O que fazer em Otavalo – a joia cultural do Equador

Desde que saímos da Bolívia não víamos a cultura indígena tão forte quanto aqui. Com seu gigantesco mercado, seu povo encantador e sua paisagem exuberante, Otavalo se tornou um de nossos destinos prediletos no Equador!

Praça principal de Otavalo
Praça principal de Otavalo

Com cerca de 50 mil habitantes, Otavalo é uma das mais belas cidades que visitamos no Equador. Sua beleza colonial, alinhada com uma paisagem de montanha espetacular, é somada ao carisma de seu povo.

Ao colocar os pés aqui você logo se dará conta que a cultura otavalenha se mantém firme. O pessoal desta região se destaca desde os tempos pré-coloniais por sua habilidade têxtil, e isso se nota até hoje em seus belos trajes característicos e seu mercado de rua espetacular. Quer levar uma lembrança do Equador? Aqui é um belo lugar para comprar.

Ainda que a feira seja a maior atração e a maioria das pessoas faça apenas um bate-volta de Quito para cá, recomendamos que passe pelo menos uns 2 dias neste lugar sensacional.

Uma igreja de Otavalo
Uma igreja de Otavalo

Como chegar a Otavalo?

Os ônibus de Quito para Otavalo partem do terminal norte o tempo todo, e custam US$2,50 (mais $0,20 pelo uso do terminal). Certifique-se se o ônibus vai até o terminal de Otavalo, pois alguns te deixam na estrada. Se pegar um destes, terá que pegar um outro para te levar ao centro ($0,35), ou um táxi ($1,50).

O trajeto entre Quito e Otavalo dura cerca de 2h.

Onde se hospedar?

Hospedagens em Otavalo costumam ser mais caras que no restante do Equador, custando uma média de $15 por pessoa.

Nós ficamos no hostal El Andariego (https://www.facebook.com/hostalelandariego), um hostal novo, excelente, limpo e a duas quadras da Plaza de los Ponchos. Quem atende são os próprios donos, sempre muito cordiais. É um dos mais baratos de Otavalo – $12 por pessoa em quarto privado (se ficar mais noites pode negociar por $10). Recomendadíssimo!

Segurança

Os perigos das cidades grandes não chegaram a Otavalo. Pode andar tranquilamente por qualquer lado, a qualquer hora do dia e da noite, sem preocupações.

Igreja principal de Otavalo pela noite
Igreja principal pela noite

Deslocamento

Otavalo é uma cidade bem pequena, e é possível percorrê-la toda a pé.

Apesar do tamanho, a cidade conta com uma boa oferta de restaurantes, supermercados e caixas eletrônicos.

Comida

Comer em Otavalo é barato. É possível encontrar restaurantes simples por $2. Com $3 já é possível almoçar em lugares mais turísticos.

Crianças de Otavalo
Crianças de Otavalo

O que fazer em Otavalo?

Vamos aos passeios imperdíveis da região:

Feira Indígena da Plaza de los Ponchos

Principal razão pela qual as pessoas visitam Otavalo. Sua feira, onde é possível comprar roupas, joias e artesanatos de excelente qualidade (e a preços muito bons) atrai turistas de todos os cantos do mundo.

A feira acontece todos os dias na Plaza de los Ponchos, mas seu ápice é no sábado, quando quase 1/3 da cidade se enche de barracas. Neste dia, ela é considerada a maior feira indígena da América do Sul.

Se pretende apenas fazer um bate-volta de Quito, tente ir no sábado!

Subir à Cruz e visitar a Virgem da gruta

De qualquer lugar de Otavalo você já deverá perceber uma enorme cruz no topo de um cerro. Uma caminhada até lá dura uns 15 minutos, e oferece uma bonita vista da cidade. Quando estiver descendo de lá, visite a gruta onde está uma estátua da Virgem de Monserrate (qualquer pessoa saberá te informar onde ela se encontra). Este passeio todo não deve durar mais de 40 minutos.

Virgem de Monserrate, guardada dentro de uma gruta em Otavalo
Virgem de Monserrate, guardada dentro de uma gruta

Lagoa Cuicocha

Localizada na cratera de um vulcão ativo, esta é uma das lagoas mais bonitas do Equador. Seu diâmetro é de 3 quilômetros, e possui duas ilhas em seu interior. Como plano de fundo, está o imponente vulcão Cotacachi.

Esta lagoa está a 14km de Otavalo, e é facilmente acessível em uma combinação de ônibus e táxi.

Leia aqui tudo sobre este passeio, inclusive como chegar lá gastando menos!

Lagoa Cuicocha vista do mirante
Bela vista da lagoa Cuicocha

Cachoeira de Peguche

A uns 4 quilômetros de distância do centro está a bela cachoeira de Peguche, localizada em um bonito bosque que merece a visita.

A entrada é gratuita, e um ônibus para lá custa 30 centavos. Se quiser ir caminhando, o trajeto não deve durar mais que 40 minutos.

Leia aqui tudo o que você precisa saber para visitá-la!

Cachoeira de Peguche, pertinho de Otavalo
Cachoeira de Peguche, pertinho de Otavalo

É isso pessoal! Gostaram da dica de Otavalo?

Para mais lugares bacanas e acompanhar a nossa viagem de volta ao mundo, curtam nossa página no face:
www.facebook.com/mundosemfimoficial

5 comentários sobre “O que fazer em Otavalo – a joia cultural do Equador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *