Buddha Park – o parque assustador de Vientiane (Laos)

Xieng Khuan, mais conhecido por “Buddha Park”, é um parque com estátuas do Buda localizado próximo à cidade de Vientiane, no Laos. Com suas estátuas um tanto assustadoras, este lugar se tornou um destino turístico inusitado no país. Aqui ensinamos como visitá-lo!

Câmbio oficial (jan/2018)
1 real = 2.300 kips
1 dólar = 8.550 kips
1 euro = 9.745 kips

Buddha Park, Laos
Vista panorâmica do Buddha Park. Foto tirada de cima da abóbora gigante.

Este parque (que, na tradução literal, significa algo como “Cidade Espiritual”) foi construído em 1958 por Luang Pu Bunleua Sulila, um shaman e líder religioso bastante venerado no Laos. Bunleua Sulila era influenciado pelo budismo e pelo hinduísmo, e em sua arte se vê a fusão destas duas religiões.

O parque, apesar de pequeno, conta com mais de 200 estátuas, algumas bastante inusitadas e outras até assustadoras. Dentre elas, a que mais chama atenção é uma espécie de abóbora gigante com uma árvore no topo. É possível entrar nela e ter uma visão bem bacana lá de cima. Seu interior tem três andares, sendo o de baixo o inferno, o do meio a Terra e o superior o paraíso.

Outras estátuas bem interessantes são a do Buda deitado e uma com várias faces e braços do Buda.

Um fato triste sobre o parque é que ele corre o risco de ser destruído pelas inundações do rio Mekong, que ocorrem com frequência nas temporadas de chuva.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Entrada

A entrada para estrangeiros custa 15 mil kips (R$6,60). Até algum tempo atrás era necessário estar vestido de acordo (ombros e pernas cobertos), mas parece que esta regra já não vale mais.

O parque fica aberto até às 17h.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Como chegar?

O parque está a 25 quilômetros do centro de Vientiane. Os taxistas e motoristas de tuk tuk costumam vender passeios para lá por preços bem caros.

O ideal mesmo é ir de transporte público: o ônibus para lá custa 8 mil kips (R$3,50) e sai a cada 40 minutos. Ele te deixará bem na frente do parque. O trajeto leva pouco mais de meia hora. Para voltar, é só ir do outro lado da estrada e acenar para o primeiro que passar.

O ônibus que vai para lá é o 14. Ele parte de uma esquina perto da estação Khua Din:

Buddha Park, Laos
Local de onde saem os ônibus públicos para o Buddha Park

É bem provável que, quando você chegar perto da parada de ônibus, motoristas de tuk tuk venham te falar que o ônibus não existe mais. É mentira. Eles estarão apenas tentando te iludir para que você contrate seus serviços.

É isso, pessoal!

Aqui está um vídeo mostrando como foi nossa visita ao parque e um pouco do nosso passeio por Vientiane:

Para mais dicas bacanas, não deixe de nos seguir em nossas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *