Conhecendo o cenote Zací, em Valladolid

Se você vai visitar a região de Cancún, no México, precisa conhecer pelo menos um cenote. Se os preços dos da costa não te atrai, o Zací pode ser sua salvação!

Câmbio oficial (agosto/2017)
1 real = 5,60 pesos mexicanos
1 dólar = 17,80 pesos mexicanos

Cenote Zací
Cenote Zací

Os cenotes

Os cenotes são buracos que conectam a superfície com rios subterrâneos. Ainda que muitos possam confundi-los com uma simples lagoa, por baixo das águas há algo bem mais complexo: imagine que toda a península de Yucatán, no México, é por dentro como um enorme formigueiro, cheio de túneis que formam um grande labirinto. Agora imagine que todos estes túneis estão cheios de água.

Basicamente, isso é a península de Yucatán. E os cenotes são os buracos de cima do formigueiro, a porta de entrada para todo esse labirinto aquático.

Interessante, não?

Cenote Zací
Cenote Zací

O México é o único lugar do mundo que possui este tipo de formação, e a explicação talvez se dê pelo impacto de um meteoro na região – aquele que selou o fim dos dinossauros.

Estes buracos eram considerados sagrados pelos maias, e contam muito da história daquela civilização. Não é raro encontrar submerso nessas águas ossadas humanas ou restos de oferendas, como peças de ouro e prata.

Ainda que sejam formações naturais impressionantes, muitos turistas desistem de visitá-los, seja por serem de difícil acesso ou por serem muito caros (em muitos deles o valor da entrada supera os 50 dólares).

Mas isso já não é mais desculpa: este aqui é muito barato, e está no centro da cidade de Valladolid. Dá pra ir caminhando até lá sem problemas!

Cenote Zací
Cenote Zací

Como chegar

O cenote Zací está a 2 quadras da praça central de Valladolid (cidade que é base para se conhecer Chichén Itzá, uma das 7 Maravilhas do Mundo).

A partir da portaria, basta descer uma pequena escadaria para chegar à água.

Valladolid está a cerca de 3 horas de Cancún.

Valor da entrada

O valor da entrada para o cenote é de 30 pesos mexicanos (menos de 6 reais). Há um restaurante ao lado que também tem acesso ao cenote – se almoçar lá, pode entrar de graça.

O horário de funcionamento do cenote é das 8h às 18h.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O cenote Zací

O cenote Zací tem formato redondo, com cerca de 45 metros de diâmetro, e metade dele é coberto por uma gruta.

Sua profundidade é imensa: 30 metros nas partes mais rasas, e passa dos 100 metros na parte mais profunda. Por isso é ótimo para quem gosta de saltar – tem plataformas naturais bem altas (convém perguntar se é seguro antes de se jogar).

Para quem não sabe nadar pode ser um problema – bom levar boias. Também há algumas cordas onde você pode se agarrar para não afundar.

A água é fresquinha, mas não chega a ser gelada. Ótimo para escapar um pouco do calor de Valladolid!

Cenote Zací
Cenote Zací

É isso pessoal! Se estiverem pela cidade, não deixem de visitar este lugar encantador.

Se quiserem saber mais sobre o México, leiam nosso post completo sobre o país aqui:

Para mais dicas bacanas, curta nossa página no face:
www.facebook.com/mundosemfimoficial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *