Ghost Palace Hotel – visitando o resort fantasma de Bali

Desde a década de 90 este colossal resort de Bali está abandonado, e hoje serve de lar para centenas de morcegos. Suas histórias misturam assombrações, corrupção e maldição. Se você curte lugares assustadores, esta pode ser uma boa pedida!

Mucuvinha no hotel abandonado de Bali
Mucuvinha em frente ao Ghost Palace Hotel

PI Bedugul Taman Rekreasi Hotel and Resort – popularmente conhecido como Ghost Palace Hotel – é uma gigantesca construção que assombra a bela paisagem do interior da ilha de Bali. Este resort provavelmente seria o mais luxuoso de toda a ilha, se não tivesse sido completamente abandonado. E o que mais impressiona é que seu abandono aconteceu depois de muitos milhões de dólares de investimento. Praticamente tudo estava pronto: vidros colocados, piso de mármore impecável, acabamentos, vasos decorativos, etc. Hoje, em seus grandes e silenciosos quartos os únicos hóspedes que você encontrará serão os morcegos – e talvez alguns fantasmas.

Há várias lendas urbanas que tentam explicar o que aconteceu. A mais conhecida é que, por ter sido erguido com o dinheiro proveniente de corrupção e por meio da desocupação violenta de camponeses do local, uma maldição pairou sobre o hotel. Os trabalhadores foram assombrados por fantasmas e acabaram morrendo ou fugindo, deixando a obra incompleta. Outra história diz que o hotel chegou a ser inaugurado, mas nos primeiros dias todos os hóspedes e funcionários simplesmente desapareceram sem deixar rastros.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Não há muita informação oficial sobre o hotel na internet, mas a versão mais aceita é que sua construção teria se iniciado ao redor de 1990 pelo empresário Tommy Suharto. Tommy acabou preso em 2002 depois de ser declarado culpado pelo assassinato de um juiz que o teria condenado por corrupção.

Tommy, envolvido com a política (seu pai foi presidente da Indonésia), teria comprado os terrenos da região do resort por valores bem abaixo do mercado. Os camponeses que se recusaram a vender suas terras foram desapropriados de forma violenta pela polícia. Dois deles inclusive acabaram indo para a prisão.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Como chegar

O hotel está localizado a 3 quilômetros ao sul do famoso templo de Ulun Danu Beratan, ao longo da estrada Jalan Baturiti Bedugul. No Google Maps ele é indicado como “The Abandoned Resort”. É fácil reconhecê-lo ao longo da estrada.

A localização do resort é esta:

Mapa para o Ghost Palace Hotel, Bali
Localização do Ghost Palace Hotel

Como o transporte público em Bali é bem complicado, é mais fácil chegar lá alugando uma moto ou um carro, ou contratando um motorista. O hotel não é considerado um destino turístico, portanto não há tours para visitá-lo.

Visitando o hotel

Apesar de abandonado, o hotel é guardado por seguranças. Turistas curiosos podem visitá-lo pagando 10 mil rúpias (pouco menos que 1 dólar) para o guarda na portaria. Ele vai te deixar inclusive estacionar o carro ou a moto lá dentro.

O lugar é grande, e você levará pelo menos 1 hora para percorrê-lo por completo. Algumas partes são escuras e chegam a ser assustadoras, mas pode ficar tranquilo que é seguro. Talvez você tope com um ou outro turista curioso e vários morcegos, mas é tudo. Se tiver uma lanterna, vale a pena levar, mas não é indispensável.

Este slideshow necessita de JavaScript.

É isso, pessoal! Espero que tenham curtido conhecer este destino inusitado em Bali. Aqui está um vídeo resumindo como foi nossa visita por lá:

Para mais dicas bacanas, acompanhem nossa viagem em nossas redes sociais:

Um comentário sobre “Ghost Palace Hotel – visitando o resort fantasma de Bali

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *