Conheça Utila – o paraíso dos mochileiros no caribe de Honduras

Há alguns dias atrás postamos sobre a paradisíaca ilha de Roatán. Desta vez visitamos sua vizinha Utila, muito mais econômica e cheia de vida!

Câmbio oficial (junho/2017)
1 dólar = 23,50 lempiras
1 lempira = 0,14 reais

Utila, Honduras
Águas transparentes de Utila

A apenas 1 hora em barco da costa de Honduras está Utila, uma ilha simpática e paradisíaca que atrai mochileiros do mundo todo, seja para curtir suas belas praias, suas festas à beira-mar ou aproveitar os econômicos cursos de mergulho.

Se você se encantou com Roatán, com certeza vai adorar sua vizinha mais econômica.

Na dúvida de qual visitar? Conheça as duas!

Como chegar?

A maneira mais econômica de se chegar a Utila é utilizando os confortáveis barcos da Utila Dream (https://www.facebook.com/UtilaFerry/). Há saídas diárias entre a cidade de La Ceiba e a ilha por 575 lempiras. A mesma companhia também faz o translado entre Utila e Roatán por 715 lempiras. Confira na página deles os dias e horários. A viagem (tanto para La Ceiba quanto para Roatán) demora 1 hora.

Ferry Utila Dream para Roatán
Mucuvinha com o ferry da Utila Dream

Outra opção é pegar voos de/para Tegucigalpa ou San Pedro Sula.

Onde se hospedar?

Em Utila há diversas opções para todos os gostos e bolsos. O centro da ilha tem praticamente duas ruas principais: uma que vai beirando o mar e outra que sobe para o interior da ilha. Ainda que poucos hotéis estejam no Booking e afins, você não terá dificuldade para conseguir algo buscando na hora.

O hotel mais barato que encontramos se chama Loma Vista e cobra 200 lempiras (menos de 10 dólares) por um quarto de casal. Tem cozinha e wi-fi. Pelo valor, achamos muito bom. Para chegar até lá, basta caminhar uns 7 minutos pela rua que leva ao interior da ilha (aquela bem na frente do cais).

Se você pretende fazer curso de mergulho, provavelmente a hospedagem no hotel da agência já estará incluído no valor (geralmente dão 4 dias de hospedagem).

Paradise, Utila
Hotel onde ficamos por conta do curso de mergulho

Se quiser algo mais luxuoso, o Mango Inn é um dos hotéis mais conceituados da ilha.

Comer e beber

Pela avenida à beira-mar e pela que segue ao interior da ilha há diversas opções de restaurantes e bares. De um modo geral, um menu econômico fica na faixa de 100 lempiras, e as bebidas nos bares (cerveja ou drinks) ficam entre 25 e 35 lempiras.

Se quiser o mais econômico, há uma lanchonete chamada Seven Ocean (a partir do cais, siga para a direita) que vende baleadas gigantes por 65 lempiras. Uma dessas é suficiente para encher a barriga no almoço.

Deslocamento

É possível chegar caminhando aos principais pontos da ilha. Se não quiser andar, há a opção de pegar os moto-táxis. Uma corrida com eles costuma ficar na faixa de 20 a 30 lempiras por pessoa.

Se tiver com uma graninha sobrando, pode alugar um quadriciclo (60 dólares/dia) ou um carrinho de golfe (de 35 a 90 dólares por dia, dependendo do tamanho).

Moto-táxis em Utila
Moto-táxis esperando os turistas no cais

Dinheiro

Se for fazer passeios ou cursos de mergulho, todas as agências aceitam bem dólares e lempiras, fazendo a conversão pelo câmbio oficial. Se tiver euros, é melhor trocar no banco (há uma agência do Banco Atlántida na ilha).

Para pagar os restaurantes e os moto-táxis, é melhor ter lempiras mesmo. Há caixas eletrônicos no centro, se quiser fazer saques.

Saúde

Se tiver qualquer problema de saúde (dores de ouvido são comuns entre os que estão aprendendo a mergulhar), há um centro médico em Utila que atende estrangeiros. A consulta custa 150 lempiras, e geralmente inclui os remédios que vão te receitar.

Uma corrida de táxi do centro até lá fica em 30 lempiras. Se quiser ir andando, basta caminhar uns 15 minutos pela rua que parte da frente do cais.

Utila, Honduras
A calmaria no interior da ilha

As festas

Escutamos que as festas em Utila são bem pesadas, estilo aquelas de filme mesmo, onde as mulheres fazem topless e dançam em cima do balcão.

Nós não chegamos a ver nada disso, mas o pessoal (principalmente os turistas) gosta de beber bastante. Praticamente todo dia há pelo menos uma festa rolando, cada vez em um bar. Só perguntar para qualquer pessoa em qual vai ser a de hoje.

Os bares geralmente são em casinhas construídas sobre o mar, o que dá um ambiente bem legal. Nunca vimos nenhum que cobrasse entrada. O preço da cerveja fica entre 30 e 40 lempiras. Nas quintas-feiras há festas onde as mulheres bebem de graça.

Praia de Pumpkin Hill, no norte de Utila

Robinson Crusoé

Há uma lenda em Utila de que foi lá que Robinson Crusoé naufragou e viveu mais de 20 anos de sua vida. Alguns tours inclusive se propõem a te levar ao local onde seu navio encalhou e na gruta onde ele montou a sua casa.

Na verdade, Crusoé é um personagem fictício, portanto as histórias não são verdadeiras. Mas há algo interessante: ainda que a descrição da localização no livro não bata com Utila (no livro, Crusoé estimava que sua latitude fosse entre 9 e 10 graus, onde está a costa da Venezuela e as ilhas de Trinidade e Tobago), a descrição da paisagem é muito similar. Alguns atribuem isso ao fato de que o escritor usou depoimentos de piratas para escrever. E, como Utila era uma parada de piratas, é possível que muito desta ilha realmente esteja no livro.

Idioma

Ainda que pertença a Honduras (onde a língua oficial é o espanhol), muitos dos moradores da ilha utilizam o inglês como seu primeiro idioma. Isso é consequência da colonização inglesa nas ilhas vizinhas. A própria arquitetura de Utila tem mais herança da Inglaterra do que da Espanha.

Mercados

Há diversos pequenos mercados no centro que vendem praticamente de tudo. Os preços por aqui são mais salgados que no continente. Portanto, itens como protetor solar, cosméticos e repelente é melhor trazer.

Utila
Rua principal de Utila

Mosquitos

Os mosquitos às vezes são bem chatos, principalmente no fim da tarde. Procure usar sempre repelente.

O que fazer?

O principal interesse das pessoas que vem a Utila é fazer os cursos de mergulho, que são uns dos mais baratos do mundo. Se já for certificado, pode mergulhar com tubarões (a temporada costuma ser entre dezembro e maio) e em meio à barreira de corais Meso-Americana, uma das maiores do mundo.

Eu mesmo aproveitei e tirei minha certificação de mergulho em Utila. Se quiser saber como foi o processo, leia o post completo aqui:

Além do mergulho e das festas, você pode curtir as belas e paradisíacas praias caribenhas. As principais são:

Praias de Utila
Principais praias de Utila
  • Praia pública

É a praia mais frequentada da ilha. Fica a uns 20 minutos de caminhada para a esquerda, a partir do cais. Possui água bem azul e transparente. Nos fins de semana costuma encher.

Praia pública de Utila
Praia pública de Utila
  • Pumpkin Hill

Está localizada na parte de trás da ilha. Se quiser chegar lá caminhando, prepare-se para andar uns 40 minutos (metade em asfalto, metade em estradas de terra). Os mosquitos são bem brabos neste caminho, portanto leve repelente.

A praia é praticamente deserta e possui um visual muito bonito, com o pequeno cerro ao fundo. Dizem que aqui há uma cova que esconde tesouros de piratas (infelizmente não a encontramos).

Esta praia possui ondas, por isso não é muito boa para a prática de snorkel.

Praia de Pumpkin Hill, Utila
A bela e deserta praia de Pumpkin Hill
  • Bando Beach

A praia mais bonita do centro. Para chegar até lá, basta caminhar uns 15 minutos pela beira-mar, para a direita de quem desce no cais.

Para chegar até lá, é preciso cruzar uma propriedade particular. Há uma placa dizendo que se cobra 3 dólares, mas nós entramos sem pagar e ninguém falou nada. Se pagar, terá direito a usar as cadeiras.

A barreira de corais passa pertinho desta praia. É um bom lugar para fazer snorkel, mas é bom ir com calçado, pois terá que atravessar umas pedras caminhando.

Bando Beach, Utila
A bela praia de Bando Beach
  • Neptune

Provavelmente a praia mais bonita da ilha e o melhor lugar para fazer snorkel. Alguns tours de mergulho inclusive descem aí.

Neptune está localizada no oeste da ilha. Para chegar até lá há um barco que faz o deslocamento gratuitamente. Este barco sai de perto da praia pública às 9h, 11h e 13h.

Nesta praia há um pequeno restaurante. Teoricamente você precisaria consumir algo aí, mas se não quiser ninguém fala nada. O restaurante não é barato, mas tampouco é impagável: uma cerveja aqui custa 40 lempiras.

Mergulhando em Utila
Mergulhando nos corais perto da praia de Neptune

É isso pessoal! Curtiram Utila?

Para mais dicas de lugares bacanas e acompanhar nossa viagem de volta ao mundo, curtam nossa página no face:
www.facebook.com/mundosemfimoficial

 

4 comentários sobre “Conheça Utila – o paraíso dos mochileiros no caribe de Honduras

    1. E temos certeza que suas futuras postagens nos darão vontade de abandonar a América e seguir para a África! Estes dias estávamos vendo o Animal Planet e já pensamos em mudar o roteiro 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *