10 curiosidades sobre o México

Gosta de saber curiosidades sobre cada lugar? Aqui listamos algumas do México!

1. Segundo a lenda, os astecas eram uma tribo nômade, e estavam procurando um sinal que lhes indicasse onde deveriam construir a sua capital. Este sinal veio através de uma águia comendo uma serpente, em meio a um lago na região onde atualmente é a Cidade do México. Ali eles fundaram sua capital, Tenochtitlan. Atualmente, a águia e a serpente fazem parte da bandeira do México.

Ruínas astecas na Cidade do México
Ruínas astecas na Cidade do México

2. Por ter sido construída sobre um lago, o solo da atual Cidade do México não é firme, e estima-se que a capital esteja afundando cerca de 20 centímetros por ano. Ao caminhar pelo centro é possível notar como seus prédios mais antigos estão tortos.

3. A TV em cores e a pílula anticoncepcional foram inventadas no México.

4. Estudos indicam que o meteoro que acabou com os dinossauros caiu perto da costa do México. Este meteoro teria trazido parte do fundo do mar para a superfície, formando a Península de Yucatán, onde estão destinos turísticos como Cancún e Playa del Carmen.

5. Muitos fãs do seriado Chaves vão para o México e voltam decepcionados, já que não há um museu sequer dedicado ao icônico personagem. Os poucos lugares que os turistas podem visitar são: o cemitério onde está o Seu Madruga e a Bruxa do 71, o túmulo de Bolaños, o hotel de Acapulco e a cidadezinha de Tangamandápio.

Mucuvinha no letreiro de Acapulco
Acapulco, destino que ficou conhecido entre brasileiros pelo seriado Chaves

6. O México tem cervejas excelentes e muito baratas, mas é preciso ficar atento, pois é ilegal consumir bebidas alcoólicas na rua. Muitos turistas acabam tendo problemas com a polícia por conta disso.

7. A raça de cachorro Chihuahua é mexicana. Outra raça mexicana bastante curiosa é o Xoloitzcuintle, um cão sem pelos.

8. Os mexicanos pronunciam o nome de seu país como “mérrico“. Apesar disso, segundo nos contou um senhor de origem maia, a pronúncia correta, na língua asteca, é “méchico” mesmo, igual nós falamos. O problema é que os espanhóis não conseguiam pronunciar o som do “ch”, e passaram a chamá-lo com um som igual ao nosso “rr”.

9. A Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, a padroeira da América Latina, está localizada no México, e é considerado o segundo maior destino de peregrinação católica do mundo, atrás somente da Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Mucuvinha na grande praça da Basílica de Guadalupe
Mucuvinha na grande praça da Basílica de Guadalupe

10. O México foi o país que introduziu o chocolate no mundo todo. Ainda hoje, quem visita o país pode saborear um chocolate artesanal feito com o mesmo processo usado pelas civilizações pré-hispânicas.

 

É isso, pessoal! Para mais curiosidades bacanas sobre o mundo, curta nossa página no face:
www.facebook.com/mundosemfimoficial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *