Muralha do Sul – A Grande Muralha da China que ninguém conhece

Perto de Fenghuang, no estado de Hunan, está um pedaço da Muralha da China que quase ninguém visita. Aqui mostramos como ela é e como fazer para ir lá.

Câmbio oficial (abril/2019)
1 real = 1,70 yuan
1 dólar = 6,71 yuan
1 euro = 7,55 yuan

Muralha da China em Fenghuang
Grande Muralha no sul da China

A Grande Muralha da China é uma das 7 Maravilhas do Mundo e sem dúvidas o destino turístico mais procurado no país. Porém, ao contrário do que muitos acreditam, a “Grande Muralha” não se trata de uma muralha única, mas sim de várias. As mais famosas estão ao norte, perto da cidade de Pequim, e costumam ser bastante disputadas entre os turistas.

Mas nós descobrimos uma ao sul, perto da cidade de Fenghuang. Esta é bem menor que a do norte, mas não deixa de ser muito interessante. E o melhor: como quase ninguém a conhece, nós éramos praticamente os únicos turistas por lá!

Muralha da China em Fenghuang
Grande Muralha da China em Fenghuang

Esta muralha do sul foi construída durante a dinastia Ming, entre os anos de 1554 e 1622, e serviu para isolar uma minoria étnica conhecida por “Miao” do restante da China. Diz-se que o motivo disso era porque os “Miao” eram um grupo rebelde e não se submetiam às ordens do governo chinês. Felizmente estas diferenças ficaram para trás, e hoje os Miao podem circular livremente por todo o país.

A muralha tinha cerca de 190 quilômetros de extensão, e estima-se que era protegida por algo entre 5 e 6 mil soldados. Atualmente apenas uns poucos quilômetros dela foram restaurados, mas já dá para ter uma boa noção de sua imponência.

Muralha da China em Fenghuang
Há muitas escadas para subir

Como visitar?

A Grande Muralha do Sul está a cerca de 15 quilômetros da cidade de Fenghuang, um destino turístico bastante famoso no país.

Para chegar até a muralha, pegue um ônibus que vai para 阿拉营. Foi difícil encontrar o local onde se pega este ônibus, já que as informações que encontramos na internet estavam incorretas. Mas, depois de muito perguntar, descobrimos que é aqui:

Muralha da China em Fenghuang
Local em Fenghuang onde pegamos o ônibus para visitar a Muralha da China

A passagem custa 5 yuan e a viagem leva uns 20 minutos. Avise o motorista que você quer descer na muralha. Como quase ninguém fala inglês por estes lados, aqui está o nome em chinês para facilitar: 凤凰南方长城.

Quanto custa?

A entrada para a muralha custa 48 yuan por pessoa. Na verdade são 45 yuan de entrada + 3 yuan que não entendemos para que era.

A muralha fica aberta até às 17h30min.

O passeio

Grande Muralha da China em Fenghuang
Sobre a muralha

Prepare-se para subir muita escada.

Logo que você entrar, chegará a um grande pátio, onde há algumas lojas de artesanato, exemplares de armas que eram usadas na época e um estande para treinar arco e flecha.

A partir daí há um circuito circular para cima da montanha, onde você poderá ter a vista que os soldados tinham do topo da muralha. Se quiser ver mais da extensão da muralha, há um caminho curto para a direita e um mais longo para a esquerda.

Reserve entre 1 e 2 horas para conhecer o lugar.

Muralha da China em Fenghuang
Apenas uma pequena parte foi restaurada

É isso, pessoal!

Não deixem de nos seguir em nossas redes sociais:

Dicas para a sua viagem:
  • Não perca tempo! Garanta a reserva do seu hotel pelos melhores preços no Booking.com
  • Prefere alugar uma casa? Então pegue aqui seu desconto de R$130 para a primeira hospedagem no AirBnb
  • Quer ganhar um extra com suas fotos de viagem? Aprenda a vendê-las por aqui.
  • Viaje sem sair de casa com os nossos livros!

Um comentário sobre “Muralha do Sul – A Grande Muralha da China que ninguém conhece

  1. Impressionante essas fortificações feitas de pedra e outros materiais que constituem a Grande Muralha da China, uma das 7 Maravilhas do Mundo. Precioso seu ponto de vista, Renan, contemplando a Muralha do Sul, um tanto quanto menos explorada que a Muralha do Norte, que é mais próxima de Pequim. Se eu não me engano, a Muralha da China é a mais longa estrutura já feita pelo homem. Excelente passeio Renan.
    Um abração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *