Conhecendo a belíssima praia de Los Frailes, no Parque Nacional Machalilla, Equador

De todas as praias continentais do Equador, Los Frailes é, provavelmente, a mais bonita. Localizada dentro de um parque nacional, ela está livre de restaurantes, hotéis, vendedores ambulantes, etc: tudo para você aproveitar ao máximo suas águas azuis!

Referência (ago/2016)
1 dólar = 3,20 reais

Depois das praias de Galápagos, a praia de Los Frailes deve ser a mais bonita de todo o Equador. Sua beleza não está apenas na cor azul do mar ou na bela paisagem que a cerca, mas também no seu isolamento: por estar dentro do Parque Nacional Machalilla, sua natureza está praticamente intocada, livre de qualquer tipo de edificação ou de poluição. Uma verdadeira praia paradisíaca!

Longe do trânsito e livre de construções artificiais - assim é Los Frailes
Longe do trânsito e livre de construções artificiais – assim é Los Frailes

Estrutura

A única estrutura existente na praia é um pequeno estacionamento, localizado a uns 100 metros da areia, que conta com banheiro e duchas gratuitas. Também há uma pequena casa de madeira onde é possível comprar água, comida e acessórios de praia.

Preço e horários

A entrada, tanto para a praia quanto para o Parque Nacional Machalilla, é gratuita. Só é preciso registrar sua entrada no posto de controle.

O horário para visitar a praia é das 8h às 16h.

A entrada para o Parque Nacional Machalilla. A partir daí basta caminhar uns 35 minutos até Los Frailes
A entrada para o Parque Nacional Machalilla. A partir daí basta caminhar uns 35 minutos até Los Frailes

Como chegar a Los Frailes?

Nós partimos de Montañita. Para chegar até Los Frailes, é possível pegar um ônibus direto (3 dólares) ou um até o terminal de Puerto Lopez ($2,50) e depois um outro até Los Frailes ($0,50).

De Montañita até Los Frailes o trajeto demora 50 minutos em ônibus. Desde Puerto Lopez, 10 minutos.

Para voltar é o mesmo esquema. Basta subir em qualquer ônibus que ele vai pelo menos até Puerto Lopez.

Tentamos ir e voltar de carona, mas não tivemos sorte. A única carona que conseguimos foi até a metade do caminho para Puerto Lopez, que nos fez economizar $1,50. No mais, o pessoal não foi muito prestativo.

A praia de Los Frailes
A praia de Los Frailes
Mucuvinha curtindo a praia de Los Frailes
Mucuvinha curtindo a praia de Los Frailes

Segurança

Por estar bem isolada, Los Frailes é uma praia bastante segura. Não tivemos medo de deixar nossas coisas na areia e entrar no mar (mesmo se passasse alguém para roubar, não teria para onde fugir).

Pode ficar tranquilo!

Conhecendo o parque e a praia

Desde a estrada você caminha uns 30 metros até a entrada do parque, onde é preciso registrar-se em um computador.

A partir daí, há dois caminhos que você pode seguir: um deles, diretamente até Los Frailes, é por estrada de terra, praticamente plana, e demora de 30 a 40 minutos a pé (é possível fazê-lo em moto-táxi por 1 dólar). No fim desta estrada há um estacionamento e banheiros, e desde aí caminha-se mais uns 100 metros até a praia.

O outro caminho é por uma trilha, que vai por cima de umas pequenas montanhas e oferece belas vistas de outras praias da região. Por aí é possível aproveitar umas praias mais desertas no caminho.

Mapa para chegar em Los Frailes
Mapa para chegar em Los Frailes

*a seta preta mostra o caminho pela estrada, e a branca pela trilha. A região circulada em vermelho é a praia de Los Frailes.

Se você optou por fazer o caminho mais curto, vale a pena caminhar mais uns 15 minutos e ir até o mirador (seta amarela), de onde se tem uma belíssima vista de Los Frailes e de uma outra praia.

Los Frailes pode encher, principalmente nos fins de semana e em dias ensolarados, embora nada que chegue a incomodar. De qualquer forma, se quiser mais tranquilidade, é possível fazer uma caminhada de cerca de 30 minutos até a praia que está do outro lado do mirador. Esta é praticamente deserta, e ainda mais bela que Los Frailes.

Caminho até o mirador
Caminho até o mirador
Praia vizinha de Los Frailes, vista do mirador. Para quem quer tranquilidade, esta é bem mais deserta.
Praia vizinha de Los Frailes, vista do mirador. Para quem quer tranquilidade, esta é bem mais deserta.

Ah, se estiver por aí entre os meses de junho e setembro, fique de olho nas águas mais ao fundo. É bem possível que você veja baleias nadando por lá!

Se quiser vê-las de mais perto, contrate um tour de barco. Leia aqui como foi a nossa experiência!
É isso pessoal! Curtiram Los Frailes?

Para mais dicas de lugares e acompanhar nossa viagem de volta ao mundo, curtam nossa página no face:
www.facebook.com/mundosemfimoficial

2 comentários sobre “Conhecendo a belíssima praia de Los Frailes, no Parque Nacional Machalilla, Equador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *