Guia de Mui Ne – Dunas, belas praias e muitos russos

Mui Ne é uma praia bonita, barata e bem tranquila no Vietnã, e que acabou se tornando o destino favorito dos russos no país. Aqui damos várias dicas de lá!

Se você pretende conhecer o Vietnã de ponta a ponta, Mui Ne provavelmente está em seu roteiro. Localizada entre Ho Chi Minh e destinos importantes como Da Lat e Nha Trang, esta pequena e tranquila praia oferece belas paisagens, dunas incríveis e águas propícias para a prática de windsurf e kitesurf.

Praia de Mui Ne
Praia de Mui Ne

Como chegar?

Há diversas empresas que fazem o trajeto de Mui Ne a Ho Chi Minh. Uma bastante recomendada é a Futa Bus, com ônibus-cama por 135 mil dongs. Os ônibus saem de hora em hora e a viagem dura 6 horas. Em épocas de baixa temporada é possível conseguir ônibus mais simples em outras companhias por 100 mil dongs.

Se tiver com tempo, recomendamos parar para conhecer o Cristo de Vung Tau, que fica no caminho. Um ônibus de Vung Tau para Mui Ne fica na faixa dos 100 mil dongs.

De Mui Ne há ônibus para Nha Trang (125 mil dongs, 5h) e Da Lat (100 mil dongs, 4 horas). Espere pagar mais caro nestas passagens caso viaje em algum feriado.

Uma dica: seja lá de onde vier, peça para o motorista te deixar o mais próximo possível ao seu hotel. É bem possível que ele te deixe bem na frente. Para sair, a maioria das empresas inclui o transfer do hotel até a rodoviária.

Onde se hospedar?

Esta dica é importante: ao olhar o Google Maps, dá a impressão que o ideal é se hospedar na pontinha que avança ao oceano. Mas não: esta região é o centrão da cidade, que não tem nada de interesse aos turistas. As praias ali são de concreto e sujas.

Os lugar ideal para se hospedar é aqui:

Hospedagem em Mui Ne
Boa região para se hospedar

Apesar de pelo mapa parecer que não tem nada, esta avenida é repleta de hotéis, restaurantes, lojas de lembrancinha e mercadinhos. Parece muito um balneário brasileiro.

A dica importante aqui é tentar ficar do lado da praia, ou em um hotel do outro lado da avenida mas que esteja perto de um acesso. O problema é que os terrenos são colados uns aos outros, e há poucos acessos ao mar. Dependendo de onde ficar, ainda que esteja a poucos metros do mar, talvez precise caminhar alguns quilômetros até encontrar uma viela que leve até a praia.

Nós ficamos no hotel Son Tra. O hotel era bom e a diária custava 12 dólares (quarto de casal). Fica do outro lado da estrada, mas quase na frente havia um terreno baldio que dava acesso ao mar.

Mui Ne
Às vezes parece que você está na Rússia

Deslocamento

Há ônibus que fazem todo o trajeto desta avenida à beira-mar, levando até as dunas vermelhas. Estes ônibus cobram pela distância percorrida, portanto indique ao cobrador onde pretende descer (se você não falar nada ele vai cobrar pela distância mais longa, algo em torno de 12 mil dongs).

Outra opção é alugar uma moto. Aqui há algo que se precisa cuidar: este é um bom jeito de se visitar as dunas brancas sem tour, mas costuma haver controle de polícia no caminho. Se a polícia te parar, você poderá ter problemas (o Vietnã não aceita habilitações internacionais). Dizem que as agências que alugam moto pagam uma grana para a polícia para que ela não incomode os turistas, e que as agências que vendem tours pagam mais uma grana para que a polícia incomode. A polícia pega a grana dos dois lados e ainda tenta tirar mais um suborno dos turistas. É o que dizem, não sabemos de nada.

Em todo o caso, antes de alugar a moto, pergunte se há o risco de ser parado pela polícia e se há um número para onde você possa ligar caso isso aconteça. Já vimos relatos de turistas que foram liberados depois que os policiais conversaram com o dono da moto.

Praia de Mui Ne
Praia de Mui Ne

Atrações

As praias de Mui Ne são agradáveis e a temperatura costuma ser boa o ano todo (com águas um pouco mais frias de dezembro a março). O meses mais chuvosos são de agosto a outubro.

Os melhores meses para a prática de kitesurf são de agosto a dezembro.

Mas, além das praias que se estendem por mais de 10 quilômetros, há outras atrações bacanas em Mui Ne:

  • Fairy Stream (Suoi Tien)

O “Fairy Stream” é um pequeno caminho, ao longo de um riacho, que passa por formações rochosas muito interessantes. Até pouco tempo atrás a entrada era gratuita, mas quando fomos estavam cobrando uma taxa de 15 mil dongs por pessoa (não sabemos se ficará assim para sempre ou se é porque visitamos bem no feriado). Guarde o ticket, pois nos pediram de novo lá dentro.

Localização do Fairy Stream
Localização do Fairy Stream

O acesso ao Fairy Stream se dá por uma ponte na estrada principal. Desça até o rio e siga caminhando por ele.

Caso vá de ônibus, o ideal é mostrar para o cobrador o nome em vietnamita (Suối Tiên).

Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Red Sand Dunes

As dunas vermelhas estão bem próximas ao centro de Mui Ne, e os ônibus param bem em frente. O nome em vietnamita é “Đồi cát bay”, caso queira mostrá-lo ao cobrador.

Estas dunas oferecem belas vistas da praia e são boas para ver o pôr do sol. Na região há pessoas que alugam pranchas para você escorregar, embora só funcionem com quem é muito leve (crianças conseguem se divertir com elas).

Não se paga nada para visitar estas dunas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

  • White Sand Dunes

Localizadas a cerca de 30 quilômetros do centro de Mui Ne, as dunas brancas são consideradas as mais bonitas. Há um lago no meio delas para complementar a paisagem.

Não há ônibus para lá, então você pode se aventurar de moto ou fazer uma excursão (em torno de 9 dólares por pessoa, em buggie).

Estas nós não visitamos.

É isso, pessoal! Aqui está um vídeo mostrando como foi nosso passeio por Mui Ne:

Para mais dicas bacanas, não deixem de nos seguir nas redes sociais:

Dicas para a sua viagem:
  • Não perca tempo! Garanta a reserva do seu hotel pelos melhores preços no Booking.com
  • Prefere alugar uma casa? Então pegue aqui seu desconto de R$130 para a primeira hospedagem no AirBnb
  • Quer ganhar um extra com suas fotos de viagem? Aprenda a vendê-las por aqui.
  • Viaje sem sair de casa com os nossos livros!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *