Como economizar até 30% no Duty Free de Puerto Iguazú (Argentina)

Embora esta dica sirva para praticamente todos os Duty Frees da Argentina, vamos focar neste aqui, que tivemos a oportunidade de visitar em nossa última viagem.

Este Duty Free fica logo antes da imigração argentina, entre Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú. Todos os seus preços são em dólares, porém é possível pagar também em reais ou pesos argentinos.

O preço da maioria dos produtos já é naturalmente mais barato do que no Brasil, porém, aproveitando o “câmbio negro” argentino, é possível economizar cerca de 30% sobre o valor do produto!

Nota: em dezembro de 2015, o novo presidente da Argentina, Macri, acabou com as restrições à compra e venda de dólares, colocando um fim ao dólar blue. O texto original será deixado aqui somente por referência.

  • Vai para a Argentina? Leia todas as dicas sobre o país aqui.
  • Quer ganhar um bônus de R$100 para a sua próxima viagem? Faça um cadastro no AirBnb por aqui

Isso acontece devido ao “dolar blue“. O dólar blue é como é chamado o dólar paralelo na Argentina. Ele surgiu em consequência de uma medida adotada pelo governo argentino para conter a crescente desvalorização de sua moeda. Esta medida aplica algumas restrições quanto à compra e venda de dólar oficial na Argentina, o que favoreceu o surgimento de cambistas. Quando estivemos ali, até mesmo as casas de câmbio pagavam o valor do dólar “blue” se você fosse vender notas de 100 dólares (inclusive a cotação das casas de câmbio eram melhores do que as dos cambistas).

Então vamos lá:

O duty free utiliza o câmbio oficial para converter o preço dos produtos. Quando estivemos lá, este valor era de 1 dólar = 9 pesos.

Já nas casas de câmbio, conseguimos trocar (lembrando que notas de 100 dólares são mais valorizadas) na cotação de 1 dólar = 13 pesos.

Desta forma, vamos supor que você queira comprar no duty free uma câmera digital que custa 200 dólares. Em vez de comprá-la em dólares, vá até Puerto Iguazú e troque este dinheiro por pesos. Se pegar a mesma cotação que nós pegamos, você terá 2600 pesos.

Agora, com este dinheiro, volte ao Duty Free e peça para calcularem o valor da câmera em pesos. Pela cotação oficial, vai custar 200*9 = 1800 pesos. Ou seja, ainda te sobram 800 pesos para gastar no que quiser (o que vale o equivalente a quase 90 dólares!).

 

É isso pessoal!
Para mais dicas e acompanhar nossa viagem de volta ao mundo, curtam nossa página no face:
www.facebook.com/mundosemfimoficial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *