Conhecendo Vung Tau e o Cristo do Vietnã

O Vietnã também tem a sua versão do Cristo Redentor: fica em Vung Tau e é a maior estátua de Jesus da Ásia. E o mais legal é que você pode subir em seus ombros!

Sobre os ombros de Cristo em Vung Tau - Vietnã
Cristo de Vung Tau

A maioria absoluta dos vietnamitas segue o budismo ou religiões que mesclam os ensinamentos de Buda com crenças regionais. Mas, devido à colonização francesa e à influência dos EUA durante os períodos de guerra, o cristianismo conseguiu conquistar uma grande quantidade de fiéis, tornando-se assim uma religião bastante forte no país.

E um dos grandes símbolos que mostram esta força é a imponente estátua do Cristo de Vung Tau: com 32 metros de altura e mais 4 metros de pedestal (como referência, o Cristo Redentor tem 38 metros), esta estátua recebe seus visitantes de braços abertos. Sua construção se iniciou em 1975 e só foi concluída em 1993.

O mais legal de tudo é que qualquer um pode visitá-la e, se estiver devidamente trajado, pode subir uma escadaria que leva até seus ombros. Tudo isso de graça.

Cristo de Vung Tau
Cristo de Vung Tau

Como chegar?

A cidade de Vung Tau fica 2-3 horas em ônibus de Ho Chi Minh. Há transporte saindo para lá de hora em hora por diversas companhias diferentes.

Desde a região turística de Ho Chi Minh há vans por 150 mil dongs. Se for até o terminal, os preços das vans caem para 80-100 mil dongs. Nós pagamos 80 mil saindo do terminal do norte. Foi uma viagem estranha, pois a nossa van transportava encomendas e nós éramos os únicos passageiros. Mas valeu a economia.

Outra opção é ir com a Futa Bus, que oferece ônibus confortáveis por 100 mil dongs.

O terminal de Vung Tau é bem central e, se você topar caminhar uns 30 minutos, consegue ir a pé dele para qualquer canto turístico da cidade.

Se você quiser seguir viajando pelas praias, de Vung Tau há ônibus para Mui Ne por 100 mil dongs.

Praia de Vung Tau
Praia de Vung Tau

Hospedagem

Vung Tau não costuma estar na rota de turistas estrangeiros, mas é uma cidade bastante visitada por vietnamitas. É a praia de fim de semana dos que vivem em Ho Chi Minh. Por isso, hotéis é que não faltam por lá, e os preços costumam ser bem acessíveis. Nós ficamos em um hotel bem simples para duas pessoas pelo equivalente a 30 reais, e perto da praia. Há também opções mais luxuosas.

Procure se hospedar próximo à praia, de preferência mais para o sul. Assim conseguirá ir caminhando até o Cristo.

A praia

A praia de Vung Lau não é espetacular e nem das mais limpas. Mesmo assim muita gente mergulha por lá para escapar do calor. É boa para bate-volta de fim de semana, mas está bem longe de ser aquelas praias paradisíacas que os turistas buscam no sudeste asiático.

O mar tem bastante ondas e é famoso para a prática de kite surfing.

Vung Tau, Vietnã
Vung Tau

O Cristo

Sem dúvidas a grande atração desta praia é a estátua de Cristo. Erguido sobre um pequeno cerro de frente para o mar, a visão até nos lembra um pouco o Rio de Janeiro .

A estátua está aberta para visitação das 7h15min às 11h30min e das 13h30min às16h30min. Para chegar até ela é preciso subir uma escadaria de pouco mais de 800 degraus. Cansativo, mas as vistas que se tem pelo caminho são muito bonitas.

Cristo de Vung Tau
Cristo de Vung Tau

Na parte de trás da estátua há uma entrada. Por esta entrada é possível subir uma estreita escadaria que dá acesso aos ombros do Cristo. Não se paga nada para subir, mas você precisa ir descalço e vestido com calças que cubram pelo menos até os joelhos e camisa que cubra os ombros e a barriga. Não se permite subir com bolsas ou mochilas, mas você pode deixá-las com o guarda lá embaixo sem problemas.

Em dias de chuva ou com muito vento o acesso aos ombros do Cristo pode ser restrito.

É isso, pessoal! Aqui está um destino pouco conhecido para você colocar em seu roteiro pelo Vietnã.

Veja mais sobre esta praia neste vídeo:

Para mais dicas bacanas, acompanhe-nos em nossas redes sociais:

Dicas para a sua viagem:
  • Não perca tempo! Garanta a reserva do seu hotel pelos melhores preços no Booking.com
  • Prefere alugar uma casa? Então pegue aqui seu desconto de R$130 para a primeira hospedagem no AirBnb
  • Quer ganhar um extra com suas fotos de viagem? Aprenda a vendê-las por aqui.
  • Viaje sem sair de casa com os nossos livros!

Um comentário sobre “Conhecendo Vung Tau e o Cristo do Vietnã

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *