11 Curiosidades sobre a China

Você sabia que o Aladdin é chinês? Reunimos aqui 11 curiosidades bacanas sobre a China!

1. O Aladdin é chinês. A história deste personagem, presente no clássico “As Mil e Uma Noites”, começa assim:

“Conta-se, ó rei afortunado, que viveu outrora numa cidade da China cujo nome esqueci (pois só Alá é onisciente) um alfaiate pobre que tinha um filho chamado Aladdin.”

O Aladdin é chinês!

2. A China possui apenas 1 fuso horário, apesar da dimensão enorme do país. Isso faz com que, nas cidades mais ao oeste, o sol se ponha bastante tarde nos dias de verão.

3. Se colocados em linha reta, os trilhos de trem da China dariam duas voltas ao redor da Terra.

4. Hong Kong é a cidade com mais arranha-céus do mundo, com mais de 350 exemplares. Além disso, estima-se que um arranha-céu novo seja construído a cada 5 dias na China.

Hong Kong, a cidade com mais arranha-céus do mundo

5. Os pauzinhos de comer (conhecidos no Japão como “hashi” e na China como “kuaizi”) foram inventados na China há mais de 5 mil anos. Inicialmente eram usados para cozinhar, e não para comer.

6. Se seus pais têm mais de 60 anos, você é obrigado por lei a visitá-los regularmente, e a pena para aqueles que não obedecerem pode ser multa ou até prisão. Esta proteção aos idosos é bem interessante, considerando que em muitos outros países eles são simplesmente abandonados em asilos.

7. Os biscoitos da sorte NÃO são uma tradição chinesa. Eles foram inventados em São Francisco (EUA) e, apesar de serem comuns nos restaurantes chineses ao redor do mundo, é raro vê-los na China.

Biscoito da sorte: uma tradição que não nasceu na China

8. A China já fazia uso de impressões digitais desde 700 a.C. Elas eram usadas para assinar documentos e também como evidências em cenas de crime.

9. Atribui-se à China muitas invenções, entre elas a do papel, do sorvete, do papel higiênico, da pipa, da pólvora e a do futebol (embora esta última seja reivindicada por outros países também).

10. O maior exército do mundo é o chinês, pelo menos se levar em consideração somente o número de soldados. Há mais de 2 milhões de soldados chineses prontos para uma guerra. Como referência, o Brasil tem 335 mil.

11. A escrita chinesa é, das escritas ainda usadas, a mais antiga do mundo. Alguns historiadores contestam este título, já que esta escrita foi atualizada ao longo dos anos.

É isso, pessoal! Para mais curiosidades bacanas, acompanhem nossas redes sociais:

2 comentários sobre “11 Curiosidades sobre a China

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *