Conhecendo Villa de Leyva – uma das mais belas cidades coloniais da Colômbia

A Colômbia está repleta de lindas cidades coloniais, e Villa de Leyva é uma das mais encantadoras. A cerca de 3 horas ao norte de Bogotá, sem dúvidas merece uma visita!

Câmbio oficial (novembro/2016)
1 real = 920 pesos colombianos
1 dólar = 2915 pesos colombianos

Plaza Mayor de Villa de Leyva
Plaza Mayor de Villa de Leyva

A pouco mais de 3h de Bogotá, esta linda cidade colonial é um dos destinos favoritos de fim de semana dos bogotanos.

Fundada em 1572 e com uma população urbana de cerca de 10 mil habitantes, Villa de Leyva apresentou pouco crescimento e desenvolvimento nos últimos 400 anos, pois está distante das principais rotas de transporte e seu solo não contém quantias significativas de minerais preciosos para explorar. A consequência disso foi que a cidade manteve muito de sua estrutura colonial, e é hoje uma das mais preservadas do país.

Tendo sido declarada como Monumento Nacional em 1954, Villa de Leyva hoje vive basicamente do turismo, e encanta visitantes de todos os cantos do mundo.

Interior da igreja principal de Villa de Leyva
Interior da igreja principal

Como chegar a Villa de Leyva

A partir de Bogotá há ônibus que saem do Portal Norte umas 4 vezes por dia diretamente a Villa de Leyva, e custam entre 21 e 23 mil pesos.

Outra opção é pegar, no próprio Portal Norte, um dos frequentes ônibus para Tunja (15 mil pesos), e de Tunja uma van para Villa de Leyva (6500 pesos).

Hospedagens

Chegamos em Villa de Leyva justamente em um fim de semana que era emendado com um feriado, o que fez os preços das hospedagens subirem. Os hotéis estavam cobrando em torno de 60 a 80 mil para um quarto de casal.

O mais barato que conseguimos foi por 25 mil por pessoa com uma mulher que alugava um quarto em sua casa. Ela veio nos oferecer a hospedagem assim que descemos na rodoviária.

Também há campings e hotéis que deixam acampar por 15 mil por pessoa.

As belas ruas coloniais de Villa de Leyva
As belas ruas coloniais de Villa de Leyva

O que fazer em Villa de Leyva

Praticamente tudo acontece nos arredores da Plaza Mayor que, com 14 mil metros quadrados, é a maior da Colômbia.

Além de simplesmente caminhar pela cidade, aproveitar sua excelente culinária e comprar alguns artesanatos da região, os arredores de Villa de Leyva também possuem muitas coisas interessantes. Aqui estão algumas delas:

  • Casa de Terracota

Considerada a maior estrutura de cerâmica do mundo, esta casa, elaborada pelo arquiteto Octavio Mendoza Morales parece que saiu do desenho dos Flintstones. A ideia do arquiteto era provar que é possível construir uma moradia completa usando apenas os 4 elementos básicos: terra, água, fogo e ar. E conseguiu: o resultado foi esta obra impressionante e encantadora.

Se quiser visitá-la, o valor da entrada é 10 mil pesos. Se não quiser gastar o dinheiro, admirá-la pelo lado de fora já vale a pena!

Casa de Terracota, em Villa de Leyva
Casa de Terracota, em Villa de Leyva

Ela está a pouco menos de 2km do centro de Villa de Leyva. Para chegar até lá, é possível pegar um táxi, cavalo, quadriciclo, fazer um tour ou simplesmente encarar uma caminhada de uns 25 minutos.

  • Pozos Azules

São lagoas artificiais que, durante os dias de sol, apresentam uma coloração de azul muito bonita. Nos dias nublados a visita não vale a pena.

Estas lagoas estão a uns 3km de Villa de Leyva, em uma caminhada de uns 50 minutos em subida pela estrada que leva a Santa Sofia. Outras opções são taxi, quadriciclo, van, cavalo ou tour. A entrada para visitá-las custa 6 mil pesos.

Pozos Azules, perto de Villa de Leyva
Pozos Azules em um dia ensolarado. Fonte: wikipedia.
  • Museu Paleontológico

Se você curte paleontologia, não deixe de visitar este museu. A região de Villa de Leyva é rica em fósseis do período cretáceo, e o mais notável deles é o esqueleto de um Kronossaurus praticamente completo. Ele foi deixado justamente onde foi encontrado, e em volta dele foi construído este museu.

Museu Paleontológico de Villa de Leyva.
Dinossauro no Museu Paleontológico de Villa de Leyva. Fonte: Tripadvisor

O Museu Paleontológico está a cerca de 5km de distância da cidade, e é possível chegar até lá em van. A entrada custa 2000 pesos.

Além destes lugares, na região também há várias fazendas e vinícolas que podem ser visitadas. Algumas possuem avestruzes, outras permitem que você ordenhe vacas ou cabras e outras oferecem passeios a cavalo. Basta perguntar no seu hotel ou no centro de informações turísticas para pegar informações sobre estes passeios!

Villa de Leyva pela noite
Villa de Leyva pela noite

É isso pessoal! Esperamos que tenham curtido este lugar.

Para mais dicas legais e acompanhar nossa viagem de volta ao mundo, curtam nossa página no face:
www.facebook.com/mundosemfimoficial

Um comentário sobre “Conhecendo Villa de Leyva – uma das mais belas cidades coloniais da Colômbia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *