Banho de lama no vulcão El Totumo – um passeio diferente em Cartagena!

Sabemos que todos vão ao caribe em busca de praias, mas que tal fugir um pouco da rotina e dedicar um dia a um banho de lama na cratera de um vulcão? Se estiver em Cartagena, não deixe de fazer este passeio!

Referência (janeiro/2017)
1 dólar = 3,20 reais
1 real = 910 pesos colombianos

Vulcão El Totumo
Michele em frente ao Vulcão El Totumo

Com cerca de 20 metros de altura e mais de 2 mil de profundidade, o El Totumo é um vulcão de lama localizado a poucos quilômetros de Cartagena.

Para quem já passou por países como Equador ou Chile, o El Totumo mais vai parecer uma espinha na Terra do que um vulcão – mas ele tem um grande atrativo: é cheio de lama, e você pode se banhar em seu interior!

Banho de lama no El Totumo
Pessoal tomando banho de lama na cratera do vulcão

Para chegar até a cratera é fácil: basta subir uma pequena escada. Lá dentro a lama é morna, e é possível ver algumas bolhas estourando na superfície.

Segundo dizem, esta lama tem propriedades medicinais, e pode ajudar a curar cãibras, doenças como artrite ou aquelas dores que sente quem já quebrou algum osso. Opcionalmente, é possível receber uma massagem lá dentro.

Segundo a lenda local, El Totumo era um vulcão que cuspia lava e fumaça, mas seu interior foi reduzido a lama por um padre que o benzeu com água benta.

El Totumo está localizado em um vilarejo bem pobre, e o turismo no local foi uma ótima oportunidade para seus moradores receberem algum dinheiro extra.

Banho de lama no El Totumo
Nós na lama!

Como chegar ao El Totumo?

A melhor maneira de conhecer o vulcão de Totumo é através de uma excursão organizada em Cartagena. Nós fizemos o passeio com a Juan Ballena (www.juanballena.com, whatsapp: +57 311 703 2934), e podemos recomendar pelo ótimo serviço prestado. Além disso, o pessoal que atende fala português (ou melhor, portunhol), o que facilita o atendimento.

Sujos da lama do El Totumo
Sujos? Um pouco!!

Quanto custa?

O passeio somente para o vulcão fica em 22 dólares.

Se quiser incluir um almoço na praia, o valor fica em 28 dólares.

O tour completo, incluindo um passeio pelos manguezais, custa 29 dólares.

Outros gastos adicionais (opcionais) são:

  • Massagem na lama: 4 mil pesos (dura uns 5 minutos);
  • Banho no lago: 4 mil pesos (umas mulheres te ajudam a tirar a lama do corpo);
  • Fotos: 4 mil (não dá pra entrar com a câmera na lama porque o perigo de perdê-la é muito grande; pelos 4 mil alguém fica com a tua câmera e tira as fotos para você).

Estes gastos adicionais são compreensíveis – o vulcão fica em um povoado muito pobre, e é mantido por eles mesmo, sem a ajuda do governo. Estas colaborações dos turistas acabam sendo uma boa ajuda para eles.

A única recomendação (dada pelo próprio pessoal de lá mesmo) é não dar dinheiro às crianças, pois essa prática acaba as incentivando a deixar a escola.

Limpando a lama do El Totumo
Banho para tirar a lama do corpo

O tour para El Totumo

  • Parte 1 – Vulcão

A van veio nos buscar no hostel onde estávamos hospedados às 9h30min, e pegamos a estrada sentido Santa Marta, passando por belas paisagens do caribe (dica – tente pegar uma janela no lado esquerdo para ter as melhores vistas). Chegamos ao vulcão pouco depois das 10h. Ali nos disponibilizaram um armário com chave para guardarmos os pertences de valor. A câmera deixamos com um rapaz do local para que tirasse fotos de nós.

Seguimos somente com traje de banho para a fila do vulcão (passe protetor solar). A fila demorou uns 20 minutos até chegar nossa vez de entrar. Ali um rapaz te ajuda a descer e se equilibrar. Ele mesmo já te encaminha para o canto da massagem – se não quiser o serviço, avise assim que entrar na lama.

À primeira vista o vulcão não chama muito a atenção, mas ao entrar na lama já percebemos que o passeio valeu a pena. A sensação é indescritível. O vulcão não tem fundo, e você fica literalmente flutuando naquela lama toda. É possível ficar de pé, deitado de costas, sentado… a lama sempre vai te cobrir até o pescoço. A brincadeira é muito divertida.

Flutuando na lama do El Totumo
Flutuando na lama!

O prazo para ficar ali dentro é de 20 minutos, embora não haja uma cobrança rígida de horário. Basta ser consciente para que as outras pessoas possam desfrutar do passeio também.

Depois de brincar bastante, descemos até o lago, onde poderíamos nos banhar. Ali umas senhoras te ajudam a tirar a lama por 4 mil. Embora a ajuda não seja indispensável, resolvemos aceitar para ajudar a comunidade. Ainda curtimos um pouco o lago antes de ir embora.

  • Parte 2 – almoço

A segunda parte do tour, opcional, é um almoço na praia Manzanillo del Mar. Ali comemos um delicioso peixe com salada e arroz de coco (uma comida típica do caribe colombiano). Tivemos mais um tempinho para aproveitar a praia, mas acabamos nos entretendo na conversa com uns outros brasileiros que estavam no nosso grupo e acabamos nem mergulhando.

  • Parte 3 – Manguezais

Este veio de brinde na última hora – a nossa guia disse que havia dois lugares na canoa para o passeio pelos manguezais, e nos convidou para ir junto e ajudar a divulgar o passeio. Obviamente aceitamos.

Às 3 horas, depois que parte do grupo voltou para Cartagena, nós caminhamos uns 5 minutos até um pequeno cais, onde pegamos uma canoa. Com ela, percorremos várias galerias no meio do mangue, vendo diversas espécies de pássaros e outros pequenos animais no caminho. Também passamos por algumas pequenas comunidades da região.

O passeio todo com a canoa percorre 6km, dura cerca de 1h e vale a pena, principalmente para conhecer o estilo de vida do pessoal que mora por ali.

No final do recorrido, nossa van já nos esperava para nos levar a Cartagena. Nos deixaram em frente ao nosso hotel, por volta das 17h.

Navegando pelas galerias do Manguezal
Percorrendo o manguezal

O que levar?

  • Protetor solar
  • Traje de banho
  • Chapéu (se for fazer o tour dos manguezais)
  • Chinelos
  • Repelente (se for fazer o tour dos manguezais)
  • Câmera fotográfica e dinheiro (se quiser contratar os serviços opcionais)
Pescador percorrendo um dos rios do manguezal.

É isso pessoal! Curtiram a dica? Não percam de conhecer o vulcão se estiverem por Cartagena!

Para acompanhar nossa viagem de volta ao mundo, curtam nossa página no face:
www.facebook.com/mundosemfimoficial

2 comentários sobre “Banho de lama no vulcão El Totumo – um passeio diferente em Cartagena!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *