Livros que vão te inspirar a viajar pelo mundo

Também tem vontade de largar tudo e viajar pelo mundo? Aqui reunimos alguns livros de pessoas que fizeram o mesmo, e com certeza servirão de inspiração para você!

Antes de sairmos de viagem, lemos todos os livros possíveis de pessoas que largaram tudo para fazer uma volta ao mundo, ou que percorreram os países mais exóticos e desconhecidos. Todos estes livros serviram não só de inspiração para nós, mas também nos ajudaram a montar nosso roteiro (e incluir diversos países que nem sabíamos que existia) e encontrar informações muito importantes, como vistos, dificuldades de cada região, segurança, cultura, etc.

Aqui reunimos a lista de livros que recomendamos a vocês. Todos eles foram escritos por viajantes brasileiros.

Mundo por Terra (Roy Rudnick e Michelle Weiss)

Volta ao mundo de carro

Livro Mundo por Terra
Livro Mundo por Terra

O casal Roy e Michelle investiu uma boa grana para transformar seu Land Rover em uma casa completa, com chuveiro e tudo. Desta maneira viajaram pelo mundo inteiro por 3 anos, gastando um total de 69 mil dólares.

Ainda que não seja uma viagem de baixo orçamento, eles passaram por regiões muito pouco visitadas, como o oeste africano, e descrevem com detalhes cada perrengue e cada experiência marcante que viveram.

Candongueiro (João Fellet)

Mochilão pela África

Livro Candongueiro
Livro Candongueiro

João foi transferido para Angola a trabalho, e resolveu aproveitar a oportunidade para fazer um mochilão por grande parte do continente. Usando sempre transporte público e buscando as hospedagens mais baratas, ele conseguiu colocar no livro a essência da África, um continente ainda desconhecido para a maioria de nós. Mostrando sempre os dois lados da moeda, é uma ótima leitura para quem sonha em ver leões, elefantes e girafas em seu habitat, mas ainda tem receios pela falta de informação.

“Uma Aventura pela África” e “Uma Aventura pela Rota da Seda” (Guilherme Canever)

Mochilão de volta ao mundo

Livros da volta ao mundo de Guilherme Canever e Bianca Soprano
Livros da volta ao mundo de Guilherme Canever e Bianca Soprano

São dois livros que descrevem partes da viagem de Guilherme Canever e sua esposa Bianca Soprano pelo mundo. O primeiro conta como cruzaram a África, e o segundo descreve sua travessia pela antiga Rota da Seda, passando por países do Oriente Médio e Ásia que poucos ousam se aventurar.

Escrito na forma de diário, o autor não esconde sua paixão por cada lugar que passou. Excelente dica para quem quer expandir sua lista de “destinos que gostaria de conhecer”.

Países que Não Existem (Guilherme Canever)

Mochilão documental

Países que não Existem
Países que não Existem

Do mesmo autor dos dois livros anteriores, este foi o único da lista que ainda não lemos. O problema é que ele foi lançado somente depois que já estávamos viajando, e ainda não foi lançado no formato digital.

De qualquer forma, nesta viagem o autor passa por “países que não existem”, ou seja, são regiões que lutam por sua independência, mas que ainda não foram reconhecidos pela ONU.

No Guidão da Liberdade (Antonio Olinto Ferreira)

Volta ao mundo de bicicleta

No Guidão da Liberdade
No Guidão da Liberdade

Possivelmente o primeiro livro escrito por um brasileiro descrevendo uma viagem de volta ao mundo, o autor iniciou seu mochilão nos anos 90, com a ideia de conhecer a Europa de bike. Vendo as possibilidades de continuar viajando, essa eurotrip acabou se transformando numa viagem de volta ao mundo completa.

Viajando sempre com um orçamento baixíssimo, o livro é interessante não somente pelas dicas, mas também para conhecer como era o mundo há duas décadas atrás.

O Mundo ao Lado (Arthur Simões)

Volta ao mundo de bicicleta

O Mundo ao Lado
O Mundo ao Lado

Outra viagem de baixíssimo orçamento em bicicleta. Nesta o autor, com o pouco de dinheiro que juntou, sai do Brasil destinado a dar a volta completa no planeta. Apesar dos inúmeros perrengues que passou e de ter pensado várias vezes em desistir, ele consegue concluir seu sonho.

Luzes da África (Haroldo Castro)

Viagem de carro pela África

Luzes da África
Luzes da África

O viajante já experiente Haroldo decide, junto com seu filho, fazer uma viajem de Land Rover por grande parte da África. O carro é comprado na África do Sul e vendido no Egito, e no meio do caminho eles descrevem com detalhes não apenas a viagem, mas também a situação social, cultural e política de cada país que passaram. Livro muito enriquecedor.

Estrada para os Sonhos (Marcelo Leite)

Volta ao mundo de moto

Estrada para os Sonhos
Estrada para os Sonhos

Este livro descreve uma viagem de volta ao mundo em moto, feita pelo autor Marcelo e por sua esposa. Descrevendo toda a viagem na forma de um projeto, este livro serve como inspiração não apenas para fazer uma viagem, mas para realizar qualquer tipo de projeto pessoal.

Projeto 5 Continentes (Raphael Karan)

Viagens de Moto

Projeto 5 Continentes
Projeto 5 Continentes

Neste livro, Raphael conta como foram suas viagens pelo mundo de moto, até conhecer os 5 continentes. Viajando sem muito planejamento, sem falar inglês e sem conhecer muito bem as burocracias de cada país, o livro é inspiração para quem acha que é muito difícil planejar uma viagem pelo mundo.

Contando seus perrengues sempre de forma descontraída e com muito senso de humor, este livro vai te fazer querer viajar agora mesmo.

Não Conta lá em Casa (André Fran)

Viagem documental

Não Conta lá em Casa
Não Conta lá em Casa

Escrito de uma forma mais documental, o autor, junto com alguns amigos, se propõe a visitar e contar a história de lugares polêmicos, que vivem ou que sofreram com grandes tragédias, sejam elas naturais ou causadas pelo homem. Ótimo para conhecer melhor o mundo em que vivemos.

Nas Fronteiras do Islã (Sergio Caldas)

Mochilão documental

Nas Fronteiras do Islã
Nas Fronteiras do Islã

Com tanto preconceito existente hoje contra o Islã e contra o povo muçulmano, neste livro o autor se propõe a viajar e a documentar algumas regiões onde o Alcorão é o livro supremo. Procurando descrever tudo da forma mais neutra possível, este é um bom livro para abrirmos nossa mente e respeitarmos as diferenças culturais.

A Viagem de Mucuvinha

Capa do livro "A Viagem do Mucuvinha - Rumo ao Fim do Mundo"
Capa do livro “A Viagem do Mucuvinha – Rumo ao Fim do Mundo”

E, é claro, não poderia faltar o livro do nosso filho, o Mucuvinha! 🙂

Estamos escrevendo uma série contando, pelos olhos dele, sobre todos os lugares por onde passamos até agora. O livro traz, em uma linguagem simples e boa tanto para crianças como adultos, muitas informações sobre a história, geografia e folclore de cada país.

O primeiro volume já está disponível para a venda, e fala sobre sua viagem pelo Uruguai, Argentina e Chile.

Se quiser comprá-lo, está disponível aqui.

 

É isso pessoal! Espero que tenham gostado das nossas dicas. Tem outros livros para recomendar? Comentem aí! 🙂

Para acompanhar a nossa viagem pelo mundo (que esperamos que se transforme em um livro no futuro também), curta nossa página no face:
www.facebook.com/mundosemfimoficial

3 comentários sobre “Livros que vão te inspirar a viajar pelo mundo

  1. Olá casal maravilhoso!

    Queria saber ou até mesmo fica uma dica de nova postagem no blog, sobre dicas deFILMES que nos inspirem a viajar pelo mundo! ^^

    Obgada desde já,

    Bjos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *