Como ir da Malásia a Singapura de ônibus

Está na Malásia e quer visitar Singapura da maneira mais econômica possível? Aqui ensinamos como chegar lá!

Câmbio oficial (fev/2018)
1 real = 1,20 myrs (moeda da Malásia)
1 dólar = 3,92 myr
1 euro = 4,81 myr

1 real = 0,40 dólar de Singapura
1 dólar (EUA) = 1,33 dólar de Singapura
1 euro = 1,63 dólar de Singapura

Singapura de noite
Singapura pela noite

Esta é uma rota comum para quem viaja pelo sudeste asiático: descer pela Tailândia, cruzar toda a Malásia e dar um pulo em Singapura. Ainda que seja fácil pegar um ônibus direto de Kuala Lumpur até a Singapura (50 myr, 4-6 horas), você pode fazer este trajeto por conta própria gastando menos e tendo mais flexibilidade de horários. Além disso, ainda pode conhecer algumas cidades pelo caminho. O segredo é ir até a cidade fronteiriça Johor Bahru e lá seguir em um ônibus de linha.

Aqui ensinamos como faz:

Vá até a estação de ônibus TBS (dá para chegar lá de metrô) e compre uma passagem para Johor Bahru. Dá para chegar e comprar na hora, pois há ônibus saindo com bastante frequência. A passagem custa a partir de 34,50 myr e a viagem dura cerca de 2h30min.

Outra maneira, mais econômica ainda, é ir primeiro para Malacca (a partir de 10 myr, 1 hora). Malacca é uma cidade interessante e Patrimônio da UNESCO, e vale a pena passar pelo menos 1 dia lá.

Ônibus de Kuala Lumpur a Johor Bahru
Ônibus de Kuala Lumpur a Johor Bahru
  • Desde Malacca

Do terminal de Malacca há ônibus direto para Johor Bahru a partir de 15 myrs. A viagem leva pouco mais de 2 horas.

O terminal de Malacca está a cerca de 5 quilômetros do centro histórico. Se quiser dar uma passeada pela cidade, pode pegar o ônibus número 17 que faz a linha Terminal/Centro (a passagem custa 2 myr).

A partir do terminal de Johor Bahru há ônibus partindo de 15 em 15 minutos para Singapura. São ônibus de linha e a passagem é paga diretamente ao condutor (é preciso pagar com a quantia exata, pois não dão troco). Há dois: os da SBS (2,50 myr) e os da CauseWay (3,50 myr). Nossa recomendação é pegar os que vão para o terminal “Queen St”, pois este é pertinho do centro. No caso da SBS, os ônibus que vão para este terminal são os da linha 170.

Ônibus da SBS para Singapura
Ônibus da SBS para Singapura

Guarde o ticket da passagem, pois vai precisar dele mais para frente.

Imigração da Malásia

O ônibus te deixará na imigração da Malásia, e todos devem descer com todas as bagagens. Aí é só seguir o fluxo. Como você está saindo do país, provavelmente não irão te perguntar nada.

Depois de carimbar a saída, é só seguir até o local onde estão os ônibus que partem para Singapura. A fila provavelmente será bem grande, mas não se preocupe, pois anda rápido. Como a próxima parada de qualquer ônibus será na imigração da Singapura, você pode pegar qualquer um (desde que seja da mesma empresa), sem se preocupar com o número da linha. Não é preciso pagar a passagem novamente, apenas apresentar o ticket.

Imigração da Singapura

A imigração da Singapura também é tranquila, embora um pouco mais demorada. É preciso preencher uma ficha antes de entrar no país (não esqueça de pegar esta ficha antes de ir para a fila de imigração, senão terá que voltar para o final da fila).

Na entrada, o oficial apenas pediu para confirmarmos nossa data de nascimento. Não precisamos apresentar reserva de hotel nem passagem de saída. Porém, se você pretende chegar sem ter reserva em hotel, recomendamos pelo menos ter o nome e o endereço de um qualquer para colocar na ficha de imigração.

Dali, passamos as malas em um raio X (é proibido entrar com comida no país, mas estávamos com alguns pães, geleia, óleo de cozinha e um alho e passamos numa boa) e então finalmente estávamos em Singapura.

Ficha imigração Singapura
Note que entrar com drogas na Singapura é uma péssima ideia

Agora basta seguir para pegar o seu ônibus até o centro. Também tem a opção de pegar o metrô aqui, mas vai sair um pouco mais caro (afinal, o ônibus já está pago).

As paradas dos ônibus, no lado da Singapura, são mais bagunçadas. Em teoria há uma fila para cada linha de ônibus, mas no fim das contas todas acabam indo para o mesmo lugar e o pessoal sobe no que quiser. Aqui é preciso pegar o ônibus correto (o Queen St, caso queira ir para o centro).

Como pegamos bastante fila, levamos quase 2 horas desde o terminal de Johor Bahru até o centro de Singapura.

Fila para pegar o ônibus na imigração

De Singapura à Malásia

Para voltar, é só fazer o mesmo caminho ao contrário. A única curiosidade aqui é que os ônibus custam o mesmo valor para voltar (2,50 ou 3,50), porém em dólar de Singapura (ou seja, quase 3 vezes mais caro quando convertido a reais). Também é preciso pagar a quantia exata ou usar o cartão de transporte de Singapura, caso você tenha feito um.

 

É isso, pessoal! Não deixem de ler nosso post ensinando a curtir o máximo de Singapura sem gastar muito:

Não deixem de acompanhar nossas redes sociais para receber as melhores dicas:

Um comentário sobre “Como ir da Malásia a Singapura de ônibus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *