Navegando pelas Capillas de Mármol, Chile

Descendo pela belíssima Carretera Austral, bordeando o azul lago General Carrera, nos deparamos com essas belíssimas formações, que parecem esculpidas à mão. Mais uma pérola escondida na imensa Patagônia, que não poderíamos deixar de compartilhar com vocês!

Referência:

1 real = 175 pesos chilenos (fev/2016)


 

Percorrer a remota Carretera Austral, no sul do Chile, é uma surpresa atrás da outra. Pretendemos futuramente escrever um post exclusivo sobre esta estrada, mas por enquanto vamos nos concentrar em um dos pontos máximos do local.

Próximo às margens do belíssimo lago General Carrera (que é dividido com a Argentina, onde passa a ter o nome de lago Buenos Aires) estão essas belas formações conhecidas como Capillas, Catedral e Caverna de Mármol. Nomeadas como Monumento Nacional em 1994, estes belíssimos lugares merecem a visita.

Capilla de Mármol, no Lago General Carrera
O formato da Capilla de Mármol lembra o naipe de espadas do baralho

Como visitar

Para visitá-las, o ideal é partir da pequena cidade de Puerto Tranquilo, no sul do Chile. Há excursões que saem de outros lugares também, mas são mais caras.

Catedral de Mármol. Puerto Tranquilo, Chile
Catedral de Mármol. Puerto Tranquilo, Chile

Desde Puerto Tranquilo, é preciso contratar uma excursão de barco com alguma agência. Apesar de haver muitas opções, não adianta escolher muito: o preço é tabelado (8.000 pesos chilenos por pessoa).

Apesar do valor salgado, o passeio vale a pena. Dura em torno de 1h30min e é possível navegar por dentro de algumas das cavernas.

Navegando pela Capilla de Mármol
Navegando pela Capilla de Mármol

Não precisa reservar ou comprar adiantado: basta chegar lá e esperar o próximo barco que vai sair. As condições climáticas do local variam muito, e por isso os horários de saída não são bem tabelados. Convém esperar um dia bonito para fazer o passeio, se for possível.

Ah, e leve casaco e luvas. O vento no lago é muito gelado!

Mucuvinha na Catedral de Mármol
Mucuvinha navegando por dentro dos túneis da Catedral de Mármol

Hospedagem

Puerto Tranquilo tem uma boa oferta de hostels, cujos preços ficam na faixa de 10 mil por pessoa.

O ideal aqui é acampar. Os campings variam de 4 a 6 mil por pessoa. O mais barato que encontramos (4 mil) não tem nome e fica ao lado do campo de futebol da cidade.

Curiosidade

Foi neste lago que, em dezembro de 2015, morreu o bilionário americano Douglas Tompkins, dono da The North Face e de vários parques nacionais na Argentina e Chile. Sua morte foi causada por uma hipotermia após seu caiaque virar por conta de fortes ventos.

Cemitério em Puerto Tranquilo, com o lago General Carrera ao fundo
Cemitério em Puerto Tranquilo. Até os mortos tem direito a uma vista linda!

 

Para mais dicas sobre viagens, curta nossa página no Face!
www.facebook.com/mundosemfimoficial

7 comentários sobre “Navegando pelas Capillas de Mármol, Chile

    1. Precisa descer a Carretera Austral. Do Chile, o caminho seria:
      Puerto Montt – Coyaique
      Coyaique – Puerto Tranquilo

      Se vier da Argentina, dá pra ir até Perito Moreno (a cidade, não o glacial), de lá até Los Antiguos e cruzar a fronteira para o Chile. Da fronteira até Puerto Tranquilo são umas 2h de viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *