Cenote de Yal Ku – o aquário natural da Riviera Maia

Está visitando Tulum, Playa del Carmen ou Cancun? Não deixe de nadar nas águas cristalinas de Yal Ku, o aquário natural da Riviera Maia!

Câmbio oficial (ago/2017)
1 real = 5,73 pesos mexicanos
1 dólar = 17,85 pesos mexicanos

Nadando no cenote de Yal Ku
Nadando no cenote de Yal Ku

Localizado em Akumal (o paraíso para nadar com tartarugas), o cenote Yal Ku é um ótimo lugar para nadar com uma grande variedade de peixes – e, se der sorte, algumas arraias ou tartarugas.

Em Yal Ku a água doce brota do fundo da terra e forma um pequeno rio de água bem cristalina que vai desembocar no oceano. Por causa desta mistura, este rio abriga uma grande quantidade de peixes comuns tanto em águas doces quanto em águas salgadas.

Além disso, é possível apreciar belos manguezais, diversas espécies de pássaros nativos e várias iguanas.

Veio ver as tartarugas de Akumal? Não deixe de dar uma esticada até aqui!

Como chegar

O cenote Yal Ku está a cerca de 3 quilômetros ao norte de Akumal. Uma van de Playa del Carmen ou de Tulum até Akumal custa 40 pesos mexicanos, e a viagem dura pouco mais de meia-hora.

Desde onde a van te deixa, você pode caminhar uns 100 metros até o centrinho da cidade, e então pegar um táxi que te leve até a lagoa.

Se não quiser gastar, pode ir caminhando até o cenote (cerca de 40 minutos). Fique atento no caminho, pois a chance de cruzar com esquilos ou quatis é bem grande!

Quatis em Akumal
Quatis que vimos pelo caminho

Valor

A entrada para o rio é de 250 pesos mexicanos (ou 14 dólares) para adultos. Crianças pagam 180 pesos (ou 10 dólares).

Se tiver seu próprio snorkel, este será seu único gasto. Se não, alguns gastos adicionais são:

  • Aluguel do kit (colete salva-vidas, máscara+snorkel e pés-de-pato): 220 pesos (ou 12 dólares). Se quiser alugar só 1 dos itens, custa 5 dólares cada um;
  • Guia (opcional): 550 pesos (30 dólares) para até duas pessoas. Não precisa.

Há duas entradas para o rio, e ambas se chamam Yal Ku. Recomendamos ir na que a placa diz: “Yal Ku – Akumal Lagoon & Snorkel“, pois sai ao lado de onde nasce o cenote, e é onde há mais peixes.

Yal Ku
Entrada do que está no começo do rio

Em Playa del Carmen e Cancun há operadores de turismo que vendem o tour para cá, mas o valor é absurdamente caro. Espere pagar algo em torno de 90 dólares (Playa) ou 120 dólares (Cancun). Melhor ir por conta própria.

O passeio

Nós fizemos o passeio sem guia mesmo, e com o nosso próprio equipamento de snorkel. Como a Michele não sabe nadar, ela levou uma boia “macarrão” e conseguiu se virar numa boa.

Desde a entrada você verá uma grande variedade de peixes coloridos. Você pode nadar o rio inteiro, até chegar ao mar. Só precisa voltar pelo mesmo lugar, pois as saídas são todas propriedades privadas.

Este rio é bem fácil de nadar por conta própria, e um guia é dispensável. Em todo o caso, se a grana tiver sobrando, vale a pena contratar um.

Nós fizemos o passeio em pouco mais de 1 hora, pois ainda queríamos voltar e ver as tartarugas na praia, mas você pode ficar o tempo que quiser (das 9h às 17h).

Na região próxima ao oceano, se tiver sorte, é possível ver tartarugas e arraias. Também há uma praia reservada onde você pode parar para relaxar um pouco.

Nado com tartarugas em Akumal

Se veio até Yal Ku, não deixe de nadar com as tartarugas na praia pública de Akumal. Aqui damos todas as dicas:

Tartaruga em Akumal
Tartaruga em Akumal

É isso pessoal! Curtiram a dica?

Para acompanhar nossa viagem de volta ao mundo, curtam nossa página no face:
www.facebook.com/mundosemfimoficial

3 comentários sobre “Cenote de Yal Ku – o aquário natural da Riviera Maia

    1. Conseguimos visitar 4 cenotes já! Lindos!!
      Já estamos ficando com medo da África… rs
      Tomara que os próximos países daí sejam mais econômicos!

      Beijão!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *