Antígua Guatemala – conheça uma das cidades mais bonitas da América Latina

Com uma arquitetura colonial impecável e rodeada por vulcões, este Patrimônio da UNESCO é uma das cidades mais bonitas que já visitamos até hoje. Se estiver pela Guatemala, sua visita é obrigatória!

Câmbio oficial (jun/2017)
1 quetzal = 0,45 reais
1 dólar = 7,35 quetzales

Antígua Guatemala
Belas ruas coloniais de Antígua Guatemala

Muy Noble y Muy Leal Ciudad de Santiago de los Caballeros de Guatemala – este é o nome oficial desta cidade, popularmente conhecida apenas como Antígua.

Fundada em 1543, Antígua preserva muito de seus quase 500 anos de história, seja por seus prédios coloniais impecavelmente restaurados, pelas ruínas de suas igrejas derrubadas por terremotos ou pela forte cultura indígena presente na região.

Desde sua fundação, Antígua assumiu o papel de capital da Capitania Geral da Guatemala, território onde atualmente estão Belize, parte do México, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica e, é claro, Guatemala. E permaneceu nesta função até 1776, quando foi arruinada pela terceira vez no mesmo século por um terremoto. Nesta ocasião, a capital foi transladada para a Cidade da Guatemala, que mantém esta posição até hoje.

Catedral da Antígua Guatemala
Praça central e a catedral de Antígua

Além da riqueza histórica e da beleza colonial, Antígua é rodeada por belos vulcões, alguns deles bastante ativos. Com todas essas características, esta cidade é merecedora do título de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, conquistado desde 1979.

Como chegar?

Antígua está a apenas 45 quilômetros da Cidade da Guatemala. Há ônibus todo o tempo entre as duas cidades, e a passagem custa 10 quetzales. A viagem dura pouco mais de 1 hora.

O terminal de Antígua está a menos de 10 minutos de caminhada do centro da cidade.

Antígua Guatemala
Antígua é bela de dia e de noite.

Hospedagem

Os hotéis em Antígua são um pouco mais caros do que no restante do país, mas em compensação o serviço é superior. Ficamos em um econômico e em um de luxo, ambos muito bons e bem localizados:

  • Feathers Hotel & Lounge (www.facebook.com/feathershotelandlounge): ótima opção para quem busca um lugar confortável e não quer gastar muito. Possui quartos de casal, de família e dormitórios compartilhados. Muito bem localizado e com um ótimo atendimento. O quarto de casal, com TV e banheiro privado, custa 300 quetzales (possível conseguir promoções fora de temporada), e a cama em dormitório sai por 100 quetzales. Inclui café-da-manhã.
  • Hotel Las Farolas (www.hotelasfarolas.com): Um dos hotéis mais luxuosos de Antígua. Se você viaja com um orçamento maior e busca algo mais sofisticado, esta é a melhor opção. Um quarto de casal aqui fica na faixa de 100 dólares, podendo variar para menos ou para mais dependendo da temporada. Também possui um excelente restaurante.

Clima

Antígua está a uma altitude de aproximadamente 1600 msnm, o que a deixa com uma temperatura mais fresca e gostosa. Possivelmente você precise usar um casaco leve durante o dia.

Importante ficar em um hotel com chuveiro quente.

A época que visitamos (junho) é temporada de chuvas. Não conseguimos visitar os vulcões por conta disso, mas não nos impediu de conhecer a cidade.

Antígua Guatemala
A chuva dificulta a visita, mas rende belas fotos

Segurança

Antígua é uma cidade muito segura, tanto pelo dia quanto pela noite. Pode caminhar tranquilo, mesmo com sua câmera pendurada no pescoço.

Artesanatos

A forte influência indígena na cidade a torna um lugar ideal para a compra de artesanatos muito bonitos. Procure dar uma chorada nos preços antes de comprar.

Bons lugares para a compra de artesanatos são o mercado (perto do terminal de ônibus) e uma galeria que está quase embaixo do Arco de Santa Catalina.

Mercado de Artesanatos em Antígua
Mercado de Artesanatos em Antígua

Onde comer?

A cidade é repleta de restaurantes, lanchonetes e bares. Se quiser comer algo mais econômico, vá ao mercado: um almoço lá sai por 15 quetzales, geralmente incluindo um suco.

Se quer algo mais turístico, nos arredores da praça central há restaurantes para todos os gostos e bolsos. Também há várias redes de fast food com preços semelhantes aos praticados no Brasil.

Restaurante típico do Mercado de Antígua
Restaurante típico do Mercado de Antígua

Dinheiro

Os principais bancos estão em volta da praça central. Eles trocam dólares e euros (alguns abrem domingo inclusive) e possuem caixas eletrônicos para saques internacionais.

Tirando as lojas do mercado, praticamente todos os estabelecimentos aceitam cartão de crédito.

O que fazer?

Antígua é uma cidade pequena, fácil de se conhecer em uma tarde de caminhada. Como tudo é bem conservado, praticamente todas as ruas são bonitas. Consiga um mapa no seu hotel ou no centro de informações turísticas (a duas quadras da praça central, na rua da casa dos arcos) e caminhe tranquilamente apreciando a beleza de cada edificação.

Aqui alguns lugares que merecem destaque:

  • Palácio de los Capitanes: Localizado em frente à praça central, é fácil de ser reconhecido por sua fachada com arcos. Aqui foi a sede do governo de toda a América Central até o ano de 1773.

    Palácio de los Capitanes, Antígua Guatemala
    Palácio de los Capitanes
  • Arco de Santa Catalina: Provavelmente a construção mais icônica da cidade, este arco servia como ponte para as freiras do convento, que não podiam ser vistas cruzando a rua. Se o céu estiver limpo, você conseguirá uma foto espetacular com o arco enquadrando a montanha ao fundo da cidade.

    Arco de Santa Catalina, Antígua Guatemala
    Arco de Santa Catalina
  • Cerro de la Cruz: Localizado no norte de Antígua, este parque possui uma vista panorâmica muito bonita da cidade. Um moto-táxi para lá vai te cobrar cerca de 30 quetzales, mas é possível chegar facilmente caminhando (são uns 40 minutos desde a praça central). A subida é leve, por escada. A entrada é gratuita.

    Cerro de la Cruz, Antígua Guatemala
    Cerro de la Cruz, com a cidade ao fundo
  • Ruínas: Há diversos edifícios em ruínas por Antígua, a maioria deles derrubado por terremotos. Muitas destas ruínas podem ser visitadas (a entrada geralmente fica entre 5 e 20 quetzales).

    Ruínas em Antígua Guatemala
    Uma das inúmeras ruínas da cidade
  • Vulcão Pacaya: Provavelmente o vulcão mais turístico da Guatemala, é de longe o passeio mais procurado em Antigua. Infelizmente não pudemos ir lá por conta das fortes chuvas.
    O Pacaya é um vulcão bastante ativo. Dizem que suas pedras são tão quentes que alguns tours fornecem marshmallows para que você possa cozinhá-los lá em cima.
    Praticamente todas as agências de Antígua vendem passeios para este vulcão, por preços na faixa de 10 a 12 dólares. Também é possível ir por conta própria, pegando dois ônibus e empenhando uma caminhada de 1 hora e meia.
Lava no Vulcão Pacaya

É isso pessoal! Esperamos que tenham curtido a dica deste lugar.

Para conhecer mais lugares bacanas e acompanhar nossa viagem pelo mundo, curtam nossa página no face:
www.facebook.com/mundosemfimoficial

2 comentários sobre “Antígua Guatemala – conheça uma das cidades mais bonitas da América Latina

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *