De Siem Reap a Bangkok da forma mais barata

Aqui contamos como foi nossa experiência cruzando a fronteira do Camboja com a Tailândia, e damos as dicas para você gastar o menos possível.

Câmbio oficial (jul/2018)
1 real = 8,61 THB
1 dólar = 33,25 THB

A fronteira de Poypet, que liga Siem Reap a Bangkok, é provavelmente a mais movimentada entre estes dois países. As empresas de ônibus cobram 15 dólares por este trajeto, que dura quase 8 horas, mas é possível fazer tudo gastando metade deste valor, indo por conta própria.

Nós fizemos o deslocamento desde Battam Bang até Bangkok gastando 15 dólares em dois (7,50 para cada). O procedimento e o preço para viajar desde Battam Bang ou desde Siem Reap é exatamente o mesmo.

De Siem Reap a Poypet

Praticamente todas as agências de Siem Reap vendem ônibus e vans para Poypet. O preço normal é 6 dólares, mas dando uma chorada se consegue por 5. A viagem dura 3 horas, e você irá no mesmo ônibus que o pessoal que comprou a passagem direto para Bangkok.

Poypet

Em Poypet, todos descem. Quem comprou a passagem direto para Bangkok receberá um crachá para apresentar do outro lado da fronteira e pegar sua van, mas todos devem cruzar a fronteira a pé.

O ônibus nos deixou a uns 200 metros da imigração do Camboja. Fique atento para não passar direto, pois o prédio não chama muito a atenção. Se você não carimbar a saída, não conseguirá entrar na Tailândia, e terá que caminhar tudo de volta.

Havia uma pequena fila na imigração do Camboja, mas não demorou nem 10 minutos. Não é preciso pagar nada para sair do país.

Daqui, caminhe uns 10 minutos até a imigração da Tailândia. No caminho você encontrará várias casas de câmbio para trocar dinheiro, caso precise.

Fronteira Camboja - Tailândia
Cruzando a fronteira de Poypet a pé

Imigração Tailândia

Fique atento que a Tailândia usa mão inglesa, e portanto a oficina de imigração fica do outro lado da rua. Nós novamente quase passamos direto.

Chegando aqui, você receberá uma ficha para preencher seus dados pessoais. Eles perguntam qual seu próximo destino e qual o meio de transporte você utilizará. Como ainda não sabíamos, deixamos em branco esta parte.

A fila da Tailândia foi bem rápida. Não precisamos pagar nada e recebemos 90 dias de visto. Note que, apesar de não nos terem pedido, o comprovante da vacina da febre amarela é obrigatório para brasileiros. Certifique-se de tê-lo em mãos para o caso de pedirem.

Feita a imigração, passamos as mochilas no raio-X. Tínhamos pães, bananas e manteiga e não reclamaram.

Demoramos cerca de 40 minutos durante todo o processo de imigração.

Do lado tailandês

No lado tailandês há uma pequena cidade, movimentada e com vários caixas eletrônicos (cobram cerca de 5 dólares por saque). Aqui muita gente virá te oferecer van para Bangkok por 300 THB (algo como 9 dólares). Se você pegar a van aqui, já terá economizado 1 dólar, mas é ainda mais barato ir de trem.

Terminal de trem

O terminal de trem fica a uns 7 quilômetros da fronteira, em uma cidade chamada Aranyaprathet. Em teoria há caminhões que levam para lá por 15 THB (50 centavos de dólar), mas não havia no horário que passamos. Acabamos tendo que pegar um tuk tuk que nos cobrou 100 THB (3 dólares). Se você estiver sozinho, o preço é 80 THB.

O trem sai às 13h55min (há outro às 6h55min da manhã), e a passagem custa apenas 48 THB (1,45 dólares) por uma viagem de 6 horas. Na frente do terminal há pessoas vendendo marmitas por 20 THB (60 centavos de dólar).

Note que o guichê abre poucos minutos antes de o trem chegar. Não esqueça de comprar a passagem antes de subir ao trem.

Trem de Aranyaprathet para Bangkok
Viajando de trem para Bangkok

A viagem até Bangkok leva 6 horas.

Bangkok

A última parada do trem é o chamado “Terminal Hua Lamphong Railway Station”. Fica numa zona central de Bangkok.

Nós chegamos sem reserva de hotel, mas felizmente havia wi-fi grátis na estação de trem. Reservamos um quarto na Khaosan Road por 34 reais (note que sai bem mais barato reservar pela internet do que direto no hotel) e pegamos um tuk tuk para lá por 120 THB (3,60 dólares). O cara primeiro pediu 200, oferecemos 100 e fechamos em 120.

Dicas

  • Se puder, evite cruzar esta fronteira nos fins de semana, pois Poypet é uma cidade com cassinos, e muitos tailandeses vão lá para jogar;

  • Procure sair de Siem Reap o mais cedo possível para não correr o risco de perder trem. Nós pegamos o ônibus das 7h30min e conseguimos fazer tudo com folga.

É isso, pessoal! Aqui temos um vídeo mostrando como foi toda a viagem:

Não deixem de nos acompanhar nas redes sociais para ver as melhores dicas sobre o sudeste asiático:

E, se for visitar o Angkor Wat, confira todas as dicas aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *