Conheça Trujillo – uma joia no caribe de Honduras!

Primeiro lugar da América continental que os espanhóis colocaram os pés, Trujillo tem, além de uma história fantástica, belas praias e uma floresta tropical exuberante. Não deixe de incluí-la no seu mochilão por Honduras!

Câmbio oficial (maio/2017)
1 lempira = 0,139 reais
1 dólar = 23,47 lempiras

Trujillo, Honduras
Ruas coloniais de Trujillo

Localizada entre o mar do Caribe e a exuberante selva tropical do Parque Nacional Capiro Calentura, esta pequena cidade de cerca de 60 mil habitantes é o paraíso na Terra (não é à toa que muitos europeus vem se aposentar aqui).

Mas não é só de beleza natural que vive Trujillo: sua história também é fantástica. Foi nesta região que, em 1502, Cristóvão Colombo, durante sua 4° viagem, colocava pela primeira vez os pés na parte continental da América.

A partir de então a região foi ganhando importância, e em 1525 a cidade de Trujillo foi fundada, tornando-se assim a cidade mais antiga de Honduras e um importante porto para a coroa espanhola.

Ao longo dos séculos seguintes, Trujillo foi diversas vezes vítima de ataques de piratas, sendo destruída e reconstruída a cada invasão. Em 1550 os espanhóis construíram a Fortaleza de Santa Bárbara (cujas ruínas podem ser visitadas), mas ela não foi suficiente para conter os saqueios.

Também foi em Trujillo que o mercenário estadunidense William Walker foi preso e fuzilado. Seu túmulo é um importante ponto turístico da cidade.

Parque Nacional Capiro Calentura
Parque Nacional Capiro Calentura

Chegando e saindo

Antes, Trujillo era o “fim da linha” para quem percorria Honduras pela costa. Hoje, felizmente a estrada que liga Tegucigalpa a Trujillo foi restaurada e se encontra em ótimo estado, o que facilitou muito o acesso a esta cidade.

Para quem vem de Tegucigalpa, é preciso pegar um ônibus até Juticalpa (109 lempiras, 3 horas), e de Juticalpa outro até Trujillo (não sabemos o preço porque seguimos de carona, mas a viagem dura cerca de 4 horas). Fique atento, pois o último ônibus que sai de Juticalpa a Trujillo parte ao meio-dia.

Para quem quer seguir pelo Caribe, há vans que vão e vem de La Ceiba em intervalos regulares. Custam 140 lempiras, e a viagem dura 3 horas.

Trujillo não tem um terminal de ônibus, mas as duas empresas de transporte (Cotraibal e Cotuc) estão localizadas na estrada, a cerca de 1km do centro.

Praia de Trujillo, Honduras
As tranquilas praias de Trujillo

Onde se hospedar?

Se quiser um bom hotel, ficamos em um excelente, chamado Capiro Bay Hotel (https://www.facebook.com/CapiroBayHotel/). Além de ser super confortável e possuir ar condicionado (muito importante, pois em Trujillo faz muito calor), o hotel ainda conta com uma praia quase particular. Recomendado! Um quarto de casal aqui sai a partir de 39 dólares.

Se viaja no modo economia extrema, há hotéis bem simples no centro, com quartos a partir de 300 lempiras (com ventilador).

Deslocamento

É possível se deslocar por praticamente toda a cidade a pé, mas se não quiser caminhar sob o sol forte, a opção é pegar táxis compartilhados. Cobram 25 lempiras por pessoa.

Restaurantes

Trujillo possui tanto restaurantes simples quanto aqueles mais voltados a turistas estrangeiros (e mesmo estes não são tão caros).

Um menu simples, composto por arroz, feijão, salada e alguma carne sai a partir de 60 lempiras.

Mucuvinha na Fortaleza de Sant Bárbara - Trujillo, Honduras
Fortaleza de Santa Bárbara, em Trujillo

O que fazer?

O melhor de Trujillo é curtir sua praia, de águas tranquilas, transparentes e onde se pode caminhar vários metros sem afundar por completo.

Além disso, outros lugares que merecem destaque são:

Fortaleza de Santa Bárbara

Construída em 1550 com mão-de-obra indígena, esta fortaleza – com uma vista espetacular do mar do Caribe – visava proteger os tesouros da Coroa Espanhola da invasão de piratas. Durante os séculos seguintes, suas muralhas foram palco de diversas batalhas, entre elas aquela que derrotaria o mercenário estadunidense William Walker.

A Fortaleza de Santa Bárbara está localizada ao lado da praça central de Trujillo. A entrada custa 3 dólares para estrangeiros, e dá direito ao ingresso em um pequeno museu que conta sua história e exibe alguns objetos antigos.

Fortaleza de Santa Bárbara - Trujillo, Honduras
A fortaleza de Santa Bárbara com sua bela vista para o Caribe!

Túmulo de William Walker

William Walker foi um infame mercenário dos Estados Unidos, que idealizava conquistar grande parte da América Latina e do Canadá em nome de seu país. Segundo sua crença, os estadunidenses eram superiores às raças “mestiças” dos países vizinhos, o que justificava as invasões.

Walker chegou a dominar a Nicarágua e se tornar presidente do país em 1856. No ano seguinte, foi expulso da América Central.

De volta aos EUA, Walker ganhou apoio e conseguiu montar um pequeno exército de mercenários para tentar uma nova invasão à Nicarágua. Acabou por ser capturado e fuzilado em Trujillo, onde seus restos mortais descansam até hoje.

O túmulo de William Walker está no Cemitério Viejo, a uns 10 minutos de caminhada a partir da praça central.

Túmulo de William Walker, no cemitério de Trujillo
Túmulo de William Walker, no cemitério de Trujillo

Parque Nacional Capiro Calentura

Atrás da cidade de Trujillo está este parque, com uma natureza exuberante e lar de diversas espécies de aves, macacos, onças e outros animais.

Há uma trilha de 3 horas para chegar até o topo da montanha (onde há uma torre). Dizem que nos dias de céu limpo é possível ver ilha de Roatán lá de cima.

O começo da trilha está um pouco depois do Hotel Villa Brinkley. Recomendamos ir até lá em táxi (25 lempiras por pessoa) para economizar um pouco de fôlego. Na volta pode descer caminhando.

A entrada para o parque é gratuita. O pessoal recomenda que se contrate um guia (pode pedir o telefone de algum na bilheteria da Fortaleza de Santa Bárbara).

Nós não chegamos até o topo, mas o trecho que fizemos era bem marcado e fácil de fazer por conta própria.

Parque Nacional Capiro Calentura
Seguindo a trilha no Parque Nacional Capiro Calentura

É isso pessoal! Espero que tenham gostado de conhecer Trujillo!

Para mais dicas legais e acompanhar nossa viagem pelo mundo, curtam nossa página no face:
www.facebook.com/mundosemfimoficial

Salvar

Um comentário sobre “Conheça Trujillo – uma joia no caribe de Honduras!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *