Carnaval de Barranquilla – conheça a maior festa da Colômbia!

Patrimônio imaterial da UNESCO, maior festa do país e segundo maior carnaval do mundo – com essa festa, nossos vizinhos provam que também são excelentes carnavaleiros. Venha conhecer como é!

Câmbio oficial (fev/2017)
1 real = 930 pesos colombianos
1 dólar = 2900 pesos colombianos

Carnaval de Barranquilla
Crianças colombianas curtindo o carnaval de Barranquilla

História

Com mais de 1 século de história, o carnaval de Barranquilla começou quando a cidade ainda muito pequena. Hoje Barranquilla já tem mais de 2 milhões de habitantes, e seu carnaval cresceu proporcionalmente, sendo atualmente considerado o segundo maior do mundo (depois do brasileiro, que é considerado como uma grande festa só).

Com origens europeias e um forte tempero africano, misturados a um povo extremamente alegre e simpático, a festa colombiana é muito parecida com a do Brasil, com fantasias coloridas, carros alegóricos e muita cerveja.

Carnaval de Barranquilla
Apesar das pequenas diferenças culturais, o carnaval colombiano tem muitas semelhanças com o brasileiro.

Um fato interessante que lemos é que, originalmente, este carnaval seria celebrado em Cartagena, mas na época os moradores da cidade foram contra. Imagine como devem se arrepender…

Em 2003, o Carnaval de Barranquilla ganhou o título de Patrimônio Cultural Imaterial pela UNESCO. Se estiver pela Colômbia nesta época, seria um crime perdê-lo!

Quando acontece?

O carnaval de Barranquilla acontece na mesma data que o carnaval brasileiro, iniciando em um sábado e terminando na terça-feira.

Para ver a data certa e a programação completa de cada ano, confira este site:
www.carnavaldebarranquilla.org

Carnaval de Barranquilla
Até o Mucuvinha pode sambar em um carro alegórico!

Quanto custa?

Assim como no Brasil, o carnaval de Barranquilla possui muita festa gratuita na rua. Se quiser um lugar na arquibancada para ver o desfile e entradas a todos os eventos, é possível comprar um passe para os 3 dias por valores a partir de 200 mil pesos.

O bom é que beber e comer na rua é barato. Mesmo no meio do fervo, é possível comprar uma lata de cerveja por 2500 pesos. Este também é o valor de um x-salada por lá.

Carnaval de Barranquilla
As festas tomam várias ruas de Barranquilla!

Hospedagem

Conseguir hospedagem em Barranquilla para os dias do carnaval não é uma missão fácil. O ideal é reservar com bastante antecedência para poder aproveitar a festa.

Outra opção é se hospedar em Cartagena ou Santa Marta e fazer um bate-volta (foi o que nós fizemos).

Chegando na hora, conseguimos encontrar alguns motéis bem fuleiros para passar a noite – 30 mil, das 23 às 8h, ou 60 mil pela diária completa. Ficam localizados ao lado do Estádio Roberto Meléndez (precisaria pegar um ônibus ou um táxi para ir e voltar da festa).

Nos arredores da festa também há motéis, embora conseguir por lá seja bem mais difícil.

Carnaval de Barranquilla
No meio da festa, crianças brincam com espumas.

Chegando e saindo

De Barranquilla há ônibus todo o tempo de/para Cartagena e Santa Marta. As passagens ficam na faixa de 15 mil saindo do terminal.

Uma dica é pegar o ônibus na estrada, no cruzamento da Rodovia 90 com a Calle 45. Ali é possível conseguir as passagens por 10 mil.

Para quem vem de Cartagena, a dica para economizar é pegar os ônibus que saem do posto de gasolina que está em frente ao terminal.

A viagem entre Cartagena e Barranquilla demora 2h; entre Barranquilla e Santa Marta, pouco mais de 1h.

Onde acontece?

Ainda que aconteçam festas espalhadas por vários bairros de Barranquilla, o fervo mesmo se concentra no Barrio Abajo, nos arredores do cruzamento da Calle 45 com a Carrera 46.

Os desfiles costumam vir pela Via 40 e terminar na Calle 45.

Carnaval de Barranquilla
Melhor local para curtir a festa.

Nosso passeio pelo carnaval

Como estávamos em Cartagena, decidimos fazer um bate-volta até Barranquilla no sábado, dia que nos disseram ser o desfile mais bonito da festa.

Saímos de Cartagena pouco antes das 11h, em um ônibus que partia do lado de fora do terminal (mais econômico). A passagem era 12 mil. Paguei com uma nota de 50 mil e o cobrador me devolveu 20 de troco. Reclamamos e ele inventou uma desculpa para ter cobrado 15. Reclamamos mais ainda, e os outros passageiros do ônibus se puseram do nosso lado. Meio sem graça, ele acabou devolvendo o troco certo. Fique esperto, pois o pessoal aqui gosta de explorar os estrangeiros.

Em Barranquilla, peça para descer no cruzamento com a Calle 45 (quase todo mundo desce aí). Atravesse a estrada para o outro lado e logo verá ônibus descendo a 45 com placas escritas “Batalla de las Flores”. São estes que você deve pegar. Aí perto, no Parque del Estádio Metropolitano, está a estátua da Shakira. Pode dar um pulo lá para tirar uma foto.

Estátua da Shakira em Barranquilla
Estátua em homenagem à Shakira

O ônibus para a festa custava 2 mil por pessoa. Um colombiano que conhecemos nos disse para pedir para fazerem a 3 mil para os dois. Fizemos o teste e deu certo.

Não é difícil saber onde descer: logo o ônibus se meteu em uma rua cheia de pessoas fantasiadas, e foi ali mesmo que ficamos. Caminhamos mais um pouco e chegamos ao fim da avenida dos desfiles. Conseguimos tirar boas fotos do pessoal fantasiado.

Fomos um pouco mais para a frente e conseguimos ver um pouco dos desfiles com os carros alegóricos de graça, ainda que ficássemos um pouco longe. Se quiser vê-los bem, o ideal é chegar bem cedo para conseguir lugar ou pagar pela arquibancada.

Carnaval em Barranquilla
No fim da avenida tínhamos uma vista privilegiada do desfile

Nas ruas, muita gente fantasiada festejando e bebendo. Em comparação com as cidades grandes do Brasil, o carnaval de Barranquilla é pequeno, mas não deixa de ser muito divertido. À medida que os desfiles iam acabando, mais pessoas iam se amontoando nas ruas, e a festa ia ficando cada vez maior.

Às 17h começou o famoso “Baila la Calle”, uma grande festa nas ruas que vai até de noite. Possuía algumas barraquinhas de comida e bebidas, o que nos fez lembrar um pouco as festas juninas.

Assim que começou a escurecer, saímos caminhando em busca de um hotel (já não temos mais pique para virar a noite), mas não encontramos nada. Acabamos pegando um ônibus até a estrada, e de lá outro para Cartagena (este nos cobrou 10 mil por pessoa).

Apesar de ser uma passada rápida, valeu a pena!

Nas ruas, muita festa!
Carnaval em Barranquilla
Passista fazendo pose para a foto
Carnaval em Barranquilla
Assim como as brasileiras, as colombianas também tem corpão!

É isso pessoal! Curtiram a dica? Já tiveram a oportunidade de vivenciar esta festa?

Para mais dicas sobre viagens e acompanhar a nossa volta ao mundo, curtam nossa página no face:
www.facebook.com/mundosemfimoficial

4 comentários sobre “Carnaval de Barranquilla – conheça a maior festa da Colômbia!

    1. É sim, pelo menos é o que eles dizem! hahahah
      Mas deve ser mesmo. O engraçado que achamos é que o país comemora o carnaval somente nessa cidade (talvez por isso que fique tão grande).
      Se estiverem por aqui por fevereiro, não podem perder hein!? 😀
      Bjoss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *