Festival das lanternas em Chiang Mai (Tailândia) – como curtir de graça!

Sempre sonhou em ver os milhares de balões do Yi Peng e os barquinhos do Loy Krathong, mas não tinha coragem de pagar os quase 200 dólares para entrar na festa principal? Aqui damos dicas de como curtir ao máximo sem gastar nada!

Câmbio oficial (nov/2018)
1 real = 8,64 baht
1 dólar = 33,10 baht
1 euro = 37,50 baht

Loy Krathong em Chiang Mai
Monges soltando balões no templo de Wat Phantao

Uma vez por ano ocorre, na Tailândia, um grande festival chamado Loy Krathong, onde milhares de barquinhos feitos de folhas de bananeira são jogados aos rios e aos lagos. Na cidade de Chiang Mai, ao norte do país, este festival ainda coincide com outro: o Yi Peng, mas conhecido como “Festival das Lanternas”. Nesta época, turistas do mundo todo vão para lá para ver um espetáculo único: os rios e os céus serem iluminados por milhares e milhares de velas.

O festival se tornou bastante popular nos últimos anos, e por isso muitos locais começaram a cobrar valores abusivos de entrada para que você possa ver os balões. Mas o melhor mesmo da festa pode ser aproveitado de graça, em vários pontos da cidade de Chiang Mai.

Quando acontece?

A festa acontece durante a lua cheia. Ela segue o calendário tailandês, por isso o mês e o dia variam conforme o ano, mas geralmente é em novembro. Aqui tem o calendário de quando o festival ocorrerá nos próximos anos:

https://www.timeanddate.com/holidays/th/loy-krathong

O ideal é chegar um dia antes e ficar por pelo menos três dias. Em 2018, quando visitamos o festival, ele foi celebrado no dia 22. No dia 21 rolou uma abertura do evento, e no dia 23 houve um desfile e mais balões.

Loy Krathong em Chiang Mai
Durante o festival, Chiang Mai inteira se ilumina

O que significa?

O Loy Krathong e o Ye Peng são dois festivais distintos. Mas, como ocorrem simultaneamente, as celebrações estão tão ligadas que é difícil separar qual é qual.

Acredita-se que o costume de jogar barcos iluminados ao rio tem origem na Índia, sendo uma variação do famoso festival que ocorre às margens do rio Ganges. Este costume é praticado em diversas partes da Tailândia.

Já a celebração de soltar os balões é exclusiva de Chiang Mai (embora um ou outro lugar já esteja tentando copiar a ideia para atrair turistas). O simbolismo diz que, ao lançar um balão ao ar, todos os seus problemas irão pelos ares com ele. Também dizem que, se fizer um desejo, ele se realizará no ano seguinte. Não custa nada tentar! 🙂

Além dos barcos e dos balões, toda a cidade fica enfeitada para o festival, e eventos ocorrem por todos os lados.

Loy Krathong em Chiang Mai
Carro alegórico no desfile do Loy Krathong

Hospedagem

É possível conseguir hospedagens econômicas em Chiang Mai para esta época, desde que você reserve com antecedência. Nós reservamos a nossa uns 3 meses antes da festa e conseguimos um quarto de casal simples pelo equivalente a 45 reais por dia.

O ideal é se hospedar na cidade amuralhada (Old Town), de preferência perto do portal principal de entrada (Tha Phae Gate). Dali você consegue ir a pé para qualquer canto de interesse na cidade.

Se quiser reservar seu hotel em Chiang Mai, pode fazer por aqui.

Segurança e impacto ambiental

Há locais e horários autorizados para a soltura dos balões. O aeroporto da cidade adapta seu calendário ao da festa para não haver riscos de acidentes. Os balões carregam pouca carga, por isso não conseguem voar até muito longe, e acabam caindo pela cidade mesmo. Assim, o risco de incêndios florestais é mínimo, e também há uma grande quantidade de bombeiros mobilizada para qualquer emergência.

Festival das Lanternas em Chiang Mai
Nós soltando o nosso balão

Só recomendamos atenção quando estiver em um local de soltura de balões, pois algumas vezes os turistas deixam o balão escapar antes de estar totalmente inflado, e ele acaba caindo no meio da multidão. Não vimos ninguém se machucar, mas é bom ficar de olho, principalmente se estiver com crianças.

Os barquinhos são feitos basicamente de folhas de bananeira e flores, o que evita que o rio seja poluído.

Os principais eventos grátis

Foi um tanto difícil localizar alguns locais do evento, pois o Google Maps traz o nome incorreto de algumas ruas. Portanto marcamos diretamente no mapa para facilitar:

Mapa com os eventos do Loy Krathong
Mapa com os locais grátis para curtir o festival das lanternas
  • Ponte

No dia do evento (22 de novembro, no caso de 2018) esta ponte foi fechada para carros, e ali se reuniu uma multidão de turistas para soltar seus balões e seus barquinhos. O mesmo aconteceu nas pontes vizinhas, embora em menor intensidade. No dia seguinte a festa se repetiu.

Há uma infinidade de vendedores aqui. Você pode comprar barquinhos a partir de 20 bahts (R$2,30) e balões que rondam na faixa dos 60 bahts (7 reais), embora se procurar bem acha até por 35 bahts.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Os primeiros balões começam a ser soltados por volta das 18h, e a festa vai até pouco depois da meia-noite.

  • Tha Phae Gate

O portal da cidade estava bem iluminado e enfeitado desde o dia que chegamos (dia 20). No dia 21 aconteceu aqui a abertura do evento, e no dia 23 começou um desfile com carros alegóricos que ia até a prefeitura.

Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Wat Phantao

Neste templo budista acontece, por volta das 19h, uma apresentação budista. É possível ver os monges meditando e depois soltando balões (como esta região não é autorizada para soltar balões, eles apenas os deixam subir um pouquinho e depois os puxam de volta com uma corda). O evento é lindo, mas recomendamos chegar bem cedo para pegar um bom lugar (nós chegamos lá antes das 17h). Fique o mais na frente possível e sente-se no chão (algumas pessoas levam uma canga para não sujar a calça).

Note que, por ser um lugar sagrado, é preciso estar com roupas adequadas (calças compridas até pelo menos o joelho e camisa que cubra pelo menos os ombros).

Este slideshow necessita de JavaScript.

O show é totalmente gratuito. Na saída os monges vendem velas e incensos para quem quiser comprar. Em 2018 a apresentação aconteceu nos dias 22, 23 e 24 (ou seja, no dia do Krathong e nos dois dias seguintes).

  • Monumento dos três reis (Three Kings)

Nos arredores deste monumento, localizado dentro da cidade murada, há bastante enfeites e iluminação, além de jogos para as crianças. Apesar de aqui também ser cheio de turistas, muitos moradores locais vêm acender velas, o que torna esta região um pouco mais autêntica que as outras.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Eventos pagos

Há muitos eventos pagos de soltura de balões nos arredores de Chiang Mai. O mais famoso é o da universidade Mae Jo. Os ingressos para participar custam algo entre 180 e 400 dólares, dependendo do local onde você ficar (existe uma “área VIP”, embora não sei dizer o que isso significa na prática). Estes ingressos incluem o transporte de ida e volta e um balão (às vezes incluem comida também).

A universidade de Maejo fica a uns 15 quilômetros ao norte do centro histórico de Chiang Mai. Dizem que vale a pena ir lá, mesmo que seja só para observar de graça do lado de fora.

Local da Universidade de Mae Jo
Local da Universidade de Mae Jo

Um táxi de Chiang Mai a Mae Jo deve custar algo entre 300 e 400 bahts. Outra opção é alugar uma moto (a partir de 150 bahts) e ir por conta própria.

É isso, pessoal! Se tiverem a oportunidade de vir para a Tailândia nesta época, não percam este evento!

Aqui estão dois vídeos que fizemos por lá:

Para mais dicas bacanas, acompanhe-nos em nossas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *