Conheça Arboletes e mergulhe num vulcão de lama! – Colômbia

A pequena cidade de Arboletes, fora do roteiro turístico tradicional e pouco conhecida por viajantes, oferece uma experiência única: mergulhar na cratera de um vulcão cheio de lodo! Venha conhecer como foi nossa experiência por lá.

Câmbio oficial (março/2017)
1 real = 945 pesos colombianos
1 dólar = 2975 pesos colombianos

Vulcão de lodo de Arboletes
Crianças observando o vulcão de lodo de Arboletes

Arboletes: com pouco mais de 30 mil habitantes, esta pequena cidade no caribe colombiano nem parece uma cidade costeira: com uma cultura fortemente ligada à ganaderia, ela mais parece uma cidade do interior. Ainda que sua praça central esteja a apenas 500 metros da praia, é mais provável encontrar por ali pessoas com roupas de gaúchos do que com trajes de banho.

Além deste contraste interessante, a cidade também guarda uma joia pouco conhecida na Colômbia: seu vulcão de lodo, onde é possível literalmente flutuar na lama. Ainda que a profundidade seja enorme, é impossível afundar aqui.

A cidade está fora da rota turística tradicional. Mas, se quiser inovar um pouco, pode dar um pulo por aqui!

Como chegar

Para chegar até Arboletes, é preciso ir primeiramente a Montería, que está no caminho entre Medellín e Cartagena.

De Montería há ônibus e vans que partem do terminal (10 mil pesos) ou táxis coletivos que partem do centro (15 mil por pessoa; chorando conseguimos por 12).

A distância é de 60km, e a viagem costuma levar pouco mais de 1h.

Arboletes está na rota para quem pretende ir ao Panamá por terra/barco. Se for fazer este caminho, não deixe de dar um pulo aqui!

Praça central de Arboletes
Praça central de Arboletes

Hospedagem

Arboletes é uma cidade pequena, mas conta com uma grande oferta de hotéis. Infelizmente a maioria deles não está habilitado para receber estrangeiros (provavelmente devido ao fato de a cidade ser tão pouco conhecida internacionalmente).

O hotel mais barato que nos aceitou foi o Aristi, a 1 quadra da praça principal sentido à praia. Lá, um quarto de casal com ventilador sai por 50 mil.

Comida

Nos arredores da praça central há vários restaurantes. Os menus mais econômicos custam a partir de 9 mil, e os mais sofisticados ficam na faixa dos 15 mil. Os pratos mais tradicionais são os peixes e as carnes de boi.

Mergulhando na lama do vulcão de lodo de Arboletes
Mergulhando na lama do vulcão de lodo

O vulcão de lodo

Sem dúvidas a maior atração da cidade é o vulcão de lodo, onde é possível merulhar em sua imensa cratera. É semelhante ao El Totumo, de Cartagena, mas muito maior e com bem menos gente.

A sensação é difícil de descrever: você fica literalmente flutuando em toda a lama. Seus pés não tocam o chão, mas mesmo assim é impossível afundar o corpo todo. Além da brincadeira, a lama, por conter uma grande quantidade de minerais, supostamente possui propriedades medicinais.

Para chegar até o vulcão, é possível pegar um moto-táxi no centro ou ir caminhando por cerca de 2km pela estrada que vai para Montería. Outra opção, mais perto mas um pouco mais complicada, é ir pela praia. Alguns locais é difícil de caminhar, e em alguns pontos terá que atravessar propriedades particulares (mas está tudo bem, o pessoal já está acostumado).

A entrada para o vulcão custa 3 mil pesos, e inclui um banho de água limpa para tirar a lama. Pode ficar lá o tempo que quiser.

Vulcão de lodo em Arboletes
Impossível afundar na lama!

A praia

Arboletes possui praia, mas não é muito bonita. Pode ser interessante para passar o restante do dia, depois que conhecer o vulcão.

Tome cuidado com os troncos na areia (não sabemos de onde eles vieram, mas a quantidade é enorme).

Mucuvinha na praia de Arboletes
Mucuvinha na praia de Arboletes

É isso pessoal! Esperamos que tenham curtido a dica.

Para acompanhar nossa viagem de volta ao mundo, curtam nossa página no face:
www.facebook.com/mundosemfimoficial

2 comentários sobre “Conheça Arboletes e mergulhe num vulcão de lama! – Colômbia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *