Medicina do Viajante – um serviço gratuito para quem quer viajar de forma mais segura!

Com a data da viagem cada vez mais próxima, fomos realizar uma consulta no centro de Medicina do Viajante para atualizar nossas vacinas e ficar por dentro dos principais cuidados que devemos tomar em casa país.

Pouca gente sabe, mas o SUS oferece atendimento especial aos brasileiros que pretendem viajar para o exterior, principalmente àqueles que vão para países com maiores riscos de doenças. Você já conhecia? Se não, vale a dica!

O que é?

O atendimento aos viajantes ainda é pouco conhecido no Brasil, e está disponível apenas em algumas poucas cidades. Através dele, é possível conversar com um médico especializado em doenças infecciosas que podem ser adquiridas em cada região do planeta.

Após a consulta, geralmente será pedido um exame de sangue (que também pode ser realizado gratuitamente pelo SUS) para verificar a quais doenças você já está imune e que vacinas adicionais se deve tomar. Algumas podem ser obtidas gratuitamente na rede de saúde pública, outras somente em clínicas particulares.

No nosso caso, foram receitadas as vacinas para as seguintes doenças:

-Hepatite A (somente particular)

-Raiva (3 doses, fornecida pelo SUS)

-Influenza (ou gripe comum, fornecida pelo SUS)

-Reforço contra Polio (a vacina se chama Sabin, também conhecida como Zé Gotinha, fornecida pelo SUS).

-Encefalite Japonesa (somente particular)

-Febre Tifoide (somente particular)

-Reforço contra tétano (fornecida pelo SUS).

O legal é que o médico explica bem em qual região há o risco de quais doenças. As pagas, no caso, deixaremos para tomar quando estivermos nos aproximando dos países com risco de contaminação. Também é dada uma aula sobre prevenção e o que fazer em caso de infecção.

Para maiores detalhes, o site da CDC (Centers of Disease Control and Prevention) possui um setor específico para viagens internacionais (http://wwwnc.cdc.gov/travel). Lá é possível consultar quais doenças são mais comuns em cada país e que vacinas se deve tomar como prevenção.

Enfim, para quem gosta de viajar, é recomendadíssimo fazer uma consulta!

Onde tem?

O site da The International Society of Travel Medicine (http://www.istm.org) mostra a lista mundial de centros que fazem atendimento a pessoas que estão ou que pretendem viajar a outros países. O link direto para fazer esta busca é http://istmsite.membershipsoftware.org/AF_CstmClinicDirectory.asp.

Infelizmente, no Brasil, o serviço está disponível apenas em algumas poucas cidades:

  • São Paulo
  • Rio de Janeiro
  • Belo Horizonte
  • Salvador
  • Bauru
  • Valinhos

Não sabemos se todas as clínicas listadas são do SUS ou não. No nosso caso, fizemos a consulta em São Paulo, no hospital Emílio Ribas (http://www.emilioribas.sp.gov.br/pacientes-e-acompanhantes/medicina-do-viajante/). Este hospital é referência internacional no assunto, então fica a dica para aqueles que moram na capital paulista!

É isso pessoal!
Para mais dicas e acompanhar nossa viagem de volta ao mundo, curtam nossa página no face:
www.facebook.com/mundosemfimoficial

4 comentários sobre “Medicina do Viajante – um serviço gratuito para quem quer viajar de forma mais segura!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *