13 Curiosidades sobre a Rússia

Já que estamos em ritmo de Copa do Mundo, aqui vão 13 curiosidades sobre a Rússia!

1. A Rússia é maior que Plutão. A área de superfície de Plutão é estimada em 16,65 milhões de km², enquanto a da Rússia chega a 17,1 milhões de km².

2. O Tetris, um dos jogos de computador mais famosos da história, foi criado por um russo chamado Alexey Pajitnov. O jogo foi lançado em 1984 no Centro de Computação da Academia Russa de Ciências, na antiga União Soviética.

Tetris, um jogo criado na Rússia

3. É possível que a Rússia só tenha se convertido ao cristianismo porque os russos não queriam parar de beber. Em 988, o príncipe Vladimir I decidiu adotar para o império russo, até então pagão, uma religião monoteísta. A tendência natural seria seguir o Islã, que tinha forte presença na região naquela época, mas Vladimir I não simpatizou com a ideia da circuncisão, de cortar a carne de porco e principalmente de abandonar o álcool, considerado por ele um “néctar dos deuses”.

4. A cerveja comum só foi considerada bebida alcoólica em 2011. Na verdade, até então qualquer bebida com menos de 10% de teor alcoólico era considerada como um simples produto alimentício como qualquer outro.

5. O nome da “Praça Vermelha”, principal cartão postal da Rússia, não tem nada a ver com sua cor ou com o comunismo. Na verdade ela foi batizada como “Praça Bonita”, mas as palavras “bonito” e “vermelho” são similares no idioma russo.

Praça Vermelha, um dos cartões postais da Rússia. Licença: By Valerii Tkachenko (Red square Moscow cityscape) [CC BY 2.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/2.0)], via Wikimedia Commons

6. “Vodka” deriva da palavra “voda”, que significa “água”. Por isso, muitos consideram que uma vodka boa tem que ser transparente e ter menos cheiro e menos sabor possível.

7. Há aproximadamente 11 milhões de mulheres a mais que homens na Rússia.

8. A Rússia possui 11 fusos horários.

9. O lago Baikal, na Rússia, é o lago mais profundo do mundo – tem 1680 metros de profundidade máxima conhecida. Ele também bate dois outros recordes: é o maior em volume de água e o mais antigo do mundo (25 milhões de anos).

Lago Baikal, o mais profundo do mundo. Licença foto: By Andrzej Barabasz (Chepry) [CC BY-SA 3.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0) or GFDL (http://www.gnu.org/copyleft/fdl.html)], from Wikimedia Commons

10. A região mais fria da Terra fica na Rússia. Trata-se da região de Oymyakon, onde já se registraram temperaturas de até -67,8°C.

11. Rússia e Japão nunca terminaram formalmente a Segunda Guerra Mundial. Isso porque, por conta da disputa de quatro ilhas do pacífico, um tratado de paz entre os dois países nunca foi firmado.

12. O Czar Pedro, o Grande, criou um imposto para barba na Rússia. Sim, qualquer homem que tivesse barba na época precisava pagar um imposto adicional. Este imposto só foi abolido em 1772 por Cararina II, a Grande.

13. É proibido ser emo na Rússia. A lei, implantada em 2008, se baseia na ideia de que a cultura emo é negativa, encoraja o comportamento anti-social e induz à depressão e ao suicídio.

2 comentários sobre “13 Curiosidades sobre a Rússia

    1. Sofrido devia ser mochilar por lá, que você nunca sabe que tamanho a barba vai ficar 😀
      Escrevam uns posts de curiosidades também!! Ultimamente são esses os posts que mais tem dado visualizações no nosso blog (pra não falar que são os únicos que o pessoal ainda olha por aqui).
      Bjoss!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *