Dicas para planejar uma viagem ao exterior

Quer conhecer um novo país, mas não tem ideia por onde começar? Aqui damos algumas dicas bem interessantes!

É claro que guias de viagens como Lonely Planet e afins ajudam bastante, mas aqui daremos dicas de sites e aplicações gratuitos que vão te ajudar bastante a planejar sua viagem, seja a montar roteiro, nas questões de saúde e higiene ou simplesmente com informações para que você não seja enganado pelo caminho!

Este é um dos nossos favoritos. Ele reúne em um mapa atrações fora da rota turística, muitas vezes destinos assustadores, místicos e que são pouco conhecidos até mesmo pelos moradores locais. Nem tudo o que está no mapa pode ser considerado interessante, mas vale muito a pena dar uma conferida.

O link direto para o mapa com as atrações é este:

https://www.atlasobscura.com/articles/all-places-in-the-atlas-on-one-map

Taman Festival - Bali
Parque de diversões fantasma em Bali: atração que descobrimos pelo Atlas Obscura

Esta aplicação é obrigatória principalmente para aqueles que viajam de carro. O mapa traz dicas atualizadas, comentadas por outros viajantes, sobre bons lugares para acampar, postos de gasolina que te permitem passar a noite e uma ou outra atração fora da rota.

O Maps.Me é uma aplicação similar ao Google Maps, porém bem mais completa em vários sentidos. Além de incluir mais ruas, trilhas e até o interior detalhado de algumas atrações, ainda permite que usuários incluam comentários interessantes no mapa. Por exemplo, uma das grandes atrações de Bagan era subir em seus templos para ver tudo lá de cima. Mas, quando estivemos lá, o acesso aos templos estava restrito. Pelo Maps.Me encontramos marcações de bons lugares alternativos onde poderíamos ter vistas panorâmicas das ruínas.

Para aqueles que curtem uma viagem mais cultural, visitar os Patrimônios da UNESCO é uma experiência bem interessante. Para um lugar receber este título, ele precisa ter grande importância social, histórica ou ambiental para a humanidade. Ou seja, você estará seguro de que está visitando um lugar autêntico, e não um mero chamariz para turistas.

Angkor Wat
Angkor Wat, um patrimônio da UNESCO no Camboja

A lista dos patrimônios da UNESCO de cada país podem ser vistos no site oficial.

Este é para os trilheiros de plantão. Além de trazer sugestões das melhores trilhas do mundo, este site ainda permite que você possa baixá-las e abri-las com o Google Maps ou Maps.Me. Assim fica bem mais fácil seguir uma trilha sem guia, principalmente se o caminho não for bem marcado.

Foi com mapas baixados na WikiLoc que conseguimos fazer a incrível trilha para o Inle Lake, no Myanmar.

Trilha Kalaw - Inle lake
Trilha Kalaw – Inle lake, que fizemos graças a um mapa baixado do WikiLoc

Este site é para o mochileiro raiz. Ele não te ajuda diretamente com a montagem do roteiro, mas traz boas dicas de como economizar, onde acampar e quais os pontos mais fáceis de se pegar carona no país. Se você viaja levantando o polegar na estrada, é bom consultar as dicas deste site para saber por quais estradas deverá seguir, onde pode acampar, etc.

Ao planejar uma viagem para um novo país, é muito bom conhecer todas as questões legais e burocráticas daquele lugar, além de estar bem informado quanto a segurança.

O site do Itamaraty traz informações úteis sobre a documentação exigida a brasileiros em cada país, o tempo de permanência permitido, quais vacinas você precisa tomar, se é necessário visto ou não, etc. Além do mais, lá estão os telefones das embaixadas brasileiras, caso você tenha alguma emergência pelo caminho.

O mochileiros é, de longe, o fórum brasileiro mais completo sobre viagens, tanto nacionais quanto internacionais. Lá o pessoal discute questões que vão desde como pegar caronas pela Patagônia até sobre quais os melhores hostels para se hospedar em Nova York. Ou seja, tem informações para mochileiros de todos os perfis.

Este é para aqueles que curtem fazer um mapa com os lugares por onde passaram ou para onde pretendem visitar. Ele basicamente permite que você faça riscos em um mapa. É bem legal para aqueles que curtem compartilhar suas viagens no Facebook, por exemplo.

Roteiro volta ao mundo
Nosso mapa, traçado no TripLine

O The Best Travelled é um site onde você pode marcar os destinos onde visitou. Existem vários sites neste estilo, mas este é bem mais completo. Além de poder pintar os países por onde você já passou, há ainda check lists de atrações em cada lugar, como experiências para se viver, parques nacionais para se visitar e muito mais.

Se for viajar para um novo país, vale a pena conferir as listas sugeridas neste site.

Este site traz informações de saúde sobre cada país do mundo. Se você for viajar para zonas mais remotas do globo ou conhecer países onde a higiene e as condições de saneamento são precárias, consultar este site é de suma importância.

Além de explicar quais os cuidados básicos você deve tomar, ainda recomenda quais vacinas tomar antes de viajar e quais remédios são interessantes de levar.

O TripAdvisor é um site bastante conhecido, onde as pessoas podem escrever comentários sobre a maioria das atrações turísticas do mundo.

Nós não recomendamos que seu roteiro se baseie apenas nele, mas sim que você leia atentamente cada comentário antes de visitar um determinado lugar. Às vezes encontramos comentários bem úteis, como quais dias da semana é mais barato de visitar, se é preciso levar alguma roupa especial, se é preciso contratar guia, se a atração é interessante para crianças e coisas do tipo. Nos templos de Bali, por exemplo, é muito comum ficar um pessoal vendendo roupas especiais na porta, dizendo que é obrigatório comprá-la para entrar. Aí lá dentro você descobre que o templo empresta essas roupas de graça. Se você ler bem os comentários não vai correr o risco de ser enganado por essas pessoas.

E, claro, não se esqueçam do nosso também! 🙂

É isso, pessoal!

Tem alguma dica de site ou app bacana que não mencionamos? Comente aí!

Para mais dicas legais, não deixem de nos acompanhar em nossas redes sociais:

Um comentário sobre “Dicas para planejar uma viagem ao exterior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *