais interessantes. Vale a pena para passar o dia.

  • Parque Fundadores

Aqui está a placa escrita Playa del Carmen, além de um portal maia clássico para fotos. Pela noite, é comum ter eventos gratuitos (o pessoal passa pedindo uma propina voluntária), como o show dos voladores e algumas peças de teatro simulando o mundo maia.

Arredores de Playa

Nos arredores de Playa estão alguns dos lugares mais impressionantes do caribe mexicano. Em todos eles é possível chegar em transporte público, ou usando táxis.

Os que visitamos e recomendamos são:

Ainda que Tulum em si seja uma cidade bacana que merece alguns dias da sua viagem, é possível apenas fazer um bate-volta para suas ruínas maias desde Playa se o seu tempo estiver apertado. As ruínas te dão acesso a uma praia exclusiva, mais bonita que as de Playa del Carmen.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Leia nosso post completo sobre Tulum aqui.

A simples beleza da praia de Akumal já faz sua visita valer a pena, mas ela ainda tem dois atrativos especiais: um deles é a possibilidade de nadar com tartarugas durante a temporada, e o outro é o Cenote Yal Ku, que forma um rio de água doce e cristalina, ideal para snorkel.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Leia nosso post sobre as tartarugas aqui e sobre o cenote aqui.

O Dos Ojos é, na verdade, um parque, que contém vários cenotes espetaculares. O ideal para visitá-lo é ir em um veículo particular, mas você pode ir de van e lá na entrada contratar um tour (ou caminhar bastante, já que os cenotes principais estão a cerca de 3km da entrada).

Este slideshow necessita de JavaScript.

Nós visitamos quatro destes cenotes, e escrevemos todos os detalhes da visita aqui.

Um dos principais passeios da região, o Rio Secreto é uma viagem ao infra-mundo maia, percorrendo cavernas e rios subterrâneos considerados sagrados por esta civilização.

O tour é guiado e, apesar de ser de aventura, pode ser muito bem apreciado por crianças a partir de 4 anos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Leia nosso post completo sobre o Rio Secreto aqui.

Passeio ainda pouco conhecido, a visita ao Chaak Tun foi uma das melhores experiências que tivemos durante a nossa estadia em Playa del Carmen. A apenas 6km do centro, este cenote é uma porta de entrada a diversas cavernas e lagoas subterrâneas de tirar o fôlego.

O tour é guiado e oferece snorkel para que você possa ver como é o impressionante sistema de galerias sub-aquáticas do litoral mexicano.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Leia nosso post completo sobre este passeio aqui.

Considerado por muitos como o melhor destino do caribe mexicano, a Ilha de Cozumel oferece praias paradisíacas e desertas, além de excelentes lugares para fazer snorkel.

É possível fazer um bate-volta de 1 dia para lá, embora recomendamos que você passe pelo menos uma noite na ilha para aproveitá-la ao máximo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Leia nossas dicas sobre Cozumel aqui.

 

Se tiver com tempo, não deixe também de visitar a bela praia de Mahahual e a impressionante lagoa de 7 cores de Bacalar. Estes lugares são mais distantes, e seria interessante passar pelo menos 1 noite em cada um.

Este slideshow necessita de JavaScript.

É isso pessoal! Espero que nossas dicas possam ajudar no planejamento de sua viagem.

Para mais dicas bacanas e acompanhar nossa viagem pelo mundo, curtam nossa página no face:
www.facebook.com/mundosemfimoficial