City Tour em Puebla – uma maneira rápida e divertida de conhecer a cidade

Vai visitar Puebla e quer conhecer todos os cantos da cidade? Então embarque em um city tour: assim verá o melhor dessa joia colonial de forma panorâmica. Aqui contamos como foi nossa experiência!

Câmbio oficial (out/2017)
1 real = 5,90 pesos mexicanos
1 dólar = 19,20 pesos mexicanos

Vista panorâmica de Puebla
Vista panorâmica de Puebla

Puebla possui um centro histórico pequeno e razoavelmente fácil de ser percorrido a pé. Porém, se você quer conhecer bem a cidade, saiba que seus bairros mais bonitos e mais antigos estão um pouco afastados. Neste caso, percorrê-la da parte de cima de um ônibus conversível é a melhor opção: além de visitar cada canto de interesse, ainda vai recebendo uma aula de história pelo caminho.

Quanto custa?

Nós fizemos com a Turisticos Poblanos (www.turisticospoblanos.com). O tour custa 80 pesos (algo como 16 reais), dura quase 1h30min e sai de 30 em 30 minutos da praça principal do centro. Fazem este mesmo tour inclusive pela noite. Recomendado!

Este tour que fizemos foi o “Puebla e seus Bairros Antigos”. A empresa também oferece outros tours pela cidade e região.

City Tour em Puebla
Ônibus do City Tour

O passeio

Nós começamos nosso passeio às 13 horas, na praça principal de Puebla (que eles chamam de Zócalo). Ali aprendemos um pouco sobre a história dos prédios governamentais da região.

Logo saímos do centro e entramos no bairro de Analco, um dos mais antigos da cidade. Fundado ao redor dos anos 1530, este bairro inicialmente serviu de lar aos indígenas tlaxcaltecas. Atualmente conta com belas casas coloniais, ruas de pedra e, nos domingos, sua praça se enche de barraquinhas de comida e artesanatos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Depois passamos pelo bairro dos Remédios, que conta com uma igreja do mesmo nome. Essa igreja tem uma história interessante: foi aqui que, durante a guerra com a França, o general Ignacio Zaragoza se concentrou para planejar a batalha de 5 de maio de 1862 (batalha esta em que as tropas mexicanas sairiam vencedoras, impedindo a invasão francesa no país).

Igreja de Remédios, Puebla, México
A igreja de Remédios, que teve um papel importante na vitória do México contra a França

Na época da batalha, esta era a capela de um forte (que atualmente não existe mais). Este forte teve mais importância na vitória do México do que os fortes de Loreto e Guadalupe (que comentaremos mais adiante).

Dentro desta igreja há uma estátua de Cristo com o rosto parcialmente destruído: foi atrás desta estátua que Zaragoza se protegeu durante a batalha. A destruição do rosto da estátua foi causada por uma bala do exército francês.

Seguindo nosso recorrido, passamos por outras ruas coloniais e vimos a Fuente de los Niños, uma fonte que foi construída em homenagem a duas crianças que saíram para ir à escola e acabaram desaparecendo no caminho. Diz a lenda que o espírito destas crianças se incorporou nas estátuas da fonte, e que pela noite é possível escutá-las brincando pelas ruas do bairro.

Fuente de los Niños, Puebla
A “fuente de los niños”, dedicada a duas crianças desaparecidas

E, depois de subirmos um pequeno cerro, chegamos ao Forte de Loreto, que abriga um museu sobre a guerra. Nós não chegamos a visitá-lo (há outras opções de tour que permitem a visita), mas o apreciamos por fora. Ali descemos por 15 minutos para apreciar a vista panorâmica da cidade (e tirar uma foto no famoso letreiro de Puebla).

De Loreto seguimos ao Forte de Guadalupe, outro importante forte na batalha contra os franceses.

Este slideshow necessita de JavaScript.

No caminho de descida, fique atento aos muros das casas: é possível ver bonitos grafites por ali. Estes são os famosos Murales de Puebla.

Ainda passamos na frente de mais algumas igrejas e casarões antigos, até chegarmos novamente à praça central.

Deu para conhecer bastante sobre Puebla e sua história, e entender por que ela foi declarada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO!

Este slideshow necessita de JavaScript.

É isso, pessoal! Curtiram o passeio?

Para mais dicas bacanas e acompanhar nossa viagem pelo mundo, curtam nossa página no face:
www.facebook.com/mundosemfimoficial

Um comentário sobre “City Tour em Puebla – uma maneira rápida e divertida de conhecer a cidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *