Mochilando em Roatán – dicas e custos de uma das ilhas mais bonitas do mundo

Eleita em 2015 pelo TripAdvisor como a terceira ilha mais bonita do mundo, Roatán é uma pérola de Honduras esperando ser conhecida pelos brasileiros. Estivemos lá, e aqui damos todas as dicas de como aproveitá-la ao máximo sem gastar tanto!

Câmbio oficial (junho/2017)
1 lempira = 0,138 reais
1 dólar = 23,45 lempiras

Caminho entre West End e West Bay, Roatán
A paradisíaca Roatán

Localizada no mar do caribe, a cerca de 65 km da costa norte de Honduras, Roatán é um paraíso que está aos poucos sendo descoberto.

Com uma área de 83km² e uma população que não chega a 50 mil habitantes, a maior parte desta ilha está desabitada e preserva exemplares importantes da fauna e da flora nativas (ainda que alguns resorts de luxo tenham cometido crimes ambientais imperdoáveis). Isso faz de Roatán um verdadeiro paraíso na Terra, e é impossível visitá-la e não se encantar!

Curiosidades sobre Roatán

  • Grande parte da população local tem o inglês como primeiro idioma; isso por conta da colonização britânica nas ilhas próximas e da grande quantidade de piratas ingleses que paravam ali;
  • É um dos lugares mais baratos do mundo para se obter certificação internacional de mergulho;
  • Era uma das ilhas mais visitadas por Cristóvão Colombo – alguns dizem que era sua ilha favorita;
  • A Grande Barreira de Corais Mesoamericana, uma das maiores do mundo, começa no México e termina em Roatán.
Mergulhando em West Bay
Mergulhando na Barreira de Corais em Roatán

Como chegar?

A forma mais econômica de se chegar a Roatán é em barco, partindo da cidade de La Ceiba, no norte de Honduras. Como também tínhamos interesse de conhecer a ilha de Utila (outra que vale a pena ser visitada), viemos com o ferry da Utila Dream, que faz a conexão entre estas duas ilhas. O trecho de La Ceiba a Utila custa 575 lempiras, e o de Utila a Roatán custa 715 (ou 1300 comprando ida e volta). Cada trecho dura menos de 1 hora.

Roatán também possui um aeroporto internacional e é rota de muitos cruzeiros pelo Caribe.

Ferry Utila Dream para Roatán
Mucuvinha com o ferry da Utila Dream

Conhecendo a ilha

Roatán é uma ilha grande (aproximadamente 77km de leste a oeste), e possui algumas pequenas comunidades, sendo a maior delas a de Coxen Hole (onde está o aeroporto e onde param os barcos de La Ceiba e Utila). As regiões mais turísticas são as praias de West Bay e West End, onde estão os principais hotéis, agências de mergulho e restaurantes. Uma alternativa econômica é ficar na praia vizinha Sandy Bay.

Mapa de Roatán
Principais regiões de Roatán

Deslocamento

Roatán tem uma boa cobertura de ônibus e táxis coletivos que te levam para praticamente qualquer canto. Os ônibus são pequenas vans que passam de 15 em 15 minutos, e cobram pela distância percorrida. Uma van desde Coxen Hole até West End custa 25 lempiras. Se quiser fazer esta mesma distância em táxi coletivo, o valor fica em 50 lempiras por pessoa.

Qualquer um destes táxis funcionam também como táxis privados, e te levam onde você quiser sem parar para outras pessoas. Se quiser viajar desta forma, combine o preço antes.

Outra opção é alugar um carro ou uma scooter: o valor do carro fica em 40 dólares por dia, e da scooter em 25 dólares. Algumas agências pedem um depósito de garantia, mas não todas.

Carona também funciona bem, apesar do pouco movimento de carros particulares.

West Bay, Roatán
Praia de West Bay

Onde se hospedar?

A praia de West Bay é a mais turística, e consequentemente a mais cara. Ali é que estão os hotéis luxuosos e os resorts mais caros. Os restaurantes e mercados também tem os valores bem mais elevados por aqui. Só vale a pena ficar nesta parte se tiver com dinheiro sobrando.

Uma alternativa com melhor custo x benefício é ficar em West End. A região ainda é bastante turística, mas bem mais barata que a vizinha West Bay. É possível ir de uma para a outra caminhando uns 50 minutos pela praia, ou em menos de 10 minutos de táxi. Aqui recomendamos o excelente Hotel La Quinta Roatán, onde um quarto para um casal com TV, banheiro privado (ducha de água quente), ar condicionado e ventilador sai por 60 dólares. O hotel também tem piscina. Ótimo para quem viaja em casal ou em família.

Se viaja no estilo mochileiro, a dica é ficar em Sandy Bay, uma praia a 4 quilômetros de West End que é muito mais econômica. Aqui recomendamos o Roatán Backpackers’ Hostel, onde uma cama em quarto compartilhado sai por 10 dólares, e um quarto privado para um casal sai a partir de 26 dólares. Apesar de ser econômico, o serviço oferecido é nota 10, com cozinha, wi-fi rápido, ducha de água quente e até piscina.

Preços

Os preços em Roatán são superiores aos do continente, mas ainda são econômicos se comparados a outros destinos caribenhos. Aqui vão alguns exemplos:

  • Galão de água (3,75l): entre 22 e 25 lempiras;
  • 1 ovo: 4 lempiras;
  • Pão de forma: entre 40 e 50 lempiras;
  • Almoço econômico: 10 dólares em West Bay, 5 dólares em West End e 50 lempiras em Sandy Bay;
  • Cerveja no bar: A partir de 2,50 dólares em West Bay, ou a partir de 1 dólar nos outros locais;
  • Curso de mergulho de 4 dias, com certificação internacional: na faixa de 320 dólares;
  • Aluguel de cadeiras de praia, caiaques e pranchas: na faixa de 10 dólares por um dia inteiro (em alguns lugares, este valor inclui todos os serviços);
  • Passeios em barco com fundo de vidro ou tours de snorkeling: entre 25 e 35 dólares (se você tiver seu próprio equipamento, pode fazer tudo por conta própria gratuitamente).
I S2 Roatán
Mucuvinha na cadeira gigante”I S2 Roatán”

Caixas eletrônicos

Vimos caixas eletrônicos em Coxen Hole e em West End. Se for sacar dinheiro, moradores locais nos indicaram a usar os caixas de Coxen Hole (que estão dentro dos bancos), pois já tiveram histórico de clonagem de cartões nos caixas de West End.

A maioria dos estabelecimentos aceita cartão de crédito.

Dólar ou lempira?

É sempre melhor pagar táxis e ônibus com lempiras. Restaurantes, tours e hotéis aceitam o pagamento nas duas moedas, geralmente fazendo a conversão bem próxima da oficial. Convém andar com dólares e lempiras e perguntar o preço nas duas moedas, para ver qual sai mais vantagem.

Restaurante típico de West End
Restaurante típico de West End

Festas e eventos

Roatán sempre promove muitas festas e eventos culturais, geralmente gratuitos e com cerveja barata. Estes eventos costumam acontecer nos fins-de-semana. Enquanto estivemos por aqui, ocorreu uma corrida de barcos feitos com materiais recicláveis e uma competição de dança aquática.

Para ficar por dentro destes eventos, procure da maneira antiga – observando os anúncios colados nos postes.

O que fazer?

Aqui vão algumas dicas de lugares para aproveitar ao máximo Roatán:

Não é à toa que estas são as praias mais turísticas de Roatán: a beleza delas é de impressionar. Além da praia em si, há excelentes restaurantes para apreciar um pouco da culinária local, assim como bares e bons locais para fazer mergulho e snorkeling. Para conferir todas as dicas destas praias, leia nosso post completo aqui.

West End, Roatán
Avenida principal de West End

O Anthony’s Key é um grande resort que mantém alguns golfinhos em cativeiro e cobra uma nota para que turistas possam ir nadar e tirar fotos com eles. Não gostamos de incentivar este tipo de turismo, portanto escrevemos um post ensinando como observá-los gratuitamente, desde a praia de Sandy Bay. Se quiser ir até lá desta forma, leia nosso post com todos os detalhes aqui.

Golfinho no Anthony's Key
Golfinho sendo alimentado pelos treinadores
  • Fazer snorkel com arraias, estrelas-do-mar e muito mais

A vários tours que te levam para nadar em meio a estrelas-do-mar, corais e (se tiver sorte) arraias. A partir de Sandy Bay, conseguimos ver tudo isso sem gastar nada. Se tiver seu próprio equipamento, leia nosso post aqui e aprenda como fazer.

  • Iguanário

É um projeto que visa preservar as iguanas que exitem na ilha. Não chega a ser um passeio imperdível, já que muitas iguanas podem ser vistas nas praias mesmo (procure no paredão no final de West Bay que deverá ver muitas), mas se quiser ver algumas gigantes, este pode ser um bom lugar. O site do projeto é http://www.archsiguanaandmarinepark.com.

Iguanas em Roatán
Iguana em West Bay
  • Camp Bay Beach

Localizada no leste da ilha, esta é uma praia de difícil acesso, deserta e (pelo que nos disseram, pois não fomos até lá) a mais bonita de Roatán.

Só existem ônibus até a metade do caminho; o restante teria que ser feito em táxi, que podem te cobrar até 50 dólares.

A melhor maneira de ir até lá seria alugando um carro. Se conseguir mais pessoas para dividir os gastos, melhor.

Roatán, Honduras
Mãe brincando com o filho em Roatán

Além destes, a alguns passeios que promovem o encontro com animais selvagens, como macacos e bichos-preguiça. Como vimos que há muitas críticas por parte de grupos ambientais sobre este tipo de turismo, preferimos não visitá-los.

É isso pessoal! Espero que tenham curtido conhecer este lugar paradisíaco com a gente!

Para mais dicas bacanas e acompanhar nossa viagem pelo mundo, curtam nossa página no face:
www.facebook.com/mundosemfimoficial

Um comentário sobre “Mochilando em Roatán – dicas e custos de uma das ilhas mais bonitas do mundo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *