Conheça Izamal – a cidade amarela do México

Pertinho de Mérida e de Chichén Itzá está Izamal, uma pérola colonial ainda pouco conhecida no México. Aqui damos todas as dicas para chegar até lá!

Câmbio oficial (setembro/2017)
1 real = 5,69 pesos mexicanos
1 dólar = 17,88 pesos mexicanos

Izamal - a cidade amarela
Izamal – a cidade amarela

Izamal – alguns a chamam de “cidade dos cerros”, por contar com 5 ruínas maias que parecem montanhas. Outros preferem chamá-la de “cidade das três culturas”, por mesclar bem a cultura indígena, a da Espanha colonial e a do México contemporâneo. Outros ainda preferem a denominação de “cidade amarela”, já que a grande maioria de seus edifícios são pintados com essa cor.

Seja como for, Izamal foi uma das cidades mais importantes do mundo maia, e hoje suas ruínas se destacam entre as casas coloniais. Ainda que não sejam tão impressionantes, elas têm seu valor histórico. E o melhor de tudo: são todas grátis.

De herança espanhola ficou a igreja e o convento, construído no século XVI sobre uma das pirâmides maias. Como contorno a esta obra está um imenso corredor de arcos, considerado o segundo maior do mundo.

Curtiu? Então não deixe de dar um pulo aqui!

Convento de San Antonio - Izamal
Arcos do Convento de San Antonio

Como chegar?

A forma mais fácil de chegar a Izamal é a partir de Mérida: do terminal Noreste (calle 67 com 50) saem ônibus em intervalos regulares para lá. O trajeto dura cerca de 1h30min. Se quiser fazer bate-volta, note que o último pela manhã sai às 10h. Depois, só meio-dia. O preço da passagem é 28 pesos.

Para voltar há ônibus até de noite.

Do terminal ADO também saem ônibus para lá, mas bem mais caros.

Igreja de San Antonio - Izamal
Igreja de San Antonio

Hospedagem

Izamal oferece uma boa oferta de hospedagens a seus visitantes. Se você é daqueles que curte chegar com uma mochila nas costas e buscar lugar, não terá problemas.

Ainda assim, a cidade é pequena e dá pra conhecer tudo numa tarde. Se estiver hospedado em Mérida, vale mais a pena fazer um bate-volta de 1 dia.

Izamal

Onde comer?

No mercado (quase em frente ao convento) vendem almoços a partir de 65 pesos. Há também outras opções de restaurante na cidade, mas não muitas.

O que fazer?

Uma caminhada de umas 2 ou 3 horas deve ser suficiente para conhecer toda a cidade e os principais lugares de interesse. Aqui estão alguns imperdíveis:

  • Convento de San Antonio

Esta é a construção mais imponente de Izamal, e é basicamente o símbolo da cidade. Não se paga nada para entrar na igreja ou na área do convento. Se quiser visitar um pequeno museu e o camarim da Virgem, há um custo de 5 pesos (menos de 1 real). No museu é possível ver algumas roupas e até a cadeira usada pelo Papa João Paulo II durante sua visita à cidade (1993).

Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Ruínas

Há algumas ruínas maias na cidade. Se você já passou por Palenque, Chichén Itzá ou Tulum provavelmente ficará um pouco decepcionado, mas ainda assim valem a visita. Não se paga nada para entrar em nenhuma delas.

O Google Maps não mostra todas, então colocamos aqui um mapa mostrando as faltantes:

Mapa de Izamal
Mapa do centro de Izamal

As mais legais são as de Izamatul e a Kinich Kakmó. É possível subir a elas e ter uma bela vista da cidade.

Este slideshow necessita de JavaScript.

  • Letreiro de Izamal

Este é para aquela clássica foto com o nome da cidade. Ao fundo do letreiro está o Convento de San Antonio, completando a bela paisagem.

O letreiro está bem no meio do Parque Itzamna.

Mucuvinha em Izamal
Mucuvinha em Izamal

É isso aí pessoal! Curtiram a dica do lugar? Leiam também nosso post sobre Mérida aqui.

Se quiserem saber mais sobre o México, leiam nosso post completo sobre o país aqui:

Para mais dicas bacanas e acompanhar nossa viagem pelo mundo, curta nossa página no face:
www.facebook.com/mundosemfimoficial

Um comentário sobre “Conheça Izamal – a cidade amarela do México

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *