Ilha Ometepe – um paraíso relaxante na Nicarágua

Seguindo nossa busca pelos lugares mais bonitos da Nicarágua, chegamos à Ilha Ometepe, um destino encantador formado por dois vulcões. Aqui damos todas as dicas de lá!

Câmbio oficial (abril/2017)
1 real = 9,46 córdobas
1 dólar = 29,8 córdobas

Os dois vulcões da ilha Ometepe, vista da Punta Jesús María
Os dois vulcões da ilha Ometepe, vista da Punta Jesús María

Ometepe, na antiga língua local, significa “duas montanhas”. E é basicamente isso que esta ilha é: dois grandes vulcões, ligados por uma faixa de terra, destacados no meio de um grande lago.

A ilha de Ometepe possui 276 quilômetros quadrados, e seus 40 mil habitantes viviam basicamente das atividades rurais. Atualmente, com o avanço do turismo na região, esta se tornou outra atividade econômica bastante importante.

Com praias de água doce, uma infinidade de pássaros, macacos, lagoas e cachoeiras, além de uma beleza cultural e de uma culinária excepcional, Ometepe é um destino obrigatório para quem vem conhecer a Nicarágua!

Macaco na Ilha de Omepete, Nicarágua
Um parente do Mucuvinha que encontramos em Ometepe

Como chegar

A maneira mais fácil de chegar a Ometepe é pegando um barco em San Jorge, um povoado pertinho de Rivas. Um táxi coletivo de Rivas a San Jorge sai por 25 córdobas.

De San Pedro há ferrys e lanchas saindo de hora em hora. As lanchas custam 35 córdobas, e os ferrys 50. Se estiver viajando de carro, é possível transportá-lo até a ilha com o ferry (não sabemos quanto custaria). A travessia demora pouco mais de 1h e chega ao município de Moyogalpa. De lá há ônibus para qualquer canto da ilha.

Outra opção é pegar um barco que liga Granada a Altagracia. Este barco é bem menos frequente, e às vezes não está disponível se o nível da água estiver baixo. Para consultar os dias em que são feitas esta travessia, clique aqui.

Cruzando para a ilha Ometepe em barco
Cruzando para a ilha Ometepe em barco

Como se locomover na ilha

A ilha é grande, e muitas pessoas optam por alugar uma moto (uma scooter sai por 15 dólares para pegar de manhã e devolver no fim da tarde, ou 20 dólares para devolver no dia seguinte). Se tiver com uma graninha sobrando pode ser uma opção, mas se estiver mais apertado, não se preocupe: há transporte público para praticamente qualquer canto da ilha, e é barato (uma viagem de uns 40 minutos sai por menos de 2 reais). Note que o transporte público é mais limitado nos domingos.

Além disso, viajar de carona por lá é muito fácil. Muitas vezes as pessoas passam oferecendo sem nem mesmo você pedir.

Ônibus escolares – transporte típico da Nicarágua

Onde se hospedar?

Em praticamente todos os povoados da ilha há hospedagens. Uma boa dica é ficar em Altagracia, que é bem mais barata que a cidade principal (Moyogalpa) e está mais perto dos principais atrativos turísticos (Ojo de Água e Playa Santo Domingo). É a segunda maior cidade da ilha e conta com pequenos restaurantes e mercados. Um ônibus de Moyogalpa para Altagracia custa 17 córdobas e demora cerca de 40 minutos.

Nós ficamos lá, no hotel chamado Kencho (https://www.facebook.com/Hotel-Kencho-Ometepe-252495888158233/). Simples, mas muito bom e barato. O quarto privado para um casal (com banheiro compartilhado e ventilador) custa o equivalente a 5 dólares. Também há opções com banheiro privado e ar condicionado. Na frente tem um barzinho econômico e o pessoal que atende é muito simpático. Uma ótima opção pra quem não quer gastar muito!

Hotel Kencho – Simples, agradável e muito econômico

Comida e bebida

Em Altagracia é possível almoçar um bom prato com arroz, feijão, carne e salada por 60 córdobas na praça principal. Em Moyogalpa e nos outros povoados mais turísticos, o preço do menu já sobe para uns 90 córdobas.

Uma garrafa de 1 litro de cerveja nacional fica na faixa de 47 e 55 córdobas nos bares.

Uma garrafa de 2 litros de água custa 25 córdobas.

Comida típica em Altagracia, Ometepe
Comida típica em Altagracia – apenas 60 córdobas

O que fazer?

A maior beleza da ilha está na sua tranquilidade, nas belas vistas dos vulcões e na simpatia de seu povo. Percorrer as ruas e as estradas de Ometepe já é uma experiência maravilhosa, mas há alguns pontos que você não deve deixar de visitar:

  • Ojo de Água

Esta bela lagoa com água cristalina é uma ótima opção para relaxar e escapar um pouco do calor de Ometepe. Possui um bar, cadeiras e piscinas naturais tanto para crianças quanto para adultos.

É fácil chegar até lá de ônibus: basta pegar qualquer um que vá para Santo Domingo e pedir para descer na entrada (partindo de Altagracia, a passagem fica em 10 córdobas, e o trajeto dura cerca de 15 minutos). Para quem está em Santo Domingo, é possível seguir a pé, por uma bonita caminhada de uns 30 minutos (nesse trecho vimos macacos!).

Laguna Ojo de Água, em Ometepe, Nicarágua
Lagoa Ojo de Água

A entrada para o Ojo de Água custa 3 dólares ou 87 córdobas, e é válida para o dia inteiro.

  • Santo Domingo

Uma das poucas (se não a única) praia da ilha de areia branca. A praia em si não tem tanta beleza, mas é um bom lugar para se refrescar e possui uma boa vista do vulcão Maderas. A água é doce e é possível caminhar vários metros com a água batendo nos joelhos.

Praia de Santo Domingo - Ometepe
Praia de Santo Domingo – até um cavalo aproveitou para se refrescar por lá.

Cuidado com os mosquitos no fim da tarde (não picam, mas vem em nuvens).

  • Punta Jesus-María

Forma uma pequena ponta que avança no lago Cocibolca. Bom lugar para tirar fotos no pôr do sol, assim como para ter uma vista espetacular dos dois vulcões e dar um mergulho refrescante.

A Punta Jesus-Maria está a 4km de Moyogalpa, e qualquer ônibus que vai para Altagracia passa por lá. Basta pedir para descer na entrada e caminhar mais uns 15 minutos.

A entrada custa 1 dólar, ou 29 córdobas. Há um bar no local que vende cerveja a preços justos.

Punta Jesus Maria, Ometepe, Nicarágua
Na Punta Jesús-María, esperando o pôr do sol.

 

É isso pessoal! Se forem visitar a Nicarágua, não deixem de colocar esta ilha em seu roteiro!

Para mais dicas legais e acompanhar nossa viagem de volta ao mundo, curtam nossa página no face:
www.facebook.com/mundosemfimoficial

Salvar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *