Conhecendo Mérida – a capital cultural do México

Com um belo centro histórico, vários museus e eventos culturais gratuitos, Mérida é uma encantadora cidade que você precisa conhecer. Se estiver mochilando pelo México, não deixe de dar um pulo por aqui!

Câmbio oficial (setembro/2017)
1 real = 5,70 pesos mexicanos
1 dólar = 17,88 pesos mexicanos

Mucuvinha em Mérida
Mucuvinha em Mérida

Fundada em 1542, Mérida é uma das cidades mais antigas do México, e isso se vê em seus bonitos edifícios coloniais. É também uma das mais exemplares: com um IDH bastante elevado, esta é uma das cidades mais seguras e mais limpas do país, motivo de orgulho para seus quase 800 mil habitantes.

Em 2017, Mérida também foi nomeada pela segunda vez como a Capital Americana da Cultura, devido a seus inúmeros museus e eventos culturais gratuitos, que acontecem quase diariamente.

Quer conhecer melhor o México? Então não deixe de dar um pulo aqui!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Chegando e saindo

Mérida está na Península de Yucatán, a 300 km de Cancún, 150km de Valladolid e 170km de Campeche.

A opção mais econômica de viajar são os ônibus da Oriente ou Tame. Aqui vão alguns preços:

  • Mérida – Valladolid: 117 pesos, 3h

  • Mérida – Cancún: 235 pesos, 6h30min

  • Mérida – Campeche: 168 pesos, 3h.

Os ônibus para Valladolid e Cancún saem do terminal Noreste (calle 67 com 50), e os para Campeche do terminal TAME (calle 69 com 68).

Também há a opção de se viajar com ADO: mais confortáveis e mais rápidos, mas custam quase o dobro.

Arquitetura colonial de Mérida
Arquitetura colonial de Mérida

Onde se hospedar?

O melhor lugar para se hospedar é no centro histórico. Esta, além de ser a parte mais bonita e a que concentra a maioria dos museus e restaurantes, também é onde ocorrem os principais eventos culturais da cidade.

Se busca um pouco mais de luxo, recomendamos o Hotel Colonial (www.hotelcolonial.com.mx), um 4 estrelas excelente e muito bem localizado. Conta com TV a cabo, duchas com água quente, ar condicionado e piscina interna. E, apesar de luxuoso, a diária não é tão cara: o preço de um quarto de casal fica em 1150 pesos (algo como 200 reais), e sempre aparecem promoções no Booking. Se quiser ficar lá, faça uma reserva aqui.

Quarto no Hotel Colonial, Mérida
Quarto no Hotel Colonial

Se busca hostel, há uma boa oferta nos arredores do Parque Plaza Grande. As camas em quarto compartilhado ficam na faixa dos 250 a 350 pesos.

Há também boas opções no AirBnb, mas as casas mais econômicas ficam um pouco mais afastadas.

Comer e Beber

Se busca economia, no Mercado San Benito há menus a partir de 50 pesos. Pelo centro também há uma série de restaurantes simples por este preço.

Almoçando no mercado de Mérida
Almoço do mercado – 50 pesos

Para comer algo mais refinado (e caro), procure nos arredores do Parque Santa Lucía ou pelo Paseo Montejo.

Uma boa dica é comer nos Botaneros: são lanchonetes com música ao vivo onde, ao degustar uma cerveja (40 pesos), eles te servem gratuitamente com vários pratos de comida local. Uma boa opção para conhecer a culinária da região sem gastar muito. Pergunte no seu hotel por boas indicações.

Informações turísticas

O Centro de Informações Turísticas está bem em frente ao Parque Plaza Grande, no lado oposto ao da igreja. Lá é possível conseguir um mapa, informações sobre passeios na região e ver a agenda de eventos gratuitos que ocorrem na cidade. Eles também dão uma revista com o melhor da região para o mês que você estiver visitando.

O que fazer?

Mérida é fácil de ser conhecida a pé. Dentre as atrações estão uma infinidade de museus, vários deles gratuitos. Aqui listamos alguns passeios para se fazer na cidade:

  • Parque Plaza Grande

Principal praça de Mérida, é onde estão as coloridas letras que formam o nome da cidade, assim como a catedral e diversos edifícios históricos. Ocasionalmente acontecem eventos culturais por aqui.

Parque Plaza Grande, no centro histórico de Mérida
Parque Plaza Grande, no centro histórico
  • Museu de Montejo

Museu criado em homenagem a Montejo, a quem se atribui a fundação da cidade. O museu é anexo a uma agência bancária do Citibanamex, e a entrada é gratuita. Expõe alguns móveis da época colonial em perfeito estado, assim como peças de arte de artistas mexicanos.

Está localizado em frente ao Parque Plaza Grande.

Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Palácio do Governo

Outro edifício de entrada gratuita, o Palácio do Governo conta com uma exposição permanente de quadros que contam a história da região, geralmente expondo o lado dos indígenas. Todos os quadros possuem uma legenda, com explicações nas línguas espanhola, inglesa e maia.

O Palácio do Governo também está em frente ao Parque Plaza Grande.

Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Museu Macay

Outro museu localizado ao lado do Parque Plaza Grande e de entrada gratuita. Este é dedicado à arte, e conta com exposições de diferentes escolas e movimentos artísticos. Ao lado do museu há uma galeria onde também se expõem peças de arte.

Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Museo de la Ciudad de Mérida

Museu dedicado à história de Mérida, com informações e peças tanto do período colonial quanto do período pré-colonial. Nos andares superiores há uma exposições de arte.

A entrada é gratuita, e o museu fica na esquina da calle 56 com a calle 65.

Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Paseo Montejo

Uma bonita avenida com um largo calçadão, ótimo para uma caminhada. Mesmo nos dias de sol é possível passar uma tarde agradável aqui, já que há muitas árvores para fazer sombra.

No Paseo Montejo, além de casas históricas, ainda há vários restaurantes e bares turísticos. No final da avenida há um bonito monumento.

Nos domingos a rua é fechada para carros, tornando a caminhada ainda mais agradável.

Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Eventos Culturais

Todos os dias há pelo menos um evento cultural gratuito, geralmente de dança, música ou folclore. Nas sextas rola um Jogo de Bola Maia, mostrando como era o esporte favorito daquela civilização.

Para conferir os eventos, locais e horários, veja o site oficial da cidade: www.merida.gob.mx/turismo

Este slideshow necessita de JavaScript.

Arredores de Mérida

Izamal é uma bonita cidade colonial, famosa por ter a maioria de suas casas pintadas de amarelo. Também possui uma grande quantidade de ruínas maias. Vale a pena fazer um bate-volta para lá.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Para ler tudo sobre Izamal, confira nosso post aqui.

  • Homun

Homun é um pequeno povoado, a cerca de 80km de Mérida, que concentra uma grande quantidade de cenotes, a maioria deles barato e pouco disputado. Se você curte relaxar nessas águas sagradas, é um bom lugar para passar uns 2 dias.

Ainda que o mais comum seja usar a cidade de Valladolid como base para conhecer esta maravilha do mundo, é possível visitá-la partindo de Mérida também. Há ônibus frequentes para lá, e a viagem dura em torno de 2h30min.

Este slideshow necessita de JavaScript.

É isso pessoal! Curtiram as dicas deste lugar?

Não deixem de curtir nossa página do face para acompanhar nossa viagem de volta ao mundo:
www.facebook.com/mundosemfimoficial

3 comentários sobre “Conhecendo Mérida – a capital cultural do México

    1. Estamos planejando ficar 6 meses aqui e conhecer metade do país. O norte conheceremos na volta, quando passarmos nos EUA!!
      Quanto mais viajamos, mais percebemos que tem muito mais coisa para ver!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *