10 curiosidades sobre a Venezuela

Quer saber mais sobre nossos vizinhos que poucos se aventuram a conhecer? Aqui listamos 10 curiosidades sobre a Venezuela!

1. Simón Bolívar, o libertador da Venezuela, Colômbia, Panamá, Equador e Peru (e apoiador da independência da Bolívia), nasceu em Caracas. Atualmente seus restos mortais estão em um mausoléu na capital venezuelana.

Panteón Nacional, onde estão os restos mortais de Simón Bolívar

2. O turista que visita a Venezuela está sujeito a dois tipo de câmbio: um oficial, imposto pelo governo, e um paralelo, onde o dólar chega a valer mais do que o dobro do oficial. Este câmbio paralelo surgiu porque os venezuelanos possuem grandes restrições para a compra de moeda estrangeira.

3. Em muitos aspectos, a Venezuela é, talvez, o país mais barato do mundo para fazer turismo. Encher o tanque de combustível de um caminhão custa o equivalente a poucos centavos de real. É possível se hospedar em hotéis bons por menos do que o equivalente a 2 dólares. Uma viagem de metrô em Caracas custa menos de 1 centavo de real. Um almoço simples pode sair por menos de 3 reais, enquanto um rodízio de carne num lugar luxuoso fica na faixa dos 15 reais.

4. A maior queda d’água do mundo está na Venezuela. Se chama “Salto Ángel”, e tem quase 1 quilômetro de altura. Ela serviu de inspiração para o filme “Up! Altas Aventuras”.
Se quiser visitá-la, um tour para lá dura 3 dias e custa na faixa de 200 dólares, incluindo translado em avião, hospedagens e comida.

Salto Angel, Venezuela
Salto Angel, a maior cachoeira do mundo.

5. Já faz alguns anos que Caracas é considerada a cidade mais violenta do mundo. Para ver o ranking das 50 mais, clique aqui. (Infelizmente o Brasil é o país que mais possui representantes neste ranking).

6. O dinheiro venezuelano é extremamente desvalorizado. Enquanto escrevemos este post, 1 dólar está valendo 38 mil bolívares no câmbio paralelo. A maior nota do país é de 20 mil bolívares (pouco mais que 50 centavos de dólar). Por isso, não é incomum ver pessoas levando um saco de dinheiro para fazer suas compras no supermercado.

Mucuvinha com o equivalente a 60 dólares em bolívares.

7. O teleférico mais alto do mundo está na cidade de Mérida, na Venezuela. Ele chega a atingir 4765 metros sobre o nível do mar. Um turista estrangeiro que queira visitá-lo precisará desembolsar 50 dólares pelo passeio (pois é, nem tudo é barato por lá).

8. A sorveteria com mais sabores do mundo também fica em Mérida. Ela se chama “Heladeria Coromoto”, e entre os inúmeros sabores se destacam sorvetes de arroz, feijão, cerveja, tequila, etc.

9. O local onde mais caem raios no mundo fica na Venezuela, sobre o lago Maracaibo. Este fenômeno se chama “relâmpagos de Catatumbo”. Durante a temporada de chuvas, chegam a cair mais de 100 raios por hora. Se quiser saber mais, veja como foi nossa visita por lá aqui.

Fenômeno de Catatumbo sobre o lago Maracaibo

10. Papel higiênico a 50 dólares? Pacote de açúcar por 100 reais? É lenda. Estes produtos, ainda que difíceis de encontrar em alguns lugares, possuem preços similares aos do Brasil (o que é caro para o padrão de grande parte dos venezuelanos).

  • Se quiser saber mais sobre o país, não deixe de ler o resumo do nosso mochilão por lá aqui.

É isso pessoal! Para mais curiosidades bacanas, não deixe de acompanhar nossa viagem de volta ao mundo:
www.facebook.com/mundosemfimoficial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *