Como ir de Vigan a Sagada em transporte público (Filipinas)

Vigan e Sagada são dois destinos bastante turísticos nas Filipinas, mas viajar de uma cidade para a outra não é algo tão simples. Aqui ensinamos como fazer! (a dica também serve para quem quer ir a Bontoc ou Banaue).

Câmbio oficial (janeiro/2018)
1 real = 15, 40 pesos filipinos
1 dólar = 49,80 pesos filipinos
1 euro = 59,90 pesos filipinos

A ilha de Luzon tem dois destinos importantes ao norte: um deles é Vigan, uma cidade colonial espanhola declarada como Patrimônio da UNESCO. A outra é a região composta por Sagada, Bontoc e Banaue, com trilhas para montanhas, cachoeiras e os famosos campos de arroz (outro Patrimônio da UNESCO).

Se você pedir informações de como ir de Vigan para a região dos campos de arroz, todos vão te mandar ir até Baguio, e de lá pegar outro ônibus para Bontoc. Mas é possível cortar caminho usando uma série de transportes públicos entre pequenas cidades. Assim, além da economia de tempo e dinheiro, você ainda conhece o interiorzão das Filipinas e passa por lugares onde praticamente nenhum estrangeiro vai.

Se você quiser ir de Sagada para Vigan, basta seguir em caminho contrário.

de Vigan a Sagada
O caminho que fizemos

Ah, apesar de a distância ser curta (menos de 200km), o trajeto é bem demorado, portanto recomendamos sair cedo. Nós saímos de Vigan às 7h30min e chegamos a Sagada às 17h.

1. Vigan – Tagudin (132 pesos, 2h)

Desde Vigan, pegue um ônibus para a cidade de Tagudin. Qualquer ônibus que vai para Manila para ali. A passagem normalmente custa 150 pesos, mas encontramos, no posto de gasolina que tem na esquina da Liberation Blv com a Jose Singson, ônibus confortáveis por 132 pesos. Eles saem em horários marcados, em intervalos de 1h30min mais ou menos. Nós pegamos o das 7h30min.

Avise o motorista que você quer ir para Cervantes, assim ele te deixará no cruzamento correto.

2. Tagudin – Cervantes (150 pesos, 2h40min)

Desde a esquina onde o ônibus te deixou, basta caminhar uns 100 metros que verá as vans que seguem para Cervantes. Saem quando enchem. A viagem é bem bonita e cheia de curvas.

Não esperamos nem 10 minutos para sair.

Aprecie a vista do interior de Luzon
Aprecie a vista do interior de Luzon

3. Cervantes – Abatan (60 pesos, 1h)

A van te deixará em Cervantes quase na frente de onde saem as vans para Abatan. Estas saem com horários definidos: 7h30min, 8h30min, 9h30min, 10h30min, 13h, 14h, 16h.

Como chegamos pouco depois do meio-dia, almoçamos no restaurante do terminal de vans (80 pesos um prato com carne e arroz).

O caminho segue bonito, e você logo começará a ver as primeiras plantações de arroz.

Cervantes, Filipinas
Terminal de van de Cervantes

4. Abatan – Bontoc (50 pesos, 1h)

Em Abatan também é muito fácil encontrar as vans que seguem para Bontoc, pois as empresas de trasporte são todas vizinhas.

Aqui havia uma van que seguia diretamente para Sagada, mas só ia sair às 16h30min (chegamos pouco depois das 14h) e ninguém sabia informar o preço. Assim, decidimos seguir para Bontoc mesmo.

Neste caminho você verá mais plantações de arroz e seguirá ao lado de um rio bonito. Vale a pena deixar a câmera preparada.

5. Bontoc – Sagada (40 pesos, 50 min)

Chegando a Bontoc, o pessoal logo irá te recomendar pegar um tuk tuk para ir até o terminal onde saem os carros para Sagada. Mas não precisa: é só ir perguntando que a distância não dá nem duas quadras.

Este último trecho da viagem é em jeepney, e esperamos pelo menos uns 30 minutos até que ele enchesse.

Desde aqui, é só seguir até o final que ele te deixará no centro de Sagada, quase em frente à igreja.

Jeepney para Sagada
Jeepney para Sagada

Se seu destino é Banaue, de Bontoc há vans para lá também (não chegamos a ver o preço).

Todos estes trechos fizemos com nossas mochilas grandes, e em nenhum momento nos cobraram por isso. Quando não cabiam no porta-malas da van, amarravam elas em cima sem problemas.

É isso, pessoal! Não deixem de conhecer esses lugares bacanas quando estiverem viajando pelas Filipinas.

Para mais dicas bacanas, curtam nossa página no face:
www.facebook.com/mundosemfimoficial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *