Conheça Resistencia, a cidade das esculturas na Argentina!

Resistência é a capital da província do Chaco, na Argentina. Apesar de não ser uma cidade voltada para o turismo, possui belos museus e edifícios antigos. É também a cidade das esculturas, o que pode ser um paraíso para os amantes de fotografia.

Resistência pode ser conhecida em 1 ou 2 dias, dependendo da sua disposição para visitar museus e seguir a toda das esculturas. Se for se hospedar por ali, o ideal é procurar um lugar próximo a praça 25 de Mayo. Se vier de Corrientes, desça do ônibus quando estiver próximo a esta praça.
Ali há um centro de informações turísticas, onde se pode conseguir um mapa da cidade com os principais pontos a serem visitados.

Esculturas

Resistência é um museu a céu aberto. Possui mais de 600 esculturas espalhadas pelas praças, avenidas e calçadas da cidade. Para os amantes de arte ou de fotografia, isso pode ser um prato cheio: caminhar pela cidade em busca dessas obras de arte é um passeio divertido que pode durar o dia todo. No centro de informações turísticas há um mapa que pode te ajudar, embora haja mais obras de arte do que as que constam ali.

Uma das inúmeras esculturas de Resistencia, Argentina
Uma das inúmeras esculturas de Resistência, Argentina

Museus

Há vários museus na cidade para todos os gostos, a maioria deles gratuito. Em todos se pode chegar caminhando.
Para se conhecer um pouco da história da região, não deixe de visitar o Museo del Hombre Chaqueño, que conta um pouco do folclore do povo guarani. As histórias são muito parecidos com as nossas, tendo como personagens, por exemplo, o lobisomem, a Caa Porã (nossa Caipora) e o Kurupi (parecido com o nosso Curupira, porém o deles foi abençoado com um pênis de quase 1 metro =x).

O Kurupi chaquenho. Essa coisa em volta dele é o seu pênis.
O Kurupi chaquenho. Essa coisa em volta dele é o seu pênis.

Gastronomia e vida noturna

Como é de praxe na Argentina, esta cidade também oferece boas opções de restaurante e bares para todos os gostos, bolsos e idades.
A dica para quem for comer por ali é pedir o prato mais tradicional da cidade, o “pastel de pacú y maíz en canastra de mandioca”. É um bolo de peixe pacu (pescado no rio Paraná) e mandioca, muito gostoso. Pode ser encontrado na maioria dos restaurantes.

Bicicleta

É possível emprestar uma bicicleta por duas horas para andar por Resistência. O ponto onde se pode pegar a bicicleta é na praça que tem no cruzamento das avenidas Paraguay e Vélez Sarsfield. Ali basta deixar um documento, que será devolvido quando a bike for devolvida.

Se estiver hospedado em Resistência, tire um dia para conhecer Corrientes, a capital da província vizinha que fica a poucos quilometos dali.
Para chegar em Corrientes, pegue um ônibus da linha Chaco/Corrientes que passa próximo à praça 25 de Mayo (se informe com os locais onde são os pontos de parada deste ônibus). A passagem custa 7 pesos.
Leia aqui o nosso post sobre Corrientes.

 

Para acompanhar nossa viagem de volta ao mundo, curta nossa página no face!
www.facebook.com/mundosemfimoficial

3 comentários sobre “Conheça Resistencia, a cidade das esculturas na Argentina!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *