Serra da Canastra – como foi nosso passeio por lá!

Aproveitando nosso pequeno período de “férias” (isto é, antes de começarmos a viagem pelo mundo), demos um pulo na Serra da Canastra para passar o tempo e treinar um pouco a arte da fotografia. Vamos dividir com vocês um pouco do que vimos e aprendemos nesta viagem!

O Parque Nacional Serra da Canastra fica localizada no estado de Minas Gerais, a cerca de 550 km de São Paulo e 320 km de Belo Horizonte. É conhecido por guardar a nascente do rio São Francisco e também por abrigar alguns animais que estão em extinção, como o lobo guará e o tamanduá bandeira (embora não tivemos sorte de ver nenhum dos dois por ali).

Nascente do rio São Francisco, na Serra da Canastra
Michele ao lado da nascente do rio São Francisco, na Serra da Canastra

Acesso

O acesso ao Parque Nacional (mostrado em vermelho no mapa abaixo) custa 8 reais por pessoa e pode ser feito pelas cidades de Sacramento, São João Batista e São Roque de Minas, sendo esta última mais fácil e mais próxima das principais atrações do parque.

mapa da Serra da Canastra
mapa da Serra da Canastra

Há também uma entrada em São José do Barreiro, porém ele é feito somente a pé. Esta entrada dá acesso à parte baixa da cachoeira Casca d’Anta.

As estradas dentro do Parque Nacional estão bem precárias e se recomenda entrar somente com veículos 4×4, embora encontramos algumas pessoas se aventurando com carros populares. Uma empreiteira está trabalhando para arrumar a estrada, e espera-se que até o fim do ano o acesso já esteja mais fácil.

Estradas da Serra da Canastra
Carros com suspensão baixa podem sofrer um pouco nessas estradas

De qualquer forma, se não tiver condições de entrar no parque com seu carro, a viagem ainda vale a pena. Fora da área do parque as estradas estão boas (apesar de serem de terra) e dão acesso a inúmeras cachoeiras, rios e vistas surpreendentes.

Parte baixa da cachoeira Casca d'Anta, que pode ser facilmente acessada a partir da cidade de São José do Barreiro.
Parte baixa da cachoeira Casca d’Anta, que pode ser facilmente acessada a partir da cidade de São José do Barreiro.

Hospedagem

Há inúmeras opções de hospedagem na área ao redor do parque (dentro do parque não é possível passar a noite). Nós acampamos no Camping da Picareta, logo ao lado da portaria do parque em São Roque de Minas. Se for acampar, o lugar é altamente recomendável, tanto pela localização quanto pela cordialidade dos donos da fazenda. O preço é de 25 reais por pessoa, e possui este visual impressionante:

Acampando no camping da Picareta, na Serra da Canastra
Nossa pequena barraca em meio à imensidão da Serra da Canastra.

Para quem não for acampar, recomendo dar uma passada na cidade de Vargem Bonita (cerca de 20km de São Roque de Minas), pois oferece mais opções de pousadas e são mais baratas que em São Roque.

O Lugar

Não há muito o que falar sobre este lugar maravilhoso. Esteja você procurando aventura, tirar fotos, observar a vida selvagem ou simplesmente relaxar em um rio ou tomar banho em cachoeiras, este lugar é perfeito.

Parte alta da Cachoeira Casca d'Anta, no Parque Nacional.
Parte alta da Cachoeira Casca d’Anta, no Parque Nacional.

Nas cidades há algumas agências de turismo que fazem vários tipos de roteiro, embora recomendamos que, se tiver condições, vá com seu próprio carro para ter mais liberdade.

Praia de Rio em São José do Barreiro. É preciso ter coragem para mergulhar aqui no inverno!
Praia de Rio em São José do Barreiro. É preciso ter coragem para mergulhar aqui no inverno!

Outra dica é ir em época de calor. Nós fomos no começo do inverno e, apesar da beleza do lugar ser a mesma, pudemos apenas observar as lindas e geladas cachoeiras do lugar.

E não deixe de experimentar o delicioso queijo canastra!

Um gavião carcará descansa sobre um cupinzeiro.
Um gavião carcará descansa sobre um cupinzeiro na Serra da Canastra.

 

É isso pessoal!
Para mais dicas e acompanhar nossa viagem de volta ao mundo, curtam nossa página no face:

www.facebook.com/mundosemfimoficial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *