Assistindo a uma Lucha Libre no México

A Luta Livre – ou Lucha Libre – é uma das identidades mais marcantes do México. Junto com a pimenta, o Dia dos Mortos e os Mariachis, estes lutadores mascarados representam um importante papel na cultura do país. Nós assistimos a uma delas, e aqui contamos como foi!

Câmbio oficial (setembro/2017)
1 real = 5,70 pesos mexicanos
1 dólar = 17,88 pesos mexicanos

Lucha Libre Mexicana
Lucha Libre Mexicana

A Luta Livre – ou Luta Olímpica – é um estilo de luta teatral que se pratica em vários países latino-americanos e nos EUA. No Brasil, chegou a fazer sucesso como “TeleCatch” nos anos 70 e 80.

No México, porém, o gosto pela “Lucha Libre” fez com que ela adquirisse um significado especial. De fato, este é o espetáculo esportivo mais popular no país depois do futebol.

Ainda que todos saibam que é um teatro, o público vibra com cada golpe dado por seus lutadores favoritos, e as crianças até choram quando seu ídolo perde uma luta.

Todo o ambiente é criado para parecer uma luta clandestina. Os próprios lutadores costumam usar máscaras para dar um ar de “personalidade secreta”. Se um lutador perde a máscara durante a luta, ele nunca mais poderá usá-la novamente no ringue.

Lucha libre mexicana
Lutadores mascarados

As lutas podem ser individuais ou em equipe, e às vezes se estendem para fora do ringue ou envolvem até os juízes. E, apesar de não ser uma luta verdadeira, lutadores profissionais são capazes de realizar golpes e acrobacias perigosíssimas.

Se você quer assistir a um UFC, então nem perca seu tempo. Mas, se você quer ver um show muito engraçado, realizado por acrobatas profissionais e que mostra muito sobre a cultura do país, não perca!

Onde ver? Quanto custa?

A Lucha Libre é muito popular na Cidade do México, e também em Guadalajara e Puebla. Mesmo assim, é possível se deparar com um show destes em qualquer canto do México.

As entradas para a liga profissional geralmente custam entre 300 e 600 pesos (algo por volta dos 50 e 120 reais).

Se você não quer gastar tanto, é comum apresentações deste tipo em festas municipais ou bares. Nestes casos, o valor da entrada vai ser muito menor (se não for grátis).

Este slideshow necessita de JavaScript.

A luta que assistimos

Nós estávamos na cidade de Campeche bem no dia de San Román, um santo protetor da região. Dentre os eventos gratuitos programados estava uma Lucha Libre. Nós, é claro, não poderíamos perder a oportunidade de assisti-la!

As “luchas libres” aconteceram logo depois de um campeonato de boxe local, e duraram quase 2 horas. Dentre os lutadores estava o La Parka, um atleta da liga profissional com quase 40 anos de carreira (é o que aparece vestido de caveira). Deixaram até a gente tirar uma foto com ele.

Mucuvinha com La Parka e o juiz
Mucuvinha com La Parka e o juiz

Aqui reunimos alguns vídeos para você ter uma ideia de como é o espetáculo!

E aí, curtiram a “lucha libre”? Se estiverem pelo México, não percam a oportunidade de assisti-la ao vivo em algum lugar!

 

Para mais dicas bacanas e acompanhar a nossa viagem pelo mundo, curta nossa página no face:
www.facebook.com/mundosemfimoficial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *