A biblioteca futurística da China é uma farsa!

Você já deve ter se encantado com as fotos da Biblioteca de Tianjin Binhai, que viralizou tempos atrás na Internet. Nós fomos até lá e, sentimos por informar, mas é tudo uma farsa.

Biblioteca futurística da China. Note como os livros não são de verdade, apenas pinturas. Créditos: Trey Ratcliff – Portfolio – – 1 (1)” by Trey Ratcliff is licensed under CC BY-NC-SA 2.0

Produtos falsificados na China não são novidade para ninguém. As falsificações podem ir desde celulares até cidades inteiras (sim, há até uma Paris chinesa). E a grande biblioteca de Tianjin, que viralizou na Internet por seu design futurista e por supostamente conter mais de 1 milhão de livros, infelizmente não é exceção. Nós fomos até lá conferir!

Como ir

A biblioteca fica no afastado bairro de Binhai, na cidade de Tianjin, que está a cerca de 1 hora de Pequim.

Para chegar até ela, pegue o metrô linha 9 até a estação Citizen Square (em chinês: 市民广场站). A passagem, desde o centro de Tianjin, custa na faixa dos 20 yuan – algo como 12 reais. A viagem leva quase 1 hora.

Na Citizen Square, pegue a saída para o sul. A biblioteca está a 2 quilômetros de distância. Você pode ir caminhando (use o Baidu Maps com o seguinte endereço: 天津市滨海新区中央大道与大连东道交汇处西南侧, pois o Google Maps mostra a localização incorreta; ou mostre a foto da biblioteca para qualquer pessoa na rua que ela vai saber te indicar).

Outra opção é pegar um táxi. A corrida não deve passar de 10 yuan.

Entrada

A entrada na biblioteca é grátis. É proibido entrar com câmeras ou garrafas de água (há um raio X na entrada, portanto sem chances de burlar). Celulares são permitidos.

Existe um guarda-volumes do lado de fora por 2 yuan. Infelizmente só funciona para quem é chinês, pois necessita fazer o pagamento pelo celular, usando um banco da China.

A biblioteca está dentro do Binhai Cultural Center, e nele há alguns restaurantes de Fast Food caso queira comer por lá.

Visitando a biblioteca

O lugar é lindo, isso não dá para negar. O saguão principal, com design futurista, possui prateleiras que vão do chão até o teto, onde supostamente podem ser guardados mais de 1 milhão de livros.

Tudo isso é maravilhoso, mas com um pequeno detalhe: é um lugar que serve apenas para que turistas tirem fotos (o que é irônico, considerando que proíbem a entrada com câmeras). Apenas algumas poucas prateleiras possuem livros, e eles estão simplesmente largados por lá, sem estarem catalogados e nem seguindo nenhuma ordem aparente. Há livros de culinária em chinês, ao lado de livros de Shakespeare em inglês e livros de geografia em alemão. A impressão é que simplesmente pegaram quaisquer livros com capas bonitas e levaram para lá. Não sabemos se isso foi pela pressa de inaugurar a biblioteca ou se simplesmente nunca tiveram a intenção de que o lugar fosse uma biblioteca de verdade.

E, como disse, apenas algumas poucas prateleiras possuem livros. Na grande maioria delas, os “livros” não passam de fotografias. Como se não bastasse, o ambiente ruidoso torna impossível qualquer leitura.

Assim é a maioria dos “livros” desta biblioteca

Nossa visita ao local foi bastante frustrante, a começar pelo fato de não nos deixarem entrar porque tínhamos uma câmera na mochila. Como não conseguimos usar o guarda-volumes, tivemos que revezar nossa entrada: enquanto um visitava, o outro esperava do lado de fora. Além do mais, como não temos telefone celular, não conseguimos fotografar nada lá dentro. Felizmente conseguimos algumas fotos autorizadas na Internet para escrever este post.

Resumindo, o local é bonito para os fãs de arquitetura, mas vá tendo em mente que não se trata de uma biblioteca de verdade. Se você tiver tempo sobrando na China, vale a visita. Se não, melhor pular este lugar.

É isso, pessoal!

Para conhecer mais lugares bacanas pelo mundo, não deixem de nos acompanhar em nossas redes sociais:

Dicas para a sua viagem:
  • Não perca tempo! Garanta a reserva do seu hotel pelos melhores preços no Booking.com
  • Prefere alugar uma casa? Então pegue aqui seu desconto de R$130 para a primeira hospedagem no AirBnb
  • Quer ganhar um extra com suas fotos de viagem? Aprenda a vendê-las por aqui.
  • Viaje sem sair de casa com os nossos livros!

3 comentários sobre “A biblioteca futurística da China é uma farsa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *