10 curiosidades sobre a Nicarágua

A Nicarágua foi um dos nossos países preferidos da América Central. Pouco conhecido até algumas décadas atrás, hoje é um dos principais destinos turísticos daqueles que se aventuram por este continente.

Aqui listamos algumas curiosidades de lá!

Bandeira da Nicarágua

1. A Nicarágua está com planos de construir um canal ligando o oceano Atlântico ao Pacífico, com o apoio da China e da Rússia. Seria um concorrente direto ao Canal do Panamá. Estas obras estão enfrentando forte resistência dos camponeses.

2. O beisebol é o esporte mais popular do país.

3. Há vários indícios que o jogo de video-game “Contra” tenha sido inspirado na Nicarágua. Durante a revolução socialista no país, os EUA apoiaram grupos de direita chamados “contra”.

Jogo de video-game “Contra”, lançado no fim dos anos 80

4. Muitas ruas da capital (Manágua) não possuem nomes, o que torna o trabalho de carteiros e taxistas um inferno. Os endereços são dados como “a partir da praça X, 3 quadras ao norte e duas ao leste, 3a. casa”.

5. A capital Manágua foi completamente destruída por um terremoto em 1972. Hoje, vendo seus bonitos edifícios e ruas modernas, pode ser difícil acreditar, mas ainda é possível sentir um ar de “cidade fantasma” ao se caminhar por suas ruas quase desertas.

Antiga catedral de Manágua, condenada pelo terremoto de 72.
Antiga catedral de Manágua, condenada pelo terremoto de 72.

6. A Nicarágua é o maior país e o mais pobre da América Central.

7. A Nicarágua é apelidada de “terra de lagos e vulcões”, devido a grande quantidade destas formações no país. Os cinco vulcões principais são representados em sua bandeira.

8. Não se sabe a origem do nome “Nicarágua”, já que os registros indígenas se perderam. Segundo as crônicas dos conquistadores espanhóis, o nome veio da expressão indígena “nic atl nahuac”, que significa “aqui junto a água”. Outros estudiosos sugerem que veio da expressão “nican nahuan”, que quer dizer “aqui estão os nahuan” (um dos povos que habitavam a região).

9. O grande herói nacional é Augusto Sandino, quem liderou a resistência nicaraguense contra a ocupação dos exércitos dos Estados Unidos. Foi assassinado em 1934 por ordens do então ditador Anastacio Somoza.

Estátua de Sandino, herói nacional da Nicarágua
Estátua de Sandino, herói nacional da Nicarágua

10. Muitos afirmam que o lago Cocibolca é lar da única espécie de tubarões de água doce do mundo, embora estudos recentes indiquem que estes tubarões pertencem ao grupo dos “tubarões-touro”, espécie comum no Caribe.

 

Quer saber mais sobre o país? Leia nosso post completo aqui.

Leia também:

 

E, para mais dicas bacanas e acompanhar nossa viagem de volta ao mundo, curta nossa página no face:
www.facebook.com/mundosemfimoficial

4 comentários sobre “10 curiosidades sobre a Nicarágua

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *