Taganga: conheça a bela praia de Santa Marta – Colômbia

A menos de 5 km da movimentada Santa Marta está a relaxante Taganga, uma antiga vila de pescadores com belas praias que hoje recebe turistas do mundo todo!

Câmbio oficial (jan/2017)
1 real = 910 pesos colombianos
1 dólar = 2930 pesos colombianos

Praia de Taganga
Bela praia de Taganga, na Colômbia

Por estar tão perto da grande cidade de Santa Marta, foi difícil para nós acreditar que Taganga fosse ser bonita. Esperávamos um inferno, com carros e gente para tudo que é lado.

Sorte nossa que fomos lá conferir: por incrível que pareça, mesmo na alta temporada, esta pequena praia de 5 mil habitantes é um paraíso para aqueles que buscam relaxar e curtir as águas do mar do caribe. As duas praias principais (a própria Taganga e a Playa Grande) possuem bastante movimento, mas basta caminhar alguns minutos adiante para encontrar lugares paradisíacos e desertos.

Está viajando pela Colômbia? Não deixe de conferir este lugar!

Como chegar a Taganga

Taganga está a apenas 5km de Santa Marta, e é possível ir e vir usando ônibus de linha mesmo (a passagem custa 1400 pesos). Estes ônibus passam de 15 em 15 minutos (pelo menos na alta temporada) e partem do centro de Santa Marta. Basta perguntar por lá quais avenidas eles cortam.

Se quiser, outra opção é pegar um táxi. A viagem deve sair em torno de 7 mil pesos.

Playa Grande, pertinho de Taganga
Playa Grande, uma das mais movimentadas

Hospedagem em Taganga

Há várias opções de hospedagens em Taganga, e todas costumam ser bem econômicas.

Nós ficamos em um hostal  chamado Hostal Casa Horizonte (https://www.facebook.com/hostalcasahorizonte), que possui piscina e uma vista espetacular da praia. Um quarto de casal sai a partir de 65 mil, e uma cama em dormitório compartilhado 25 mil. Possui cozinha e um bar/restaurante bem bacana.

Para chegar até ele é preciso encarar a pé uma subida de uns 100m morro acima (carros não sobem). É cansativo quando se está com as mochilas, mas vale o esforço. O atendimento não é dos melhores, mas a vista compensa.

Piscina do hostel em Taganga
Hostal Casa Horizonte. Que tal curtir uma piscina com esta vista?

Se quiser reservá-lo, reserve-o por aqui e ajude nosso site a continuar no ar 🙂



Booking.com

Pelo centro há hostels simples e econômicos na faixa dos 20 mil por pessoa, e também campings por 10 mil por pessoa.

Comidas e bebidas

Há vários restaurantes, quiosques e bares à beira da praia. Os pescados saem entre 10 e 20 mil, dependendo do tipo do peixe e do tamanho. Se quiser comer um menu simples (geralmente frango ou carne cozida) é possível conseguir por 8 mil. Também há opções para vegetarianos.

Os coquetéis geralmente são vendidos no esquema 2×1, e custam na faixa de 15 mil. A cerveja fica a partir de 3 mil a longneck, ou 4 mil a garrafa de 700 ml.

Avenida principal de Taganga
Avenida principal de Taganga, com vários bares e restaurantes

Clima

Taganga faz calor o ano todo, sendo os meses de dezembro e janeiro um pouco mais frescos.

A temporada de chuvas vai de maio a novembro, sendo mais forte no mês de outubro.

As praias da região de Taganga

Todas as praias da região possuem águas calmas e com uma boa transparência, o que faz do mergulho com snorkel ou com equipamento profissional uma atividade interessante. E não é preciso ir longe: vá nas praias com mais pedras que verá uma grande quantidade de peixes e corais.

As principais praias são a de Taganga mesmo e a Playa Grande, onde se concentra o maior número de pessoas e se pode encontrar cadeiras para alugar, restaurantes e atividades como banana boat e jet sky.

Se quiser curtir o mar sem muita gente, é só procurar uma das inúmeras praias pequenas e desertas. Há uma entre Taganga e Playa Grande, e várias outras depois de Playa Grande.

É possível chegar a qualquer uma destas praias em barco (custam na faixa de 5 mil por pessoa, e saem quando enchem) ou caminhando por uma pequena trilha que bordeia os cerros até encontrar a praia que mais te agrade.

A caminhada entre Taganga e Playa Grande leva uns 20 minutos, e pode ser feita de chinelo tranquilamente.

Praia de Genemaka, ao lado de Taganga
Uma das inúmeras opções de praias mais tranquilas que se pode chegar caminhando.
Mucuvinha indo para Playa Grande
Mucuvinha fazendo a trilha para a Playa Grande

A noite em Taganga

Taganga não possui baladas, mas o clima noturno é muito agradável. Os bares ficam abertos até tarde, e as rodas de violão na areia seguem animadas até o sol nascer, formando um ótimo ambiente para curtir com os amigos ou com a família.

Taganga é muito segura, portanto não há com o que se preocupar.

Noite em Taganga
Meia-noite na praia de Taganga

Outras atividades

Taganga e Santa Marta são um ótimo ponto de partida para explorar o Parque Tayrona e a Cidade Perdida.

As lanchas para o Tayrona cobram entre 100 e 200 mil, dependendo da praia que se deseja visitar. Também há excursões em vans para lá, embora neste caso seja muito mais barato ir em transporte público (do centro e do terminal de Santa Marta saem ônibus frequentes para lá).

Os tours para a cidade perdida custam a partir de 850 mil com tudo incluído. Geralmente duram 5 dias, sendo pura caminhada e camping. Para quem curte trilhas, é uma ótima escolha.

Pôr do sol no caribe
Por do sol em Taganga
Taganga
Curtindo o mar do caribe

É isso pessoal! Espero que tenham curtido a dica!

Não deixem de curtir nossa página no face para acompanhar nossa viagem de volta ao mundo:
www.facebook.com/mundosemfimoficial

6 comentários sobre “Taganga: conheça a bela praia de Santa Marta – Colômbia

  1. Fala Renan. Continuo acompanhando vocês. Tá bem bacana os relatos e as dicas de roteiros podem ajudar muita gente. Agora rumo à América Central né?
    Tem um outro casal que também tá fazendo uma trip dentro de uma kombi, por enquanto ainda no Brasil. O projeto deles também é bem legal. Coloca no buscador do youtube, Vivendo Mundo Afora vlog, que tem os vídeos da trip.
    Abraço

    1. Fala rapaz! Acabei de curtir vocês lá no face, vamos acompanhando sua viagem também! Capaz que a gente se trombe por esse mundão! 🙂
      Daqui vamos para a América Central sim. Estamos vendo como cruzar para o Panamá.
      Vocês seguem agora para o Uruguai?
      Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *