Conhecendo as cachoeiras de Kawasan (ilha de Cebu, Filipinas)

Um dos destinos mais populares das Filipinas, as belas e azuis cachoeiras de Kawasan são um ótimo lugar para se refrescar do calor e curtir a natureza. Aqui ensinamos a visitá-las por conta própria!

Câmbio oficial (janeiro/2018)
1 real = 15, 40 pesos filipinos
1 dólar = 49,80 pesos filipinos
1 euro = 59,90 pesos filipinos

Este slideshow necessita de JavaScript.

Localizada a cerca de 4 horas ao sul de Cebu, as cachoeiras de Kawasan são um destino que vem se tornando cada vez mais popular no país. Lá, você poderá se refrescar em suas águas azuis, saltar de plataformas bem altas e ainda alugar uma jangada para sentir a força das águas. E o melhor: é possível fazer tudo por conta própria, sem tour ou guia.

Vai dar uma passada pela ilha de Cebu? Não deixe de vir até aqui!

Como chegar?

Kawasan fica a cerca de 4h horas em ônibus ao sul da cidade de Cebu, perto da cidade de Badian. O ideal para visitar as cascatas é se hospedar na cidade de Moalboal, que está a pouco mais de 3 horas de Cebu. Uma passagem de Cebu até aqui fica na faixa dos 130 pesos (menos de 10 reais).

Desde Moalboal, pegue qualquer ônibus amarelo na estrada que vá no sentido oposto ao de Cebu e peça para descer em Kawasan (ou “waterfall”). Esta viagem dura cerca de 30 minutos e custa 30 pesos (2 reais). Os ônibus te deixarão bem na frente. A partir dali, é só caminhar cerca de 1,5km até a primeira cachoeira, e seguir a trilha até as demais.

Em Moalboal muitas agências vendem tours para as cachoeiras por 1300 pesos, mas não vale a pena. É muito fácil ir por conta própria.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Hospedagem

Moalboal tem bastante oferta de hotéis de todos os preços. Achamos o custo x benefício aqui um pouco pior do que no restante das Filipinas, mas é possível conseguir boas promoções usando o Booking ou o Agoda.

Nós ficamos em um hotel chamado Emok’s que foi o mais barato que encontramos. Um quarto privado com ventilador para um casal sai por 600 pesos (45 reais), enquanto uma cama em quarto compartilhado sai por 300 pesos. Hotel bem simples, mas valeu a economia.

Outra opção é se hospedar em Badian, embora a oferta de hospedagens por lá seja bem pequena.

Se quiser reservar seu hotel, pode fazer por aqui:

Booking.com

Preços

A entrada para as cachoeiras custa 40 pesos (menos de 3 reais). Com isso já é possível curtir tudo sem gastar nada a mais.

Há uns guias vendendo um passeio chamado “canyoning”. Neste passeio, eles te guiam pelas trilhas e indicam três lugares altos para você saltar. Não é necessário: as trilhas são fáceis de encontrar e também não é difícil localizar os lugares dos saltos, já que sempre há muitos turistas saltando ali. Em todo o caso, contratar o serviço destes guias é uma boa maneira de ajudar a comunidade local.

O preço oficial do guia é 200 pesos por pessoa para 4 horas de passeio. Também é possível alugar sapatos de água, capacete, colete salva-vidas e mochila à prova d’água por 50 pesos cada. Os únicos que valem a pena é o colete salva-vidas (caso não saiba nadar) e os sapatos (caso não tenha um calçado que se fixe bem ao pé).

Outro passeio clássico por lá é alugar a jangada e passar por baixo de uma das cachoeiras. A jangada custa 300 pesos.

Aqui estão todos os serviços oferecidos por lá:

Preços dos serviços em Kawasan
Preços dos serviços em Kawasan

Nós só pagamos os 40 pesos da entrada e curtimos os mesmos lugares que o pessoal que contratou tour.

O que levar?

Não é preciso levar muita coisa – repelente e protetor solar são interessantes, mas não indispensáveis.

Se você tiver sandálias que prendem bem no pé ou sapatos que possa molhar, é uma boa. Nós fizemos tudo de chinelo, mas deu trabalho em algumas partes.

Também é uma boa levar lanche ou dinheiro para almoçar lá (há alguns restaurantes simples). Ainda que seja possível ver todas as cachoeiras em pouco tempo, é uma boa ir sem pressa e aproveitar o dia inteiro.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O passeio

A partir do lugar que o ônibus te deixa, é preciso caminhar cerca de 1 quilômetro por um caminho de concreto à beira do rio. Há tuk tuks que fazem este trecho, mas pode ir caminhando mesmo que é bastante agradável.

Logo você chegará à entrada, onde terá que pagar a taxa de ingresso. A partir daí, é só seguir caminhando mais uns 15 minutos até a primeira cachoeira.

A trilha é bem fácil. Só há um lugar onde você pode se perder: quando chega a uma ponte de concreto, há uma escada que sobe a ponte e um caminho que passa por baixo dela. Siga por baixo da ponte.

A primeira cachoeira é a mais cheia de todas. Aqui há um pequeno restaurante e as jangadas (que não vimos ninguém alugar). Neste ponto você será abordado por vários guias tentando vender seus serviços. Alguns tentarão te convencer de que o caminho é difícil, que é perigoso e tudo mais, mas não é verdade. Dá para ir por conta própria numa boa.

Cachoeira de Kawasan, Filipinas
No mirante da primeira cachoeira

A trilha segue por uma escada que está no final do restaurante. Lá você passará por um mirante onde poderá ver a cachoeira por cima. Passe o mirante e siga em frente por mais uns 20 minutos até chegar à segunda cachoeira. Aqui você já verá os três lugares possíveis de saltar (que eles vendem no tour “canyoning”):

  • Salto 1: é um salto pequeno, ao lado de uma escada, pouco antes da ponte que leva ao segundo restaurante. Há que prestar atenção onde se deve saltar, pois há algumas pedras la embaixo;

  • Salto 2: é uma corda para você se balançar ao estilo Tarzan. Recomendo dar uma reconhecida no local antes de saltar, pois há uma pedra grande dentro da água, e o risco de cair sobre ela existe;

  • Salto 3: este é o mais legal de todos: deve ter quase 10 metros de altura, e fica ao lado da cachoeira. Para chegar até lá, siga por uma trilha que contorna pelo lado direito do lago. Lá em cima a trilha bifurca: tome o caminho da esquerda, atravesse o rio e você chegará ao local do salto.

Saltando na cachoeira de Kawasan, Filipinas
Saltando da cachoeira mais alta

A maioria dos turistas que chega sem guia acaba voltando aqui, achando que este é o fim do passeio. Porém, se você seguir adiante na trilha que leva ao salto 3 (pegando o caminho da direita pela bifurcação) chegará a uma terceira queda d’água, onde é possível massagear as costas com a força do rio. Foi neste último trecho que tivemos um pouco de dificuldade de seguir de chinelo.

O passeio todo, num ritmo tranquilo, incluindo os saltos e um tempo razoável para nadar, deve durar algo entre 3 e 4 horas.

Aqui está um vídeo resumindo como foi nosso passeio por lá:

É isso, pessoal! Curtiram a dica deste lugar?

Para conhecer mais lugares bacanas pelo mundo, curtam nossa página no face:
www.facebook.com/mundosemfimoficial

Um comentário sobre “Conhecendo as cachoeiras de Kawasan (ilha de Cebu, Filipinas)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *