Conhecendo o Templo do Dente de Buda, em Singapura

Este templo, de 62 milhões de dólares, foi erguido no coração de Singapura para guardar um fragmento de valor inestimável: um dente do Buda.

Entrada do Templo do Dente do Buda
Entrada do Templo do Dente do Buda

62 milhões de dólares podem parecer um investimento um pouco exagerado para guardar um pedaço de dente. Mas, quando este dente supostamente pertenceu a Buda, a coisa muda de figura.

Erguido na China Town, bem na região central da Singapura, o Buddha Tooth Relic Temple & Museum é uma das atrações mais impressionantes do país, ainda que muitos turistas o desconheçam.

O templo foi construído em 2007 e tem 5 andares. É possível visitar todos eles, embora muita gente não saiba e acabe indo somente no andar térreo (uma grande pena, pois o dente está no quarto andar). É que o elevador está um pouco escondido, em uma área que parece restrita ao público.

Templo do Dente do Buda
Entrando no templo

O dente

O dente, supostamente um dos molares do Buda, foi recuperado em 1980 de um templo destruído em Mianmar. Não há muito mais informações sobre o assunto.

Infelizmente não é permitido fotografá-lo, mas nós fomos lá perto. É possível vê-lo através do vidro, guardado em uma sala totalmente construída em ouro (até o chão é de ouro). Estima-se que há mais de 270 quilos de ouro maciço ali dentro.

Sobre o dente, bem… não somos especialistas, mas é fácil notar que está mais para o dente de uma vaca do que de uma pessoa. Apesar de não podermos chegar perto, dá para notar que seu tamanho é gigantesco.

Curiosos, fomos pesquisar na internet. Dentistas que já viram fotos ou visitaram o local afirmam que é impossível que se trate do dente de um humano. Os monges do local nunca deixaram um especialista se aproximar para avaliar a autenticidade do fragmento. Segundo os monges, eles acreditam que é verdadeiro, e é isso que importa.

Templo do Dente do Buda
Templo do Dente do Buda

Visitando o templo

O templo apresenta uma beleza impressionante do lado de fora, embora não pudemos admirá-lo muito bem por conta de umas obras que estavam sendo realizadas na rua.

A entrada no templo é gratuita. É preciso estar com calças ou saias que vão pelo menos até o joelho, e estar com os ombros cobertos. Se não estiver com a vestimenta adequada não tem problema, pois eles emprestam uns panos para você usar como saia ou para cobrir os ombros.

O primeiro andar é usado para cerimônias, e possui diversas estátuas muito bem trabalhadas. Percebemos que muitos turistas achavam que isso era tudo e iam embora. Nós, felizmente, fomos fuçar um computador com um mapa que tem logo na entrada, e vimos que era possível, sim, visitar os andares superiores. Por este mapa encontramos o local dos elevadores.

Templo do Dente do Buda
Templo do Dente do Buda

Há um andar intermediário, entre o primeiro e o segundo, onde é possível ver as estátuas de cera de alguns líderes religiosos e ter uma visão melhor da sala de cerimônias.

O segundo andar possui algumas relíquias e um altar. Também tem uma sala onde oferecem cursos de meditação (35 dólares a aula).

No terceiro andar há um museu dedicado à história do Buda, com alguns objetos antigos em exibição. Na entrada passam um desenho, meio ao estilo Cavaleiros do Zodíaco, que conta um pouco sobre o budismo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

No quarto andar está o suposto dente do Buda. Neste andar não é permitido tirar fotos e é preciso fazer silêncio, pois muitas pessoas vão ali para meditar. Não é possível visitar a sala onde está o dente, mas você pode admirá-lo através de uma parede de vidro. Se o dente é verdadeiro ou não, não importa: o lugar é realmente impressionante.

No quinto andar há um jardim e as estátuas de 10 mil budas. Cada uma destas estátuas é dedicada a um doador. Se você quiser ter uma com o seu nome ou o da sua empresa, é só fazer uma doação ao museu (a partir de 80 dólares singapurenses por ano).

Este slideshow necessita de JavaScript.

É isso, pessoal! Curtiram o lugar?

Para conhecer mais lugares bacanas pelo mundo, curtam nossa página no face:
www.facebook.com/mundosemfimoficial

Um comentário sobre “Conhecendo o Templo do Dente de Buda, em Singapura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *