Morays – o incrível laboratório Inca pertinho de Cusco

Localizado a cerca de 40km de Cusco, os Morays eram antigos laboratórios onde os incas aclimatavam suas sementes à altitude. Venham conhecê-los!

Referência (junho/2016)
1 real = 0,88 soles

Os Morays

Confesso que este passeio, em princípio, não nos chamou muito a atenção. As fotos que as agências mostravam eram sem graça, e por isso quase deixamos este lugar de lado. Só fomos mesmo porque queríamos conhecer as Salineras de Mara, os Morays vinham de brinde no pacote.

Que sorte a nossa! Os Morays são um claro exemplo da avançada engenharia Inca, além de mostrar seu conhecimento em agronomia, dos quais colhemos os frutos até hoje (literalmente!).

Mucuvinha nos morays de Cusco
Mucuvinha nos morays de Cusco

“Morays” significam “círculos” em quechua. Os Morays são conjuntos de círculos que formam um grande cone na terra. Na região, há três morays, que se alinham perfeitamente: o círculo mais alto de um coincide exatamente com altura do círculo mais baixo do outro.

O uso destes morays foram fundamentais para a agricultura da região, e foi graças a este trabalho dos incas que o Peru possui, hoje, uma das melhores gastronomias do mundo.

Moray inca, perto de Cusco, Peru
Nós em frente ao Moray principal

Esta região de Cusco está a uma altitude bastante elevada (quase tudo acima dos 3000 metros ao nível do mar), o que torna a plantação um processo complicado. Por isso, criaram estes morays para servir como um grande laboratório para a aclimatação das plantas.

Começavam suas plantações nos círculos inferiores (mais quentes e com mais oxigênio), e aí deixavam até que formassem as primeiras sementes. Estas eram plantadas no círculo superior, e assim que estivessem bem aclimatadas, subiam mais um degrau, e assim sucessivamente.

Escadas nos Morays
Detalhe das escadas que ligam os andares dos Morays

O tempo de aclimatação variava de acordo com a planta, e algumas podiam demorar mais de 2 anos até conseguir subir um degrau.

Terminado o processo, os incas já tinham sementes fortes para as mais diversas altitudes, e estas seriam exportadas para outras cidades em todo o Império.

Foi graças a isso que hoje entramos em um mercado no Peru e nos surpreendemos com a variedade de vegetais que o país possui. Possuem batatas de todos os tipos, milho de todas as cores e uma infinidade de frutas a preços bem econômicos.

Moray em pior estado de conservação
Este é um outro Moray, igualmente impressionante, porém mais deteriorado que o principal

Hoje produzimos sementes transgênicas capazes de crescer em qualquer lugar. Mas os incas foram capazes de fazer este mesmo processo de forma natural, sem ter conhecimento genético ou coisa parecida.

Como chegar

É possível chegar aos Morays de forma independente, através de transporte público, mas não vale a pena: a combinação de ônibus e táxis para ir até lá sai mais caro do que contratar uma excursão para visitar os Morays e as Salineras de Mara, além do fato de que um guia vai ajudar muito a entender a história do lugar.

Mapa para chegar aos Morays
Pequeno mapa da região, mostrando onde ficam os Morays

Se estiver com seu veículo particular, fica mais fácil: quase todo o caminho até lá é asfaltado, e o pequeno trecho de estrada de terra pode ser percorrido por qualquer veículo popular.

Há também agências que vendem passeios de quadriciclos até lá; pode ser uma alternativa bem legal.

As excursões costumam sair por volta das 8h da manhã e voltam pouco antes das 15h.

Estrada para os Morays
Com van ou com quadriciclos – qual você prefere?

Quanto custa?

A entrada aos Morays está incluída no Boleto Turístico, que custa 130 soles para 10 dias (ou 70 soles para 1 dia). Se o passeio for combinado com as Salineras de Mara, a entrada para lá custa 10 soles.

As excursões custam em torno de 30 soles e incluem um guia. Se der uma chorada, não é difícil baixar o preço para 25 soles.

 

É isso pessoal! Gostaram da explicação?

Não deixe de ler todas as nossas dicas sobre Cusco aqui.

Para mais dicas de lugares legais e acompanhar nossa viagem de volta ao mundo, curtam nossa página no face!
www.facebook.com/mundosemfimoficial

2 comentários sobre “Morays – o incrível laboratório Inca pertinho de Cusco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *