Conhecendo a Colônia Tovar – Um pedaço da Alemanha na Venezuela

A menos de 50km da fervilhante Caracas está esta bela e pacífica cidade, rodeada por uma natureza espetacular e com uma arquitetura e cultura típicas da Alemanha. Um ótimo lugar para relaxar e esquecer um pouco da crise venezuelana!

Referência (janeiro/2017)
1 dólar = 3500 bolívares fuertes*
1 dólar = 3,20 reais

*no câmbio negro. O aumento do dólar e a inflação são quase diários na Venezuela.

Colônia Tovar, Venezuela
Colônia Tovar – a Alemanha do Caribe

Conhecendo a cidade

Colônia Tovar, também conhecida como “a Alemanha do Caribe”, foi fundada em 1843 por um grupo de imigrantes vindos do então estado independente de Grande Ducado de Baden, que posteriormente foi anexado à Alemanha.

Hoje a cidade, que tem pouco mais de 21 mil habitantes, vive praticamente do turismo, e costuma encher nos fins de semana e nas férias, tanto por turistas estrangeiros quanto por caraquenhos que buscam escapar um pouco do caos da cidade grande.

Quem vem de fora e começa o recorrido pela Colônia Tovar custa a acreditar que o país está em crise: os hotéis lotados, os carros luxuosos, os restaurantes cheios e as ruas seguras mostram que o turismo por aqui continua forte.

Além do turismo, o cultivo de pêssegos, morangos e a fabricação de cervejas artesanais representam uma boa fatia da economia local.

Feira de rua da Colônia Tovar
Feira de rua na Colônia Tovar

Como chegar à Colônia Tovar?

Para chegar à Colônia desde Caracas, pegue o metrô até a estação La Hoyada, e lá procure os ônibus que vão para El Junquito (350 bolívares). Certifique-se que o ônibus vai até o “pueblo”, pois há outros que levam apenas até o km 12.

Logo que estiver chegando a El Junquito peça para descer onde saem os ônibus para a Colônia Tovar. Estes saem de hora em hora ou quando enchem, e custam 450 bolívares. O recorrido inteiro dura cerca de 2 horas.

Se não quiser passar por Caracas, vá até La Victoria (está na rota entre Caracas e Valencia), e de lá pegue um ônibus direto para a Colônia (600 bolívares, 1h30min).

Colônia Tovar enfeitada para a noite de natal
Colônia Tovar pela noite, com enfeites de natal

Hospedagem

As hospedagens na Colônia Tovar são caras (pelo menos para os padrões da Venezuela). Há chalés para duas pessoas no centro a partir de 14 mil bolívares. Nós acabamos ficando em um que custava 25 mil porque os outros estavam lotados. Não lembramos o nome (era um desses complicados nomes alemães), mas fica praticamente do lado da igreja.

Colônia Tovar, apesar de ter poucos habitantes, é uma cidade grande, e algumas hospedagens estão a vários quilômetros do centro. Se não estiver de carro é melhor evitá-las, pois o transporte público por lá é escasso. O ideal é ficar próximo da igreja mesmo (atrás dela há várias hospedagens).

Nosso chalé, por 25 mil

Alimentação

Os restaurantes na Colônia Tovar são todos ao estilo alemão, e a principal comida servida é linguiça com salada e batatas (na faixa de 7 mil). Se for para lá, não deixe de provar um delicioso joelho de porco (rodilla de cochino) – servido por praticamente qualquer restaurante. O preço está na faixa de 11 mil.

Se quiser comer uma comida mais “normal”, há pizzas para duas pessoas a partir de 10 mil e x-saladas a partir de 4 mil.

Também não deixe de provar as excelentes cervejas artesanais (a partir de 2 mil uma longneck), os chocolates caseiros, os pêssegos (a partir de 1000 o quilo) e os morangos com creme (na faixa de 2 mil o copo).

Cerveja artesanal na Colônia Tovar
Tomando uma deliciosa cerveja artesanal

O que fazer?

Não há muitas atividades na Colônia, além de aproveitar sua excelente gastronomia, tomar cerveja, relaxar nos chalés e fazer compras na sua feira.

O centro é composto pela igreja (que foi baseada na igreja alemã de Endingen) e por duas ruas em subida, repletas de bares, restaurantes e barraquinhas de frutas e artesanatos.

Se quiser fazer um tour, há um passeio de carro pelas montanhas da região que dura cerca de 2h e custa apenas 3 mil por pessoa. Infelizmente não conseguimos fazer porque fomos na alta temporada, e já estava tudo lotado para o dia que estávamos lá. Mas tudo bem, fica para a próxima!

Igreja da Colônia Tovar
Igreja da Colônia Tovar

É isso aí pessoal! Curtiram a dica?

Para mais dicas de lugares bacanas e acompanhar nossa viagem de volta ao mundo, curtam nossa página no face:
www.facebook.com/mundosemfimoficial

3 comentários sobre “Conhecendo a Colônia Tovar – Um pedaço da Alemanha na Venezuela

  1. Curti demais!!!
    Vou fazer a Mérida, Tucacas, Colonia Tovar por culpa de vocês!!! Seus Lindos!!!
    Amo vocês!!!
    Muito obrigado por esta disposição em escrever este site!!!
    Nos dias em que vocês estavam na Venezuela via fronteira com a Colombia, eu estava de carro em Santa Elena de Uairén fronteira com Brasil indo em direção a Mérida!!!
    Mas meu filho contraiu uma virose muito forte e o carro deu problemas na bomba dágua…então retornamos a Boa Vista RR onde moramos.
    Depois ao conhecer vocês vi que nossa viagem a Mérida não estava bem planejada.
    Vocês me ajudaram muito e em breve seguirei vossos passos.!!
    Felicidades em tudo e tenham um feliz Mundo sem Fim !!!

    1. Muito obrigado Tim! Temos certeza que vão se divertir muito por lá!
      No meio do caminho tem a praia de Choroni também, no Parque Nacional Henry Pitier. Infelizmente não conseguimos ir para lá, mas podem dar uma pesquisada em como é e pensar em colocar no roteiro!
      Lemos que já saíram as notas novas no país (de até 20 mil), o que vai deixar a viagem por lá muito mais prática.
      Que tenham uma excelente viagem, e depois comentem aí como foi! 🙂
      Abraço!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *