Como tirar o visto para o Myanmar?

Quer visitar o Myanmar? Aprenda aqui a tirar o visto para lá!

O Myanmar é, na opinião de muitos, o país mais fascinante do sudeste asiático, e um dos menos visitados. Muitos viajantes acabam o deixando de lado pelo simples fato de não entenderem muito bem como o visto funciona. Mas o processo é bem mais simples do que você imagina!

Vamos lá:

Validade e preço do visto

O visto de turismo é válido por 3 meses a partir da data de expedição, e te dá direito a apenas uma entrada. O tempo máximo que você pode ficar no país é de 28 dias.

O custo do visto é de 50 dólares americanos.

Visto na embaixada do Myanmar

Este é o jeito chato de tirar o visto, mas já foi uma opção interessante por ser mais econômico. Muitos viajantes optavam por tirar o visto indo na embaixada do Myanmar na Tailândia, já que o custo para tirar por lá era consideravelmente mais baixo do que pela internet. Mas agora eles subiram o valor para o equivalente a 50 dólares, então na prática tanto faz.

As desvantagens de tirar pela embaixada, além da chatice de ter que ir até lá, é que ele costuma levar 3 dias para ficar pronto, gasta uma página inteira do passaporte e ainda exigem uma documentação adicional, como passagem de entrada e saída do país e a reserva do hotel (pelo menos da primeira noite). O requisito “passagem de entrada/saída” é inviável para quem pretende entrar e sair do país por terra.

Esta alternativa só é interessante mesmo caso você não tenha cartão de crédito para pagar o e-visa ou tenha algum tipo de problema com o pagamento.

E-Visa

Este é o visto que você tira pela internet, através do site:

https://evisa.moip.gov.mm

O visto custa 50 dólares e demora até 3 dias úteis para ser emitido (ou 56 dólares se você quiser para o dia seguinte). Nós pagamos 50 dólares e recebemos o visto no dia seguinte de qualquer forma.

Por este método, você receberá uma carta no seu e-mail, autorizando (ou não) a sua entrada. Aí é só imprimir esta carta e apresentar na imigração (seja terrestre ou aeroporto) junto com o seu passaporte. Feito isso, o procedimento é normal: você recebe um carimbo de entrada e pronto.

É obrigatório imprimir a carta, pois eles carimbam nela também. Se chegar lá com a carta no celular eles não vão aceitar.

Note que algumas regiões do Myanmar são restritas para turistas. Certifique-se de a fronteira por onde você pretende entrar é válida para estrangeiros (no processo do visto aparece a lista).

Basicamente, o que se pede no site, além das informações pessoais, é o seguinte:

  • Uma foto do rosto, no estilo foto de passaporte (nós tiramos com a nossa câmera mesmo, em frente a uma parede branca);

  • Profissão (caso você esteja desempregado, é melhor dizer qual era a sua profissão anterior do que escrever “desempregado”);

  • Endereço do hotel onde vai passar a primeira noite (não é preciso apresentar comprovante da reserva. Portanto, se você é daqueles que gosta de chegar na hora e procurar hotel, basta colocar o endereço de um hotel qualquer que encontrar no Booking).

Ah, vale lembrar que é preciso desabilitar o bloqueador de pop-ups do navegador para o pagamento funcionar.

Myanmar
Carimbo de entrada no Myanmar

Pagamento e problemas

O pagamento pode ser feito por Visa, Mastercard ou American Express. Há outras opções de pagamento com bancos asiáticos, mas que não se aplicam para brasileiros.

Por alguma razão do além, a opção “Visa” não estava funcionando para nós. Nós conseguimos pagar usando o método UOB, e dentro do UOB escolhendo o opção “Visa”.

Também tivemos problema com o banco Santander. Não sei se com os outros bancos é assim, mas no nosso caso era preciso validar o pagamento no site do Santander, e o site deles simplesmente não funciona na Tailândia. Tivemos que usar uma VPN para contornar este problema (caso você também esteja enfrentando isso, nós usamos a VPN Tunnel Bear que dá 500Gb de dados gratuito).

 

É isso, pessoal! Não deixem de ler nosso post completo com todas as dicas para viajar pelo país:

Não esqueça de nos seguir nas redes sociais:

5 comentários sobre “Como tirar o visto para o Myanmar?

    1. Olá, é só clicar no símbolo do UOB em vez de clicar no cartão de crédito. Ele vai te direcionar para outra tela onde você pode por o número do cartão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *